terça-feira, 21 de junho de 2011

DEI AFETO E CARINHO

Estou a-do-ran-do "Insensato Coração", como há muito tempo não gostava de uma novela. Gilberto Braga sempre foi meu autor preferido e, se não superaram a obra-prima que foi "Vale Tudo", ele e Ricardo Linhares conseguiram criar uma trama envolvente e vertiginosa. Uma semana é muito tempo em "Insensato": quem estava solteira na terça passada hoje já pode estar viúva. O ritmo intenso não deixou surgir a célebre "barriga", aquele longo trecho intermediário em que os personagens apenas almoçam e jantam. O melhor é que a história de Norma, a enfermeira vingativa feita por Glória Pires, parece ter sido pensada do começo ao fim, e não escrita ao deus-dará como em outros porgramas por aí. Outro aspecto positivo é a militância pró-gay, com a homofobia sendo discutida no horário nobre e um casal de bofinhos se formando na frente de todo o Brasil. Gilberto não trai a própria classe: afinal, ele e seu marido Edgar Moura Brasil foram o primeiro casal do mesmo sexo a enfeitar as páginas do "Sociedade Brasileira", o mais seleto catálogo de endereços do país (e não o estilista Carlos Tufvesson e o arquiteto André Piva, como foi fartamente noticiado). Mas claro que a novela não é perfeita. Tem personagens demais, uma necessidade para se preencher os quase 90 minutos diários. Tenho a maior preguiça daqueles jovenzinhos todos e seus namoricos bocós. No entanto, o pior mesmo é o par formado por Eriberto Leão e Paola de Oliveira. Ela é bonita e até que manda médio, mas tem uma cafonice intrínseca que não seria removida nem depois de um internato na Socila. E ele é simplesmente um dos piores atores de todos os tempos, daqueles que consegue transformar qualquer cena num desastre de proporções. Quando os dois aparecem na tela, alegria partiu, foi embora...

14 comentários:

  1. Pensei nisso assistindo o capítulo de hoje. E cada vez que vejo esse casal de protagonistas (??) dou mais moral pra Ana Paula Arósio por ter saltado fora enquanto deu tempo (definitivamente, ela não precisava disso).

    Abraço Tony!

    ResponderExcluir
  2. Nas cenas mais fortes da Paola eu imagino a intensidade que a Ana Paulo Arósio daria. Mas a Paola se esforça (os braços dela estão meio inchados ou é impressão?). Quanto ao Eriberto, não conhecia e me surpreende que nenhum diretor ainda não o tenha mandado parar com aquelas pausas que só ressaltam a canastrice. Apesar de não formarem um par, o Braga Nunes e a Glória são os verdadeiros protagonistas.

    ResponderExcluir
  3. O Gabriel depois de fazer Mutante na Record, voltou à Globo pela porta da frente. Ele devia beijar o Fábio Assunção por ter abandonado o papel. Tb concordo q a Paola é média, mas acho q a Arosio tb taria chata no papel, ela tem um tom meio chorosa. Tô aqui impaciente oras cenas Léo/Norma, pelo q tenho lido já foram escritas clássicas. Pra competir com esses 2 só mesmo a tia Nené, q é ótima!

    ResponderExcluir
  4. eu só dou uma espiadela quando dá por conta da glória pires e deborah secco e seus "beeeeeeeeeeecha"... haha

    ResponderExcluir
  5. Venenosooooo...q cobra...recalque do Piva e Tufvesson??lembre-se que a novela nao e' feita somente para pseudo beeeshas "cult" como vc, existem jovens assistindo, entao os "namoricos" bocos sao benvindos, e nao somente os "namoricos bocos" de beeeeshasss bofinhos, que tb e' extremamente boring(com um dos atores total fraco e o outro medio)...A gte pensa que com a idade ficamos mais simples e menos egoistas, o que nao e' o seu caso.Que bom que temos Gilberto Braga e nao as Helenas chatas do Maneco. E vc ?sempre chochando tudo e no recalque...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  6. Não, seu idiota, recalque nenhum, o Tufvesson é meu amigo. Grande parte da imprensa é que se enganou ao dizer que ele e o André eram o primeiro casal gay assumido a aparecer no "Sociedade Brasileira".

