quarta-feira, 29 de junho de 2011

TINTIN QUANDO ADULTO

Estava guardando "El Sueño del Celta" para ler nestas minhas férias. O novo livro de Mario Vargas Llosa se passa em grande parte na Amazônia peruana; perfeito, portanto, para se ler durante viagens à Amazônia e ao Peru. Só que o livro é tão bom que provavelmente vou terminá-lo antes de embarcar para Lima neste sábado. Vargas Llosa escreve sem modernices ou pedantismo e agarra o leitor desde a primeira página. Claro que a história baseada em fatos verídicos ajuda muito. Roger Casement é daqueles personagens que, quando for adaptado para o cinema, vai render um Oscar ao ator que o interpretar. Um diplomata irlandês a serviço do Império Britânico no começo do século 20, ele se horrorizou com os maus-tratos a que eram submetidos os nativos do Congo pelos colonizadores belgas e os índios peruanos pelas companhias extrativistas de borracha. Foi agraciado com o título de "sir", só para cair em desgraça pouco depois - quando estourou a 1a. Guerra Mundial, Casement procurou o apoio da Alemanha para a independência da Irlanda e chegou a conseguir armas para os rebeldes. Mas foi preso pelos ingleses e... o fim da história não é segredo, mas não vou contar para não ser chamado mais uma vez de estraga-prazeres. Só adianto que as acusações contra o protagonista pioraram muito quando descobriram seus "Black Diaries", onde ele contava de forma lacônica mas bem explícita os encontros furtivos com cafuçus bem-dotados. Ser homossexual naquela época era crime gravíssimo, e acabou pesando mais do que qualquer coragem ou altruísmo. "O Sonho do Celta" é quase que uma versão para adultos das aventuras de Tintin, pois o personagem é idealista como o jovem repórter de Hergé. E já tenho certeza de que não lerei nada melhor neste ano.

5 comentários:

  1. Um "Coração das trevas" gay? The horror, the horror!

    (PS.: adoro esse livro)

    ResponderExcluir
  2. Tony, Aproveitem muito Lima! Comam gostoso. Se der, vão pro restaurante La Huaca, que fica ao lado de umas ruinas, em pleno Lima. Em Miraflores. Vão pra La Mar comer comida marinha, cheguem cedo. Muitos pisco sours!
    Em Cusco não deixem de ir ao Fallen Angel, na Plazoleta Nazarenas, aquela do Hotel Monasterio. É um restaurante e guest house de um amigo meu, Andrés. Vocês vão adorar. Se forem e vem ele falem que me conhecem, ele é súper gente boa. Quando os fofos passaram ano novo comigo lá em Cusco, foi lá que tivemos a festa doida.
    Eu vou pra Lima amanhã.
    Curtam muito Peru! Precisando de dicas e coisas é só falar.
    Beijo pra os dois.
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. @Daniel: Jospeh Conrad, o autor de "Coração das Trevas", aparece no "Sonho do Celta". Ele e Roger Casement se tornaram amigos depois que este retornou do Congo. Mas Conrad foi um dos intelectuais que se recusou a assinar a petição para atenuar a pena de Casement.

    @Diego: sim, já saiu a versão em português, pela mesma editora Alfaguara do original. Eu recomeeennndo.

    ResponderExcluir
  4. Papai Urso do Interior1 de julho de 2011 às 18:12

    Vou ler assim que der... Ser homossexual continua sendo gravíssimo até hoje, infelizmente. Enquanto teclo alguem tá tomando porrada do nada!! A gente apanha primeiro e só é perguntado (vc é gay?) depois, fato.

    ResponderExcluir