sábado, 4 de junho de 2011

WIE EINST LILI MARLEEN

Meus ingressos para ver Ute Lemper ficaram mais de dois meses na gaveta. A cantora e atriz alemã devia ter feito um show em São Paulo no dia 18 de março, que foi cancelado por causa de uma forte laringite. Ela voltou ontem e cumpriu o compromisso assumido, mesmo com o Via Funchal cheio apenas até a metade. Conseguimos lugares bem na frente do palco e nos demos bem: Ute é para ser vista de perto, pois cada gesto seu conta, cada levantada de sobrancelha. Ela é uma mulher grandalhona e tem ombros de nadadora da RDA, mas a voz de sereia e a fluidez dos movimentos deixam-na tão sexy quanto uma fraulein germânica consegue ser (o que, admitamos, não é muito). Ute já gravou dezenas de discos em mais de vinte anos de carreira, mas o repertório escolhido para SP era o mais óbvio possível e tinha tudo o que o público queria ouvir. Muito Kurt Weill e Bertoldt Brecht, claro: lá estavam "Surabaya Johnny", "Mack the Knife" e várias outras. Também tinha Piaf, Jacques Brel, Piazzola e a inevitável homenagem a Marlene Dietrich. O equivalente aqui no Brasil seria uma cantora que usasse frutas na cabeça e não cantasse nada mais recente do que "Garota de Ipanema". Mas Ute não reproduz simplesmente os clássicos de cabaré: ela os in-ter-pre-ta nota por nota, reveste-os de intenções e transforma-os todos em confissões personalíssimas. No começo achei que ela estava muito técnica, muito estudada, mas logo me rendi à blitzkrieg de lindas canções. Na próxima vez, quero vê-la num lugar pequeno e enfumaçado.

5 comentários:

  1. E eu perdi o show dela aqui no Rio.
    In-ve-ja!

    ResponderExcluir
  2. Tony,

    O que significa "fraulein",eu ouço essa palavra desde a época do colégio, com aquele porre de "Amar:Verbo intransitivo".

    Axé

    ResponderExcluir
  3. "Fraulein" quer dizer "senhorita" - coisa que aliás Ute Lemper não é mais. Teria sido mais apropriado usar a palavra "frau" (senhora).

    ResponderExcluir
  4. Tony, você acha que isto pode dar em alguma coisa mais séria? Veja: http://somosglbt.blogspot.com/2011/06/deputados-aderem-requerimento-do.html. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Seria a versão Bethânia alemã.

    ResponderExcluir