domingo, 12 de junho de 2011

CINÉ-INSTAGRAM

Levou 9 anos, mas finalmente François Ozon fez um filme de pegada parecida com sua obra-prima "8 Mulheres". As cores exageradas, a trilha sonora kitsch, Catherine Deneuve: muitos dos mesmos ingredientes são usados novamente em "Potiche - Esposa-Troféu". Mas há uma novidade na obra ozoniana, geralmente encharcada de pessimismo e melancolia - e da qual nem mesmo "8 Mulheres" escapava, apesar de ser oficialmente uma comédia. Desta vez o clima é para cima, leve e ensolarado. Não que tudo sejam flores (de plástico). A vida de Suzanne, a esposa do título, está uma barafunda. Apesar da rotina confortável de dondoca, ela tem um marido adúltero, dois filhos problemáticos e um enorme vazio interior. Tudo muda quando o marido precisa se afastar da fábrica de guarda-chuvas que fez a riqueza da família, por causa de uma greve. Suzanne assume o comando e se revela uma administradora muito competente, e ainda reacende uma paixão do passado com o personagem de Gérard Depardieu - que está tão gordo, mas tão gordo, que daqui a pouco não terá mais o physique du rôle nem para continuar fazendo o Obelix. A história se passa em 1977 e traz uma mensagem feminista que soa perfeitamente ultrapassada nos dias de hoje: mulheres também podem trabalhar fora! Podem disputar cargos públicos! Nem Ozon leva isto muito a sério. O diretor prefere carregar nas tintas almodovarianas e inclui até números musicais, deliciosamente fora de propósito. "Potiche" parece ter sido finalizado usando o Instagram, aquele aplicativo do iPhone que deixa as fotos com cara de antiguinhas. Não é um filme substancial, mas é gostoso feito um éclair lilás.

6 comentários:

  1. Uns 8 anos atrás um amigo de uma amiga nos levou em uma boite gay, em Paris. E era assim, quase que exatamente. Meio antiga, meio Almodovar. E os caras dançavam juntos, como se fazia na década de 80, nas discotecas. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Por que TODOS os filmes franceses sempre dão um jeito de enfiar um personagem do Gerard Depardieu? É cláusula contratual?

    ResponderExcluir
  3. Depardieu + Deneuve, igual a Nanini + Severo(dizem que também ele fazia ótima dupla com a Pêra, até uma briga misteriosa deles) ou Fagundes + Duarte, pelo menos para o público parecem casais de verdade que estão envelhecendo juntos.

    E outro casal no Brasil que arrasaria se tivessem contracenado mais vezes, seria Autran + Montenegro, nem era nascido quando fizeram a famosa cena da mesa.

    E Deneuve com cabelão de rica, igualzinho ao Bela da Tarde, quem resiste...

    ResponderExcluir
  4. "éclair" est un nom masculin

    ResponderExcluir
  5. E a primeira música que toca, parece ser de las Baccarat, super kitsch

    ResponderExcluir