sexta-feira, 10 de junho de 2011

GUERRA SANTA

Até meados do ano passado, o casamento gay e os direitos igualitários eram assuntos quase inexistentes no Brasil. E isto apesar da PLC-122 se arrastar há anos no Congresso, o beijo gay ser aguardado no final de quase todas as novelas da Globo e termos a tão trombeteada "maior Parada do orgulho LGBT" de todo o sistema solar. Isto mudou depois da campanha eleitoral, quando de uma hora para a outra começamos a entrar na pauta dos três principais candidatos - para o mal. Nenhum deles se posicionou claramente ao nosso lado; pelo contrário, assumiram compromissos com forças retrógradas para nos prejudicar ainda mais. O lado bom de tudo isto é que o gênio saiu da lâmpada. De repente, os homossexuais entraram na ordem do dia, empurrados por uma palavra que entrou na moda - o famigerado "bullying" - e agressões físicas que, se não inéditas, ganharam pela primeira vez as manchetes dos noticiários.

Todo esse debate caiu como maná do céu para as bancadas religiosas e os radicais da extrema-direita como Cheque Bolsonazi. Demos a eles de mão beijada uma causa, uma bandeira, um ideal facilmente identificável. O mais triste é que sei por fontes seguras que muitos dos líderes das maiores "igrejas" evangélicas nem são tão homofóbicos assim - assim como não levam exatamente uma vida que segue à risca os Dez Mandamentos, digamos. Mas essa gente é esperta e está de olho na grana dos pobres. Por isto, só falam o que este público-alvo quer ouvir: por exemplo, nada de salvação espiritual. O que interessa é o aqui e agora, a cura milagrosa, o carro novo, o emprego sonhado. Quem pagar mais dízimo ganha mais benefícios materiais e "compra" um lugarzinho no céu, num autêntico "cristianismo de resultados".

Por não terem tido acesso à educação de qualidade e serem ignorantes no sentido estrito da palavra, que não é ofensivo, muitas pessoas de origem humilde têm preconceitos contra os gays - e não só elas, é óbvio. Essa opinião é compartilhada por muitos pastores, mas muitos, muitos outros, simplesmente usam a homofobia como estratégia de marketing. É algo que inflama e mobiliza o rebanho; portanto, que seja usado em doses cavalares. A recente aprovação implícita pelo STF da união civil entre casais do mesmo sexo deu argumentos dourados para essa cambada por as manguinhas de fora e despejar seu discurso de ódio disfarcado de ira santa.

"A Bíblia diz que o casamento é entre um homem e uma mulher." Diz mesmo? Uma panorâmica pelo Antigo Testamento revela inúmeras contradições. Depois que Sodoma é destruída, as filhas de Ló embebedam o próprio pai e o seduzem, engravidando dele. Abrãao era casado com Sara, mas teve seu filho Ismael com a escrava Agar. O sábio rei Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Todos esses personagens são considerados patriarcas, profetas, heróis da religião; nenhum foi punido por Deus por seus pecadilhos sexuais. As incongruências da Bíblia não são novidade. Quem quiser viver 100% de acordo com seus preceitos teria que abdicar não só da carne de porco como também a de qualquer crustáceo. Também é permitido vender a própria filha como escrava. Alguém se habilita?

É muito fácil fundar uma nova igreja no Brasil. Bastam poucos trâmites burocráticos para se criar o que na prática é uma empresa à prova de impostos. Melhor ainda: à prova de críticas, pois qualquer contestação é logo enquadrada como atentado à liberdade religiosa e/ou à de expressão. Acontece que religiões são voluntárias, mas orientações sexuais não. Ofender alguém por causa disto deveria ser gravíssimo, mas a maioria da população ainda não tem essa consciência.

Nenhum lugar aprovou com facilidade o casamento gay e outros direitos igualitários. A avançada Holanda afundou num debate amargo, onde os reaças diziam que o país viraria motivo de escárnio internacional. Dez anos se passaram e a sociedade holandesa não acabou, como aliás não aconteceu nada demais nos já vários países onde temos direitos (quase) iguais. Isto precisa ser dito nos debates. Também precisamos perder o medo de reagir, de enfiar o dedo nos pontos fracos (pastores corruptos, padres pedófilos, milagres falsos) e rasgar. Vamos usar as mesmas armas, menos a violência física. Essa guerra mal começou.

20 comentários:

  1. o slogan da próxima parada poderia ser "Diga não ao Talibã brasileiro". Talvez botando o fundamentalismo afegão e brasileiro lado-a-lado as pessoas comecem a se dar conta de que não querem viver num país assim.

    e continuo pensando naquela ideia de campanha pelo fim da imunidade tributária das igrejas que eu já sugeri tempos atrás...

    sim, essa luta ainda vai longe!

    i.

