sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O SEU NOME EU ESCREVI NA AREIA

Não era essa a proposta do diretor, mas "Caminho das Dunas" me deixou encafifado. O filme que abriu ontem o 20. Festival MixBrasil conta a história de um garoto belga nos anos 70 que se apaixona pelo melhor amigo. Tem bons atores, lindos enquadramentos e ritmo delicado. Tem também cenas de sexo entre o par central: não há nudez frontal e os dois mal chegam a se beijar, mas vemos seus corpos se entrelaçando de maneira explícita o suficiente para excitar. E aí me perguntei: mas isto não é pedofilia? Nos Estados Unidos, nem mesmo atores maiores de idade podem fazer cenas eróticas se o personagem for "de menor". Vai todo mundo em cana, inclusive o espectador. Na Europa é outra coisa. Os dois protagonistas de "Caminho das Dunas" são profissionais, com vários filmes no currículo (fui fuçar no IMDb). Ninguém os forçou a nada; imagino que tenham permissão dos pais e até do equivalente local ao juizado de menores. Mesmo assim... não sei. Não sei se estou me policiando demais. É força do hábito - quando fazia propaganda de fraldas, tomávamos cuidado até mesmo nas fotos que mostravam a aplicação do produto. A pedofilia é um dos bichos-papões da atualidade e uma acusação frequente que os homofóbicos fazem aos gays (falsa, aliás: a imensa maioria dos pedófilos é hétero). Bom, o fato é que essa preocupação não me impediu de gostar do filme. Mas será que isto faz de mim um criminoso?

21 comentários:

  1. Prefiro não opinar sobre isso sob o risco de ser preso - não, não gosto de novinhos, mas basta observar as leis de cada país com relação a isso para perceber discrepâncias. Acho que a pedofilia é o próximo tabu, supondo que a raça humana dure mais alguns séculos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o off topic: Viu isso, Tony? http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1182121-fifa-teme-roubos-alagamentos-e-homofobia-em-sao-paulo-na-copa-das-confederacoes.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a matéria, mas... São Paulo está fora da Copa das Confederações. As cidades-sede são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador

      #tonyentendedefutebol #tonyenlouqueceu

      Excluir
    2. Pelo que entendi é em relação ao sorteio da Copa das Confederações, dia 1º de dezembro.

      Excluir
    3. #tonynãosabenadadefutebol #tony estánormal

      Excluir
  3. Tony seríamos vários crimonosos ontem no cinema então... Também pensei sobre isto. Porém fiquei mais tenso no início do filme quando o menino ator era ainda mais menino. E inclusive aparece nú de costas em frente a uma janela. Aliás uma das cenas mais lindas. Dava uma impressão de liberdade, quando ele após usar a maquiagem da mãe, colocar a tiara e abre a janela com os braços abertos como se cumprimentasse o mundo externo com o seu gosto tão particular. Também gostei do filme e fiquei muito ligado na situação geográfica dos personagens. Por sorte não houve nenhum pai nas duas familias, pois a liberdade deles seria talhada com certeza. Além de não ter um pai para ambos os meninos em cena, a idéia do lugar não ter nada, além de um bar e com pessoas extremamente entendiantes e entendiadas neste bar. A duas mães são fantásticas... cada uma no seu desespero pessoal...

    ResponderExcluir
  4. TONY NORMALMENTE CONFIRA A PEDOFILIA A RELAÇAO SEXUAL ENTRE PESSOAS DE IDADES BEM DIFERENTES, NO CASO DO FILME OS DOIS SAO ADOLESCENTES (tem o mesmo pensar e a mesma maturidade) SE FOSSE ASSIM NAO SE PODERIA MOSTRAR SEXO HETERO ENTRE MENORES, E A GENTE SABE QUE ACONTECE, TANTO ENTRE OS GAYS E OS HETEROS, EU COMECEI COM 13 COM UM GAROTO DE 16,KKKKKKK .MAS EU ESTOU FELIZ POR TER VISTO ESSE FILME MUITO ANTES DE VC,PELO MENOS UM, JÁ QUE NAO TENHO ACESSO A QUASE NADA DE FESTIVAL E TE CONSIDERO MASTER BEM ATUALIZADO/INTELIGENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A (possível) pedofilia não acontece entre os atores ou os personagens, mas sim entre os espectadores e o próprio filme. O simples ato de assistir a dois adolescentes transando (e gostar) pode ser considerado pedófilo, temo eu.

