quarta-feira, 24 de novembro de 2010

E SEGUINDO A CANÇÃO

Por qual misteriosa razão um protesto marcado para a quarta à tarde atrai mais gente do que um no domingo? Talvez porque no fim de semana as pessoas tenham mais o que fazer, talvez porque queiram uma boa razão para matar aula ou trabalho. Não importa: a manifestação em frente ao Mackenzie teve cerca de 500 participantes segundo a polícia, o que significa que deve ter tido mais. Apesar dos ovos jogados pelos moradores de um prédio, tudo correu na santa paz. E, embalada pelo fogo cívico, a galera ainda teve ânimo de subir a Consolação e seguir pela Paulista até a altura do 777, o novo Stonewall brasileiro. Tomara que essa animação não feneça tão cedo, porque é certo que os ataques - tanto físicos como verbais - vão continuar. Tudo por causa da nossa visibilidade: quando estávamos encolhidinhos, eram raras as agressões explícitas (implícitas sempre houve). Mas o remédio para isto é mais visibilidade, mais diálogo, mais convivência. Muita gente tem preconceito porque não conhece nenhum homossexual de perto, ou nem desconfia que aquele colega de trabalho é gay. Quando descobre, percebe que não mordemos. Só quando provocados.

8 comentários:

  1. Tony, a manifestação foi incrível,chuto cerca de 800 a mil pessoas.
    Teve esses ovos e um ser homofóbico que mandou todo mundo 'ir dar a bunda', mas foram coisas isoladas.
    Acho que esse ato mobilizou mais porque tinha uma proposta espontânea, estava muito bacana porque as pessoas se esforçaram por fazer cartazes, camisetas, panfletos, levaram bexigas, apitos, enfim... Estava bem divertido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ah, e parece que o condomínio do prédio que atirou ovos na gente vai ser processado...

    ResponderExcluir
  3. Tony! não sei se você está acompanhando o trâmite do processo dos adolescentes homofóbicos, então aí vão algumas informações que podem ser de seu interesse:
    - o juiz decretou a internação dos bebês, mas ao que parece foram fornecidos endereços falsos. não tenho certeza disso porque as certidões do oficial de justiça não foram juntadas aos autos ainda, mas é o que foi dito pelo fórum.
    - o advogado de uma das crianças argumentou que não seria necessária a internação provisória pelo constrangimento pelo qual o adolescente está passando. ocorre que no processo consta que esse mesmo adolescente mudou o perfil do orkut para "moleque doido da Avenida Paulista" e está colecionando admiradores homofóbicos (o endereço do perfil do bebê pode ser localizado pelo google) - está tão constrangido que até se orgulha do feito.
    - um dos adolescentes é filho de um mafioso italiano, que já teve problemas com a justiça criminal. provavelmente não ocorreu nada... o que até poderia explicar a empáfia e certeza de impunidade das crianças. afinal, papai já fodeu com a lei e nada aconteceu, posso sair batendo em homossexuais na rua tbm.

    ResponderExcluir
  4. bem eu não tenho essas informações tão privilegiadas como o red mas...mas ando acompanhando pela net.o lance do endereço falso foi ventilado por uma repórter mas parece que eles não foram encontrados ou seja não estavam em casa, e se passar muito tempo vão ser considerados foragidos. o orkut em questão o dono, que já colocou outra foto, jura que tá sendo confundido. mas em compensação o do irmão do dimaior estava até antes de ontem ativo, é só procurar o nome do pai e tacar junior. ele foi quem apareceu escondendo o irmão, de pólo de listra... já o adevogadu do próprio tá indo pelo caminho que o crienti dele entrou na briga pra desapartar, a culpa foi do dimenor, desculpa super inédita!!! mas depois disso o agredido foi depor e sustentou q o dimaior segurou para os outros baterem. quanto ao "pai mafioso" consta na net que a itália jogou o nome dele, como filho de perigoso mafioso italiano, na interpol, que prendeu, mas na hora h a itália não formalizou a acusação. o suspeito jura que nasceu no brasil mas colocou no filho( o envolvido nesse caso) o nome do suposto avô mafioso, que morreu numa prisão dos eua, pela acusação de tráfico e vários homicídios.

    ResponderExcluir
  5. Fala Tony...
    Na realidade em Stonewall as bi reagiram e bateram também... não só apanharam... É aquilo que comentamos sobre serem fortes e viris apenas para atrair semelhantes... Poderiam um pouco usar esta força e revidar... Não quero de forma alguma incentivar a violência.. longe de mim, porém apanhar quieto não dá... E nem correr quando o amigo esta apanhando... Pelo menos pega um pau e corre atrás deles... rs.. Pau de madeira, bem dito...

    ResponderExcluir
  6. Papai Urso do Interior25 de novembro de 2010 11:19

    Amei o texto. Sim, mordemos só quando provocados. O que atrapalha na visibilidade, a meu ver, são as generalizações e os estereótipos já tão arraigados que impedem que as pessoas nos enxerguem como iguais nos anseios, medos e necessidades (de sucesso profissional, de um bom relacionamento, de direitos básicos...), mas então concluo que assumir-se neste contexto é foda! Como assumir-se sabendo pelos jornais de TV, sites e publicações que um gay morre ou apanha a cada 40 minutos no Brasil, liderando o vergonhoso ranking de number one em agressões homofóbicas? Difícil, né? Meu armário segue blindado, mas coloco minha opinião dioturnamente e só não me enxerga gay ou bi em casa e no trabalho quem não quer... Por dentro me entristeço demais... Vejo a comunidade glbt da pátria que nos pariu como aquele alguém que dá dois passos à frente e retrocede três... Enquanto homofobia só gerar mártires e não cadeia p/ quem agride e mata como se o fizesse a uma mosca ou rato, vai ser isso tudo elevado à enésima potência, mais do mesmo, banalização e ignorância... Enquanto alguns engatinham na autoaceitação, já estou no estágio de não ter vegonha quanto a ser gay, mas ter imensa vergonha quanto a ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Curioso como o logotipo da Mackenzie lembra o símbolo integralista quando inclinado, né?

    ResponderExcluir
  8. Olá Tony, dissestes bem, só mordemos quando somos provocados!
    Adorei saber que o condomínio que atirou os ovos vai ser processado!!

    ResponderExcluir