quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A "CARAS" PARA BATER

Só costumo ler a "Caras" quando vou cortar o cabelo, mas comprei o número 1.000 da revista por uma singela razão: o calhamaço de mil páginas traz a 1a. edição na íntegra, incluindo os anúncios. Queria conferir o que mudou e o que não mudou desde outubro de 1993. Comecemos por este último quesito. A direção de arte, chupada da espanhola "Hola", permanece praticamente a mesma. Muitos dos modelitos apresentados poderiam ser usados hoje, provando mais uma vez que a moda parou de evoluir em 1978. Várias seções já estavam lá desde o começo, como as receitas ou a página de etimologia. Mas claro que há inúmeras diferenças, porque o tempo não para... Os astros da capa, Lily e Roberto Marinho, já não estão mais entre nós. Luiza Brunet aparece, aham, uns vinte anos mais nova. Mas o mais chocante foi encontrar uma longa matéria sobre Tom Jobim (que morreria menos de um ano depois), com muito texto e poucas fotos em P&B. Naquela época a "Caras" foi criticadíssima por ser uma revista sobre o nada, e penou uns bons dois anos até se firmar no mercado publicitário (apesar da circulação ter sido boa desde a largada). Hoje, quase duas décadas depois, ela está ainda mais fútil e menos densa, como se isto fosse possível. As fotos ocupam mais espaço, as "reportagens" (põe aspas nisso) estão menores e um batalhão de subcelebridades sem o menor interesse invadiu as páginas. Além do mais, o impacto da "Caras" sobre a cultura brasileira foi imenso: a revista praticamente inaugurou a era das celebridades em que a fama é um fim em si mesmo, e muitos outros títulos vieram em seu rastro (inclusive uma versão brasileira da "Hola", que chegou tarde num mercado saturado e já fechou). Gostemos ou não, hoje vivemos na Era Caras, e a culpa não é dela. É nossa.

3 comentários:

  1. Mas não rola nem uma menção honrosa à "Contigo"?

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    1. A Contigo, quando do lançamento da Caras, era focada nas telenovelas. As manchetes eram sobre os personagens das tramas em cartaz. Perdeu terreno pras popularíssimas Ti Ti Ti, Conta Mais etc etc e se "Carizou": hj é uma revista de celebridade!

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