      Excluir
  5. O Jô "Blergh" Soares discorda e não acha nada demais o Michael ter pego uns garotos.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esse teu post, Tony.
    Já tinha pensado sobre o assunto superficialmente algumas vezes e acho que realmente é uma coisa tão rechaçada pela sociedade atual que a gnt não se permite nem mesmo considerar uma nova visão sobre o assunto.
    Acho que a maneira q os EUA lida com o assunto é meio tarada, meio histérica até, principalmente se considerarmos que lá os adolescentes de 16, 14 anos que cometem crimes graves são punidos, mas se fizeram sexo com um adulto por espontânea vontade o adulto é um criminoso e ponto final.
    Por outro lado, entendo que nesses casos, para proteger crianças e adolescentes, é melhor mesmo que se erre por exagero do que por omissão.
    Enfim, realmente é um tema complexo, mas gostaria muito que as pessoas saísse do "modo automático" sempre que se falasse em pedofilia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa consideração de pecar por exagero em vez de omissão parece necessária no tema pedofilia.
      Os infindáveis casos dentro de instituições católicas são arrasadores e também em instituições públicas até em países como a exemplar Holanda. O recente caso de Sir Jimmy Savile, o Chacrinha da BBC, filântropo admirado pelos ingleses, que fazia imensas doações para hospitais infantis e se aproveitava das crianças internadas, até em tratamento contra cancer, dá um trailer do problema.

      Excluir
  7. CREDO! COMO ASSIM? Acho que vc tá viajando muito na maionese. Quer dizer que representar aquele primeiro boycrush que todo mundo tem lá pelos (sei lá) 10, 11, 12 anos (AMBOS DA MESMA IDADE EVIDENTEMENTE) é pedofilia? affffffffff

    Nada a ver Tony Goes.

    Outro ponto, vi esse filme e tem quando muito uma pegaçãozinha adolescente num quartinho lá. hahahah

    O filme é lindo, a Holanda dos anos 70 é fofa, assim como os boys.

    Para de noia.

    Pedofilia pra mim é ADULTO que faz sexo (ou atentando ao pudor) com CRIANÇA. Alguns doentes chegam a usar bebês, o que eu confesso quase me fez vomitar de nojo quando li isso pela primeira vez no jornal, pois sequer imaginava que alguém pudesse ser tão demente a ponto de se excitar com um bebê. É repugnante até escrever algo assim.

    Esse filme é um belo filme, nada de excepcional, que nem ao malafaia sugeriria algo do tipo. acho que vc tá exagerando muito.

    Quanto aos EUA, bem, são um país ridículo em vários aspectos. Basta ver que por pouco não elegem um mórmon pra Presidente,

    ResponderExcluir
  8. E a Brooke Shields em Pretty Baby(Eu achei pertubador!) e aquele filme da década de 90, Kids, eu acho. Ninguém foi preso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A punição da Mamma Shields foi divina: logo que ficou adulta, a exposta Brooke rompeu feio com ela...

      Excluir
  9. Jogem no google: Para Um Soldado Perdido (Voor een verloren soldaat, 1992)

    http://coolturalblog.wordpress.com/2010/06/19/para-um-soldado-perdido-voor-een-verloren-soldaat-1992/

    Inclusive mostra uma cena em que o jovem soldado canadense Walt penetra (simulação) o menino holandês Jereon de 12 anos... Muito bom o filme. Recomendo!

    ResponderExcluir
  10. amei a música que toca no final do trailer! quem é?

    ResponderExcluir
  11. Junte-se a Nambla.

    http://www.nambla.org/

    ResponderExcluir
  12. Varia de cada pais. Mas é meio nonsnse.

    No Brasil, a "idade do consenso" é 14 anos. Mas é proibido que se faça, distribua ou tenha armazenado imagens de menores de 18 anos fazedo sexo ou nus.

    Sim. São coisas diferentes, mas como a mais forte (o ato sexual em si) está liberado pra maiores de 14, mas a mais leve (a representação deste ato) só com maiores de 18?

    ResponderExcluir
  13. Tony... assisti ao filme na mesma noite que você na abertura do Mix e sai com a mesma sensação que você... principalmente nas primeiras cenas que o garotinho aparece nu... também sai do filme pensando até aonde seria o limite de se considerar a pedofilia. O seu post foi perfeito e a sua questão levantada está super certa e atualizada. Não se discute a relação dos dois meninos mas sim sobre nós que estamos assistindo ao filme. Se torcemos a favor da relação ou mesmo nos excitamos com as cenas. Isso é uma questão pessoal de cada um. Existem temas que muita gente não quer discutir por já achar errado. Pedofilia é algo a ser muito discutido. Na minha opinião quando se existe abuso... agressão e estupro já é um caso de policia e de doença..

    ResponderExcluir