quinta-feira, 30 de junho de 2011

O ARMÁRIO DE OBAMA

Em 1996, quando disputou sua primeira eleição, Barack Obama se declarou favorável ao casamento gay - e perdeu. Em 2008, quando concorreu à presidência dos EUA, ele se declarou contra - e ganhou. Agora Obama diz que sua opinião sobre o assunto está "evoluindo", o que, em linguagem clara, significa que ele está em cima do muro. Ou dentro do armário. Ontem Obama perdeu a oportunidade histórica se assumir, durante um evento com líderes de entidades LGBT. Fez um lindo discurso apoiando a luta pelos direitos igualitários e blá-blá-blá, mas uma posição clara sobre o assunto? Nananina. E isto depois do Senado do estado de Nova York ter aprovado o casamento gay na sexta passada. Quando as pesquisas já indicam que mais da metade da população americana apoia a nossa causa. Por que então Obama continua trancado no closet? Provavelmente por medo de perder votos nos cruciais "swing states", que não tem uma definição clara por democratas ou republicanos. Aposto que, se reeleito em 2012, o cara não terá o menor prurido de dizer que sempre foi pró-gay desde criancinha. Mas aí ele não terá mais nada a perder. Culhão mesmo seria declarar este apoio agora. Só que aqui, como em muitos outros temas, Obama prefere manter a dubiedade. Tenta agradar todo mundo e acaba desgradando a todos. O que me deixa ainda mais puto é que ele é fruto de um casamento bi-racial, que era proibido em város estados (não em seu Havaí natal) até meados dos anos 60. Se o presidente Johnson fosse assim titubeante, o jovem Barack seria considerado bastardo em grande parte do país. #FAIL!

5 comentários:

  1. #FAIL mesmo. O maior problema do Obama é falta de pulso pra governar, como você bem disse ele tenta agradar a todos e acaba não agradando ninguém.

    Mas antes ele do que o Bush ou qualquer um dos 9 pré-candidatos Republicanos. Mil vezes Obama.

    ResponderExcluir
  2. Tony, você ignorou completamente uma sucessão de acontecimentos em torno da luta por direitos igualitários no Brasil, inclusive o que está sendo considerado o primeiro casamento gay do país. Achei que fosse pelas férias, mas agora você volta falando dos Estados Unidos e continua ignorando as notícias nacionais. Porque tão americanizado? Algum motivo especial?

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo: um pouco pelas férias, que me fizeram perder a Parada de SP, um pouco pelo isolamento no Mamirauá, que me fez receber atrasado várias notícias. E um pouco porque meus interesses vão muito além da luta pelos direitos igualitários.

    Mas este primeiro casamento gay merece um comentário. Semana passada tivemos um juiz em Goiás que tentou anular os efeitos práticos da recente decisão do STF. Esta semana temos um juiz em SP que está tentando ampliá-los. Acho que os próximos meses vão ser repletos de notícias assim, com ações pró e contra pipocando por todo o país. Imbecis e oportunistas irão se manifestar cada vez mais, pois está aprovado que dá Ibope. Mas o vento sopra a nosso favor. Apesar dos vários episódios desagradáveis, é ótimo que tanta polêmica esteja acontecendo. Os homossexuais nunca estiveram tanto na ordem do dia.

    ResponderExcluir
  4. Acabei postando como anônimo sem querer... Obrigado pela resposta, seu blog é um dos que mais abordam esse tema, por isso estranhei seu silêncio. Ontem um dos vídeos mais vistos do youtube foi de um tal "Mascarado" explicando porque ele não pode ser considerado homofóbico apenas por discordar da ideologia GLS, segundo palavras dele. Bolsonaro, Malafaia, Magno Malta e Myrian Rios estão encontrando eco na sociedade com o discurso de que os gays querem tirar o direito de discordar ou a liberdade de expressão das pessoas. Precisamos esclarecer melhor o que realmente queremos, nada mais do que respeito e direitos iguais.

    ResponderExcluir
  5. Papai Urso do Interior1 de julho de 2011 às 18:15

    Eis o que odeio na política: Obbie tá c/ medinho de magoar algum possível eleitor já que vem ganhando dez nas provinhas de aceitação pop desde que deu Osama de comida p/ os tubarões, ah, vão tomar no c*, políticos de merda!!

    ResponderExcluir