    ResponderExcluir
  2. Sou, somente mais um "carinha", não sou nada especial, mas pode contar comigo. Já passou do limite, toda essa história.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. A questão da bíblia é retratada de forma matadora na antológica cena do seriado americano West Wing. Jamais veremos uma cena daquela em uma novela brasileira.

    ResponderExcluir
  4. É tudo uma questão de tempo. A Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento gay em 2001 mas, o interessante é que, como na Suiça a organização do estado é diferente e eles são muito independentes do governo central, cada cantão tem sua própria legislação e em 2001, um pouco antes da Holanda, o cantão de Genebra foi o primeiro no mundo à ter uma lei dando direitos aos casais de mesmo sexo. Mas cantão não é país e a Holanda é legalmente a pioneira nesses direitos. Hoje, tirando a Itália, a Europa inteira já tem isso aprovado.
    E mais, esses dias eu li que países como a Suiça, Suécia, Noruega e Dinamarca, onde o nível de educação e organização social é muito alto, todos os tipos de religião serão extintos até 2050. Ou seja, todas essas questões morais bobas um dia vão naturalmente acabar. Basta apenas o Estado incentivar a população à acelerar essas mudanças e não cair em politicagem barata. Olha a vergonha que é a Itália. Saudades, André

    ResponderExcluir
  5. Tony,
    Vc fez um excelente retrospecto da situação que estamos atravessando. Eu acho que era mesmo só uma questão de tempo até sairmos da hipocrisia da guerra fria para uma guerra de verdade onde todo mundo é obrigado a mostrar a cara e podemos saber exatamente quem são os inimigos.
    Sei que não vai ser fácil e que ainda veremos muitas derrotas pelo caminho, mas não tenho a menor dúvida que venceremos a guerra. Se desconsiderarmos o Irã, que é atípico, a história mostra que a conquista de direitos nunca regride e que toda sociedade livre caminha para o fortalecimento das liberdades individuais.
    Não podemos esmorecer por um único segundo para que o esmagamento da direita fundamentalista religiosa hipócrita aconteça o quanto antes.
    Às armas, companheiros!!!!
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  6. http://youtu.be/J5_8lJOko0I esse lick tem haver com seu marido, nao entenda como uma critica, ele apenas tenta ser engraçado. beijos

    ResponderExcluir
  7. fico muito feliz, que bom que vc acordou!!!! esse blog era só para falar da the week e festinhas( como sou da hi sociaty) mas vc mora em sao paulo, é bonito, tem dinheiro e teve acesso a educaçao( vc nao sofre preconceito pq o dinheiro querido compra tudo, até o respeito das pessoas.) Mas pensa naqueles gays pobres , feios e que moram em cidades do interior ou favelas , esses sao tratados como lixo e sofrem muito, eles mesmos acreditam que sao inferiores. Que bom que ao inves de descamisados drogrados estupidos vc esta dedicando seu tempo e inteligencia para fazer a vida desses pequenos melhor ( pq vc realmente nao precisa, vc ja é casado e tem estabilidade, mas por amor ao que vc acredita esta tentando fazer um mundo melhor) depois tudo bem se jogar na pista e dançar, sejam com os bonitos ou feios musculosos ou nao, mas com a certeza de que todos estao sendo respeitados.

    ResponderExcluir
  8. O escritor americano Sam Harris, autor de "A Morte da Fé", aborda muito esse assunto, como nessa frase:

    "Most religions have merely canonized a few products of ancient ignorance and derangement and passed them down to us as though they were primordial truths."

    ResponderExcluir
  9. Hola Toni,

    É realmente incrível como a educaçao pode mudar bastante a perspectiva das coisas. Aqui nn España existe de tudo ! gente educada e gente nem tanto assim...Mas uma coisa é certa, desde a morte de Franco, o General Dictador e Traidor, a populaçao española faz um esforço para estar atualizada, moderna e integrada com os outros países. Aqui uma boa parte da populaçao é bem católica, mas ao mesmo tempo um catolicismo mais moderno e que se adapte às necesidades individuais. Claro, a Igreja católica está tento frear esse avanço, mas é tapar o sol com a peneira. Os gays aqui estao bem integrados...Onde trabalho, em um Hospital Universitário somos muitos entre médicos, enfermeiros e auxiliares . Se formam os casais, se separam, vamos de fiesta, minha chefe sempre me pergunta a que Fiesta del Orgullo Gay eu vou ese ano ? hahahahaha Sou Enfermeiro no Serviço de Emergencias e todos alí sabem de mim. Até porque meu ex-também trabalhava na unidad. Vai custar um pouco mais de trabalho ao Brasil, mas vao conseguir !!!!

