terça-feira, 3 de agosto de 2010

SANGUE E AREIA

A série "Roma", da HBO, foi uma das minhas favoritas de todos os tempos. Pena que durou só duas temporadas: a produção era caríssima e o sucesso não foi muito grande. Mas o equilíbrio entre reconstituição histórica e ficção era perfeito. Cheguei a pensar que veria algo parecido em "Spartacus", que estreia domingo que vem na Globosat HD (aliás, que sacanagem, hein? Só para forçar a venda de HD. Depois reclamam que o povo baixa tudo de graça.). Mas aí vi umas chamadas e um making of, e percebi que é pouco mais do que um vídeo game. O título original do programa ainda incorpora um "Blood and Sand", e de fato é sangue o que mais se vê na tela. A estética lembra a do filme "300", que eu odiei, e o compromisso com os fatos históricos deve ser menor que o refinamento dos jogadores do Santos que xingaram os torcedores pela internet. O verdadeiro Spartacus liderou uma revolta de escravos que terminou com 6.000 crucificados ao longo da Via Appia. Algo me diz que esta versão para a TV a cabo vai ter final feliz.

8 comentários:

  1. Adorei saber que eu não sou o único que odiou 300! o/

    ResponderExcluir
  2. Bem, Tony, eu como baixo tudo já vi a série toda. É verdade que tem uma estética 300 e HQ o tmepo todo. Os primeiros capítulos são bem caidos, mas logo o roteiro tem uns ganchos ótimos e uns personagnes deliciosamente perversos. A série tem um apelo pop e muito sexo, com muito nu frontal e cada homão... Se não comparar com Roma, pode ser uma boa diversão. Na época eu até escrevi isso aqui: http://ohomemeumailha.blogspot.com/2010/02/o-gozo-do-olho.html

    ResponderExcluir
  3. Ok, concordo com a estética equivocada e a violência extrema..
    Mas vamos combinar, que o CRIXUS e o VARRO, não são exatamente de se jogar fora..RS, os caras são fantásticos.
    Já baixei e "devorei" a primeira temporada completa
    Abçs
    Nelson

    ResponderExcluir
  4. É como The Tudors, só para ver gente pelada. Vi o primeiro episódio e achei tão ruim que nem pensei em dar uma segunda chance. Os diálogos são sofríveis. Se ainda tivesse uma Átia.

    ResponderExcluir
  5. O compromisso histórico é minimo e iss fica claro no próprio enredo e tirando o exagero dos palavrões a série é um bom entretenimento.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Douglas e o Jhonne, não deve-se comparar uma obra com outra pois os enfoques são diferentes. Diversão garantida, intrigas, sangue, pancadaria, vilões dos piores q já vi. Abraço

    Harold

    ResponderExcluir