terça-feira, 14 de junho de 2011

GRAÇA INALCANÇADA

Vale tudo no humor? Eu pessoalmente acho que vale, CONTANTO que a piada seja engraçada. E aí entramos num terreno pantanoso e subjetivo, porque o que tem graça para mim pode ser insultoso para os outros. Este debate vem pegando fogo aqui no Brasil e lá nos EUA. O pessoal do "CQC" vem dando várias twittadas infelizes, ofendendo judeus e mulheres, e foi objeto de vaias na recente Marcha das Vadias em São Paulo. A MTV despertou a ira dos pais dos autistas com um quadro que passou despercebido, até explodir no YouTube. E um militante extremado está processando Marcos Mion por causa de uma piadinha boba envolvendo Nany People. Enquanto isto, tem americano pedindo a cabeça de Tracy Morgan, que faz um personagem baseado nele mesmo (têm até o mesmo nome) na ótima série "30 Rock". Tracy também é stand-up comic e disse numa apresentação semana passada que "apunhalaria um filho gay". Ele já se desculpou inúmeras vezes, mas ainda corre o risco de perder o emprego na TV. De fato, sua colocação foi muito além da sem-gracice: ela incita a violência pura e simples, e fica ainda mais chocante na boca de um comediante negro. Mas daí a ser despedido da NBC acho um pouco meio muito. Todo humorista exagera de vez em quando, faz parte do job description. Por outro lado, isto não significa que qualquer coisa possa ser dita a qualquer momento, e que viva a liberdade de expressão. "Politicamente incorreto" virou a maneira in com que os escrotos gostam de chamar a si mesmos.

Para terminar, gostaria de compartilhar uma piada maravilhosamente horripilante que é contada durante o filme "Blue Valentine":

O pedófilo e o menininho caminhavam de mãos dadas floresta adentro. Começou a escurecer.
- Tio, tô ficando com medo...
- E eu, que vou ter que voltar sozinho?

17 comentários:

  1. "Politicamente incorreto" virou a maneira in com que os escrotos gostam de chamar a si mesmos."
    --> não poderia ter definido de forma mais clara o que penso!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah eu ri dessa piada do Blue Valentine. Não MIMIJEI ou RIALTO, mas ri.

    Comédia é para os bons. Tem um post muito bom sobre isso no blog do Pablo Villaça: http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2011/05/14/Fazer-comedia-nao-e-facil.aspx

    ResponderExcluir
  3. Veja o documentário da Joan Rivers que tá rolando na HBO, quando ela faz uma piada sobre crianças+Helen Keller e alguém na plateia grita que aquilo não tem graça porque ele tem um filho surdo. A resposta dela é perfeita. Outra coisa, sou totalmente politicamente incorreto, odeio o politicamente correto e nem por isso sou um escroto. Devagar com o andor que o santo é de barro. Se desejarem me chochar, por favor acessem: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/primeiro-dia-de-desfiles-do-sao-paulo-fashion-week-verao-2012

    ResponderExcluir
  4. Tony esta piada é a do "maníaco do parque", lembra? É por isso q o Brasil dá tanto pano pra manga... Piada surge no dia seguinte à tragédia, tipo na morte do Senna, q diziam q ele ficou puto com o piloto q morreu nos treinos, pois não queria chegar em segundo lugar no céu...
    Claro q a família do Senna não acha graça, a família das moças mortas pelo maníaco, mas fazer o quê né?

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resposta que o Scissor Sisters mandou para o Tracy Morgan via Twitter: ""Dear Tracy Morgan's son: if you are gay, you can TOTALLY come live with me. We'll read James Baldwin & watch Paris is Burning. xxANA."

    ResponderExcluir
  6. Piada é a coisa incorreta dita na hora certa. Isso se chama timing. Processar piadas é uma bobagem, uma perda de tempo, um ato de repressão.