    E você reparou que eu quase só falo bem da novela? Não, né? Pelo seu comentário, dá para perceber o parco domínio que você tem da línga portuguesa. Vai ler mais e ver menos TV, vai.

    ResponderExcluir
  7. Tony que ótimo, "... mas tem uma cafonice intrínseca que não seria removida nem depois de um internato na Socila. E ele é simplesmente um dos piores atores de todos os tempos..."ADOREI!!!!!Falou tudo,foi a analise mais correta que ouvi sobre a novela!!! bjo, Marcio G.

    ResponderExcluir
  8. Mas justiça seja feita: o Eriberto é gostoso pracaralho (pronto, falei), sem contar no bofe chucro do Ismael e aquela delícia cremosa do professor de direito gay, que olhos!

    ResponderExcluir
  9. Papai Urso do Interior22 de junho de 2011 às 12:39

    Ah concordo em parte. Eriberto Leão é ótimo, um puta ator (no currículo tem a variedade a seu favor: já fez um alien em O Amor Está no Ar, já foi Santo Antonio em minissérie homonima, peão-galã no remake de Paraíso, caboclo de época ao lado de Malvino Salvador em Cabocla), mas o personagem Pedro é ruim de doer, GB não escreveu esse protagonista, ele cagou, só isso explica, não tem salvação mesmo. Insensato Coração é uma insensatez, já tentei assistir com outros olhos, perdoar aquele didatismo irritante, os eternos personagens suburbanos em busca de ascensão social à qualquer custo, os erros gritantes de continuidade, as execuções sumárias de personagens que renderiam situações mais interessantes... simplesmente num rolou. Também odiei a que ele escreveu antes (Paraíso Tropical) mas lá pelo menos tinha Camila Pitanga pra salvar com sua Bebel desbocada e impagável, um verdadeiro divisor de águas na carreira dela. Nesta GB não conseguiu prender meu olho uma única semana e olha que ganchos não faltam, bonzinhos viram maus e mata-se personagens numa velocidade tarantiniana e falando em enfermeira vingativa ainda prefiro a Daryl Hannah de Kill Bill, rsrsrs #TarantinoRules define.

    ResponderExcluir
  10. Só vejo as cenas da Norma em Insensato (isso quando vejo), mas "Paraíso Tropical", anterior deles, foi MUITO boa, principalmente por causa da Bebel da Camila Pitanga e do Olavo do Wagner Moura. Os dois juntos eram perfeitos.

    Nunca vou me esquecer da Bebel num casamento "que bela idéia um casamento primaveril em pleno outono...".

    Frase pra vida.

    ResponderExcluir
  11. ja vi o protagonista do teatro fazendo uma peça do saramago e achei a atuaçao dele boa, mas fazem mocinhos/mocinhas é complicado mesmo e tb a novela é chata pacas, só se salva a questao dos gays e o personagem da gloria pirez. e mudando de assunto, que anonimo recalcado(comentario 05), acho que estao com inveja do seu sucesso. beijos

    ResponderExcluir
  12. E NESSA PEÇA ELE FICAVA NU, PORAAAA E TE GARANTO ELE TEM TALENTO/GOSTOSO ELE TEM!!!!

    ResponderExcluir
  13. A Favorita, há exatos três anos, foi ultima novela decente dessa emissora, com ou sem gay affairs, não conseguem inovar em mais nada, chegaram no fundo do poço criativo, fato lamentável porque novela já foi um de nossos produtos de exportação, era coisa que dava orgulho mesmo porque era muito bem feita, texto no grau, figurinos, cenários, aberturas um show a parte. Agora tudo encaretou.

    ResponderExcluir
  14. NOSSA finalmente alguém concorda comigo,pq o que eu esculto falar que o Eriberto é um ótimo ator,sempre discordei,como acho outros nessa novela.O Eriberto é tão bom ator que o vilão Léo, roubou literalmente a novela para ele.

    ResponderExcluir