terça-feira, 28 de junho de 2011

O RESSURGIMENTO MANAUARA

Estive em Manaus pela primeira vez em janeiro de 1980 e fiquei no mesmíssimo Hotel Tropical que desta vez. O hotel continua o mesmo, apesar de algumas reformas: um casarão-labirinto de corredores intermináveis, o que fez com que o nosso quarto ficasse a uma distância de duas quadras da recepção. A programação visual dos anos 70 lhe dá um certo ar de decadência, mas amigos locais garantiram que não existe nada melhor na cidade. Quer dizer, há dezenas de apart-hotéis e hotéis de negócios, ao lado de dezenas de shoppings, condomínios de luxo e obras ainda não concluídas. O próprio caminho do hotel já entrega. O que era uma estrada no meio do mato há 30 anos é hoje uma espécie de Barra da Tijuca local, com prédios de alto padrão se erguendo às margens do Rio Negro. Está na cara que voltou a correr muita grana por aqui, depois de tantos anos no buraco. Outro sinal dos novos tempos é o Teatro Amazonas. Quando o conheci ele não passava de um museu meio empoeirado. Agora funciona a pleno vapor e está muito melhor conservado. Ontem à tarde fomos visitá-lo e meu marido Oscar conseguiu que fôssemos aos bastidores, ver o palco, os camarins e os urdimentos. É até pequeno para a ópera (uns 600 lugares), mas é simplesmente deslumbrante. Só fico imaginando o frisson que os cantores internacionais sentem de vir se apresentar nesse lugar mítico no meio da selva. Mas é bom lembrar que, apesar de tantas melhorias, Manaus ainda é um lixo em muitos lugares. Feia, caótica e com grande parte da população vivendo em palafitas nas encostas dos igarapés. Ainda bem que o guaraná Baré, menos gasoso e muito mais doce que o que tomamos no Sudeste (apesar de também ser fabricado pela Antarctica) torna a vida mais amena por aqui.

7 comentários:

  1. Só com você aprendo palavras como "manauara". Eu, se fosse falar de Manaus, ia lascar um manauense. E claro que você ia me corrigir. Continue assim! rs

    ResponderExcluir
  2. Já encontrou a Bia??

    ResponderExcluir
  3. Eu estive em Manaus em 1990 e até hoje considero a cidade mais feia que já visitei ( Manauaras, foi mal aí). Porém, um dos projetos mais bacanas de requalificação urbana do país tá ocorrendo por lá, o PROSAMIN.
    LInk com fotos de antes e depois, simplesmente incrível.
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1071647
    Abçs, Edgard.

    ResponderExcluir
  4. Papai Urso do Interior28 de junho de 2011 às 19:11

    Esse teatro foi o retrato da riqueza dos coronéis da borracha (ouro negro) no início do século 20 e apogeu da revolução industrial (todos queriam carros, o sonho de consumo mundial daquele momento, mas os pneus dependiam da borracha amazônica e monopólio brasileiro), todo esse luxo foi pago com escravidão de nordestinos enganados com proposta de enriquecimento e quando aqui chegavam só escravidão. De qualquer forma o teatro é lindo e luxuoso, um monumento. Adorei vc detonar Manaus, huahahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Pode ser das duas formas: Manauara ou Manauense...

    ResponderExcluir
  6. Minha bisavó nasceu na Manaus de 1911. Puro luxo, não? hehe

    E acho que bebeu alguma coisa mágica da floresta, porque viveu até os 98.

    ResponderExcluir
  7. Eu moro em Manaus!
    Eu sei que ainda tem pessoas que moram em palafitas a beira do igarapé mas isso já diminuiu bastante depois do projeto Prosamin.
    Sobre o manauense ou manauara: eu tenho a impressão que antes as pessoas usavam mais manauense aí depois do surgimento do Shopping Manauara, as pessoas agoram só falam manauara. Os dois são aceitos.

    ResponderExcluir