quinta-feira, 15 de novembro de 2012

WHAT IS A MEME?

Obcequei. Agora tudo que não comece com "Downton" e termine com "Abbey" não serve para mim. Só porque revi a primeira temporada da série inglesa em DVD e me maravilhei novamente. Não só com o esplendor dos cenários que me fazem lembrar minha infância imaginária no castelo de Balmoral, como também o esplêndido roteiro de Julian Fellowes (que acabou de ganhar um perfil de muitas páginas no número de dezembro da "Vanity Fair"). Estou tão fascinado pelo programa que comprei dois livros a respeito para me fazerem companhia neste feriadão. Um deles é "O Mundo de Downton Abbey", de capa dura e todinho colorido: uma espécie de guia ilustrado não só para a série, como também para a época onde esta se passa. O outro é "Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey", que conta a história real do castelo de Highclere, a locação da série. Ambos foram lançados em português, o que é até de se admirar para um programa que só passa num canal a cabo em HD. Aliás, Globosat, cadê a segunda temporada, cuja estreia estava prometida para o sábado passado? Espero que a demora se deva ao cuidado redobrado com a tradução das legendas, para que a personagem de Maggie Smith não seja mais chamada de Condessa Dowager. How very middle class.

(por falar nisto, já gerou seu próprio meme da Condessa?)

20 comentários:

  1. Porque ela não pode mais ser chamada de Condessa Dowager?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque "Dowager" não é nome nem sobrenome, é parte do título. A tradução mais precisa em português seria "pensionista", mas também poderia ser "rentista", "herdeira" ou "proprietária".

      Excluir
    2. Acho que dowager é idosa, matriarca e pode ser viúva.

      Excluir
    3. De fato, no livro "O Mundo de Downton Abbey", "dowager" é traduzido como "matriarca".

      Excluir
    4. Dowager: (noun) viuva com um titulo ou com uma propriedade herdada do marido falecido.
      informal: uma velha senhora muito digna.
      origin: mid 16th cent.: from old French douagiere, from douage "dower", from dour "endow" , from Latin dotare.

      Excluir
    5. Esse desgosto de legenda mequetrefe tipo 'a Condessa Dowager' eu não passei, pois assisti com legendas em inglês, uma maravilha que a internet risonha e franca permite: exercício de conversação em inglês da mais alta estirpe, sentado no meu sofá. O primeiro episódio tomou mais de três horas, pois toda palavra ou expressão desconhecida ou não dominada era buscada em dicionário/ thesaurus e ao fim tive de reve-lo. Depois, caindo na real, as buscas foram se aproximando do indispensável.

      Excluir
    6. "A esposa de um duque tem o título de duquesa, embora isso não signifique mais que supervisionar o serviço do castelo (chefiado pelo “veador”) e receber os hóspedes. Ela continua a deter o título como “duquesa viúva” (em inglês, dowager duchess) ou “duquesa-mãe” e só o perde se voltar a se casar (e em tempos modernos, ao se divorciar). A viuvez era, na Idade Média, praticamente a única situação que possibilitava a uma grande dama exercer poder, ao menos enquanto o herdeiro fosse menor.

      Portanto, pode haver mais de uma mulher com o mesmo título, mas nunca mais que um detentor masculino. Em 1952, quando morreu o rei George VI, o Reino Unido teve por algum tempo três rainhas vivas: a rainha propriamente dita Elizabeth II, herdeira reinante por direito próprio, a mãe Elizabeth, viúva de George VI e a avó Mary, viúva de George V."

      http://blog.editoradraco.com/2011/07/titulos-de-nobreza-modo-de-usar/

      Excluir
  2. É algo esplêndido, uma espécie de equivalente inglês de Mad Men, uma vez que não tem uma trama em si, mas sim, uma crônica sobre a vida de pessoas em determinado período e lugar.
    Sem estragar a surpresa mas a terceira temporada termina com um drama envolvendo o lacaio Thomas e sua homossexualidade, com direito a um final surpreendente conduzido pelo Conde de Grantham que dá um banho de civilização, porque o lord é um lord, algo que a turma conservadora da revista VEJA pensa que é mas SÓ QUE NÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse era, em meio a tanta elegância e delicadeza, o único ponto destoante de DA: o grande malvado dentre os muitos personagens bons - há ainda uma malvada tipo mal amada -, um vilão compulsivo, era o homosexual do pedaço. Não podia ficar assim, né.

      Excluir
  3. Hahaha Amei a infância imaginária no castelo de Balmoral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido nessa infância imaginária no Castelo de Balmoral que ele ficou tão rempli de soi-même.

      Excluir
    2. Não, foi na minha infância verdadeira mesmo.

      Excluir
    3. Ce jura neh bee???

      Excluir
  4. Esses canais a cabo só vai conseguir lidar com a pirataria o dia que eles entenderem q uma série de sucesso mundial tem q ter exibição simultânea. Como assim não estrearam a segunda? já acabei de ver a terceira.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não sei o que foi melhor em D.A. roteiro, imagem, atores e atrizes excepcionais - A Dowager Maggie e o Conde ainda conseguem se destacar - cenários, figurinos ou a lição de história mostrando com requinte as grandes transformações sociais que a 1a. Grande Guerra encerrou para ingleses e europeus, e nóis de tabela.
    E, contrariando os discursos vigentes no Século XX, patrões e empregados não se odiavam, os senhores querendo esfolar os de baixo e esses sonhando matar os filhos da puta. Independente da arrasadora estrutura social que os separavam, respeitavam os sentimentos da outra parte e eram solidários nos momentos difíceis. Mas a Inglaterra é aquele país que durante as Grande Guerras, com os homens nas frentes de luta, as mulheres assumiam a retaguarda, duquesas, classes médias e proletárias, cuidando dos feridos e até alimentando os cachorros cujos donos haviam morrido

    ResponderExcluir
  6. Tony,
    Sinto te decepcionar, mas a Patrícia Kogut falou sobre a estreia da segunda temporada no Globosat. Olha que merda:

    http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/posts/2012/11/13/sumico-de-downton-abbey-fica-mal-explicado-por-globosat-474645.asp

    ResponderExcluir
  7. Pra quem quiser as 3 temporadas: kickass.ph

    ResponderExcluir
  8. Caro Tony,

    Downton Abbey é mesmo uma obra prima.A terceira temporada já vi e está toda no Pirate Bay ou no Kika Torrent.
    Abraços.

    ResponderExcluir