    Saludos desde Tenerife

    ResponderExcluir
  10. Educação, meus caros. O principio é a Educação. Quando um estado tem um bom sistema de educação, como os países do norte da europa, o resto vem naturalmente. Não há religião que convença pessoas esclarecidas. Esse é o problema. Investirem no acesso a um bom sistema de ensino para todo o mundo é meio caminho andado para o progresso da mentalidade de um povo.

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Rio Branco, Acre, o filme, "Eu não quero voltar sozinho", exibido numa escola pública como parte de um projeto na área de direitos humanos, foi confundido como um dos integrantes do "Kit Gay". A confusão chegou aos ouvidos da bancada evangélica... e veja só no que deu:
    http://danielzendoacre.blogspot.com/
    http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=18452:que-filme-e-este-que-chocou-parlamentares-da-aleac&catid=13:acre&Itemid=112

    ResponderExcluir
  12. Bem, o que podemos fazer:

    - Entrar em todos os vídeos do Bolsonaro, e denunciar ao Youtube, como vídeo que prega o ódio, marcar como inadequado.
    Se muitos fizermos isso, o Youtube pode nos ouvir e banir os seus vídeos.
    ESSE TIPO DE AÇÃO PODEMOS FAZER TODOS, E TAMBÉM OS NOSSOS AMIGOS, PRIMOS, ETC.

    ResponderExcluir
  13. O que os gays que trabalham na mídia (televisão, revistas, jornais) podem fazer:

    - Não bater de frente com o Bolsonaro, mas agirem pelos bastidores. Tentarem convencer a NÃO darem espaço na mídia para esse cara. Não alimentar o troll.

    Se formos espertos, usarmos o nosso lobby e formos sabotando o maligno pouco a pouco, podemos conseguir que ele atraia menos seguidores.

    Outras sugestões práticas moçada????

    Tá na hora de tratarmos esse assunto como algo SÉRIO, antes que seja tarde demais.

    Mas precisamos ser mais espertos que eles, porque brigar e entrar em polêmica é tudo o que eles querem.

    ResponderExcluir
  14. por onde andam os gays ricos e influentes que podem e deveriam patrocinar campanhas de esclarecimento sobre a questão da "orientação sexual" ? o lobby usa desses artificios ...
    Por que não lembrar aos "crentes" esses pequenos detalhes da Bíblia que vc tão bem menciona no seu texto ?
    o que nos falta ( a causa gay se se pode falar assim ), além de uma população bem educada, são modelos positivos, como a novela das oito procura mostrar.. professor, advogado bem sucedido ... e por ai vai.
    Estou disposto a levantar fundos para uma campanha na midia..

    ResponderExcluir
  15. Gostaria muito de ver a reação dos cruzados quando uma guerra de verdade estourasse em cima de suas cabeças recheadas de idealismos juvenis (algumas já apresentando têmporas grisalhas) e gloriosas visões histéricas de vitória. No momento estou preferindo apreciar o pega pra capar de Game of Thrones. Mais coerente e honesto porque, afinal, sabemos que tudo não passa de fantasia. (desce o pano, ao fundo sobe majestoso o hino da Internacional Comunista). Vejo vcs nas barricadas, CAMARADAS!

    ResponderExcluir
  16. Papai Urso do Interior11 de junho de 2011 às 14:18

    Me estendo pra cacete nos comments mas hj Tony faço suas palavras as minhas, perfeito o texto do primeiro parágrafo ao ponto final, Antigo Testamento ainda fala que devemos abandonar uma mulher c/ sangramento vaginal à propria sorte e deixa-la morrer, que devemos cortar fora a mão de quem se masturbar e outras sandices... Detesto A.T. e acho mesmo que ele não foi inspirado por Deus coisa nenhuma, eram as visões pessoais daquela gente sequelada, daquele período e daquela cultura.

    ResponderExcluir
  17. Alguém manda esse video pra Dilma?

    http://migre.me/52wFo

    Parabéns ao Vereador de BH.

    ResponderExcluir
  18. só uma correção boba. Acho que foram as filhas de Ló quem embebedaram o pai depois de escaparem de sodoma e mão ter virado estátua de sal.

    ResponderExcluir
  19. Você tem razão. Noé tomou um porre depois que as águas baixaram, mas não transou com as próprias filhas. Foram mesmo as de Ló que induziram o pai ao incesto, depois da mãe ter se transformado numa estátua de sal. Já corrigi.

    Não devia ter faltado tanto à escola dominical... Vou por a mão na minha própria cabeça e me auto-repreender.

    ResponderExcluir