    ResponderExcluir
  7. Dan Savage também mandou um bom recado para o Tracy Morgan ao agradecer ontem o prêmio Webby Awards pelo projeto It Gets Better. "Tracy Morgan can suck my..." dito em alto e bom som.
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  8. Faço minhas as palavras de quem citou o caso da Joan Rivers... Aliás, taí uma pessoa que pode fazer piada sobre tudo, justamente por ser engraçada.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei de uma piadinha na linha dessa aí:
    - Mamãe, o que eu vou ser quando eu crescer?
    - Nada. Você tem câncer!

    ResponderExcluir
  10. nem é chocante vir da boca de um comediante negro.
    a comunidade afro-americana (gostou do politicamente correto?) é tradicionalmente BEM homofóbica. e não estou falando só de gangsta rappers (esses são apenas a expressão extrema de uma visão bastante difundida).

    ResponderExcluir
  11. Tudo vai da empatia que você pode ter com a pessoa em questão... em algumas pessoas, atos e palavras podem parecer estupendas, quanto a outras, pode atrair a fúria e a revolta. Acho que muitas das piadinhas do pessoal da mtv bem chatinhas e bobas, não ofensivas, não chegam a esse grau de relevância.

    ResponderExcluir
  12. Tony, eu achei a piada do pedófilo de um mau-gosto incrível, mas ri. Ela é engraçada. Já a do Tracy é só grosseria mesmo. Quem já viu um stand-up dele sabe que o humor dele não só é vulgar, como grosseiro. E humor sem graça merece o esquecimento.

    ResponderExcluir
  13. QUASE o mesmo nome; em 30 Rock, ele se chama Tracy Jordan. Quanto ao "...pouco meio muito"... me mijei de rir.

    ResponderExcluir
  14. acho interessante, os judeos tem o direito de nao querer o metro , de se sentir diferenciados ok (eles tem esse direito de nao querer se mmisturar, acho otimo , acho digno ex piscinao de ramos no rio, tirou os pobres da praia e deu a eles um espaço proximo de suas casas onde eles pudessem se sentir a vontade e feliz com seus iguais) Agora ficar ofendidos "putinhos" quando fizeram piadas com eles (judeos), ai nao pode!!!por favor, se nao rirmos de nossas desgraças milhoes de pessoas farao isso por nós.

    ResponderExcluir
  15. Muito bem colocado, o foda é ser sem graça.

    ResponderExcluir
  16. Papai Urso do Interior15 de junho de 2011 às 16:12

    Acho sinistro (aqui no mau sentido, não na gíria que equivale a fabuloso) a piada do pedófilo... Mas quanto ao resto sei lá, já ri de piada de "viado", de "preto"... Mesmo me sentindo um porco sujo e reaça depois. Quando é boa mesmo, rio na hora, isso é involuntário, a menos que se tenha retardo. Depois do ocorrido é que vou pensar que a carga contida ali não era p/ rir em absoluto, era pra levantar bandeiras, protestar, fazer rebu, cortar dedinho e dizer "tô de mau" mas aí já aconteceu e como não curto autoflagelação e culpa, sigo em frente... Isso de ser tudo não-ofensivo, clean, minimalista, tá muito chato, tá tudo encaretando. Meu Deus, preciso rir, mas com piada que faça rir! Não à toa novelas e humorísticos tão uma droga, pensa-se demais nas palavras, no que pode gerar queixumes de A, B, C, X, Y, Z e a coisa não sai, não acontece, não flui. Até piadas ditas de "viado" são uma droga e nem hetero ri mais.

    ResponderExcluir
  17. Sem querer ser um Maricón Fundamentalista Xiita, rsrsrs a palavra de alguém famoso tem muita força e poder de influência na cabeça torta de muito doido por aí. Estou de acordo que incita o ódio ! O ator negro de Anatomia de Gray, em teoria "só" chamou o campanheiro de elenco de viado e foi para " A Puta Calle !!" como se diz aqui ! E na real, gostei !!!
    Ofender é errado e tem que ser punido !
    Nossa sociedade é assim nao ? existem direitos e deveres ! Chilindró nele !!!! hahahahah

    Saludos desde Tenrife

    ResponderExcluir