segunda-feira, 13 de junho de 2011

DIA DOS EX-NAMORADOS

Os exibidores brasileiros devem estar se divertindo muito com a pegadinha coletiva que pregaram neste final de semana. Milhares de pessoas foram ver "Namorados para Sempre" pensando que se tratava de uma comediazinha leve, totalmente apropriada para o dia 12 de junho - só para sair aos prantos do cinema. Até a Marta Matui se deixou enganar. E, apesar de ter comprado gato por lebre, ela ainda gostou mais do filme do que eu. Não que seja ruim, mas "Blue Valentine" (bem melhor o título original, não?) é mesmo árduo de se ver. É a decomposição de um casamento, entremeada de flashbacks dos tempos em que os pombinhos se conheceram no colégio. Sabe quando você está num restaurante e o casal da mesa ao lado começa a discutir a relação até às raias do insuportável? E você preso ali, sem poder intervir nem escapar porque sua comida ainda não chegou. O filme causa uma sensação parecida. Uma das regras de ouro da comédia romântica é fazer o espectador se apaixonar pelos personagens; aqui, eles são quase repugnantes de tão antipáticos. Mas o preço do ingresso vale pela câmera moderninha, obrigatória no cinema independente americano, e pelas incríveis atuações de Ryan Gosling e Michelle Williams. Ela chegou a ser indicada ao Oscar, e não faz o menor sentido ele também não ter sido. Além do mais porque seu papel de homem sem ambição é até mais difícil. Enfim: é preciso ter estômago e um mínimo de informação prévia para se apreciar esses "Namorados". Coisas que devem ter faltado ontem a inúmeros casaizinhos.

5 comentários:

  1. Não sei qual equívoco era maior para a data, esse ou o Se Beber Não Case 2... Valeu pelo poltronão do Cidade Jardim.

    ResponderExcluir
  2. Assisti a esse filme no conforto do lar em Bluray. O ficante queria pq queria ver no cinema mas convenci ele a ver aqui mesmo, e foi a melhor coisa. Depois pra fechar com chave de ouro a sessão dramalhão, assistimos O Escafandro e a Borboleta.

    Michelle Williams e Ryan Gosling mandaram muuuito bem em Blue Valentine, mas o filme em si não me agradou. Achei "bleh".

    ResponderExcluir
  3. Pode ser contraditório, mais gostei muito da sensação de desconforto que o filme causou. Havia visto na época do Oscar e novamente neste final de semana no cinema.

    ResponderExcluir
  4. Papai Urso do Interior14 de junho de 2011 às 10:24

    Pôhãn, se isso foi filme p/ ver no brazilian valentine's day, então preciso de uns bons drink, huahahahaha.

    ResponderExcluir