segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PELA CULATRA

Ainda vou votar nele, mas estou quase com raiva do José Serra. Aliás, do PSDB inteiro. Ao longo de oito anos, o partido deixou que Lula reescrevesse a história recente do Brasil. Aguentou calado quando o presidente chamou o governo FHC de "herança maldita", como se as reformas daquele período não tivessem sido fundamentais para o que veio depois. Quem foi que acabou com a inflação? Quem lançou o Bolsa-Escola, semente do Bolsa-Família? Mas os tucanos reagiram às lorotas dos petistas ("nunca antes neste país...") feito criancinhas que sofrem bullying na escola. Nesses anos todos, só o próprio Fernando Henrique teve coragem de reagir. Os outros todos se acovardaram, e agora se dizem candidatos da "continuidade". Serra ainda teve o desplante de exibir fotos suas com Lula na campanha, numa tentativa desesperada de arrancar votos dos indecisos - mas acho que só conseguiu afastar aqueles que já votariam nele de qualquer jeito. O presente governo teve mil e um escândalos, do mensalão aos aloprados, e mil e um defeitos, do amor incondicional pelo Irã aos atentados contra a liberdade de imprensa. Mas a oposição não soube explorá-los e acabou permitindo que Lula se tornasse praticamente invulnerável. Ele conseguiu construir uma armadura impressionante para si mesmo - o mito do iletrado de bom coração - e ai de quem ousar criticá-lo. Será sempre xingado de "preconceituoso", "elitista", "direitista" e outros palavrões. Muitos políticos caíram nessa, preferindo poupá-lo. O resultado é este que agora se desenha: vitória acachapante de Dilma no primeiro turno. Bem feito para o Serra e o PSDB, eu diria, se não temesse coisas piores vindo por aí. A única coisa que me consola é que Dilma não é Lula: não tem o mesmo carisma, nem o mesmo poder de comunicação. Um passo em falso poderá lhe custar bem caro. Vamos ver se quem sobrar na oposição vai ter culhão para peitá-la.

46 comentários:

  1. Eu também voto no Serra, por princípio. Minha vontade é ver o PT de volta a fazer o que eles fazem melhor: oposição.
    **

    ResponderExcluir
  2. "Vamos ver se quem sobrar na oposição vai ter culhão para peitá-la." Que oposição, Tony? Nenhum dos dois partidos - PSDB e DEM - foi feito para atuar na oposição. Não sabem fazer isso! São pateticamente amadores. E não é por acaso que ambos são demofóbicos. Têm aquela cara que o José Simão chama apropriadamente de "nojo de nóis". Além disso, o PSDB é paulista demais. Eu sou paulista, mas o resto do país não aguenta mais essa oligarquia demotucana. Não é somente mérito do Lula, e eu questiono esse "mérito". Serra perde por seus próprios desméritos. E quem o conhece - e no meio jornalístico ele não tem boa fama não -, sabe de sua pseudo-elegância e serenidade. Tá perdendo porque é tão egocêntrico e centralizador que só ouve a si mesmo. Nem aos seus aliados ele escuta! Nem aos seus colegas de partido ele dá valor! Nem ao FHC, que tanto fez pelo país, ele reconhece o valor! Voltando à oposição, o que resta para ela - e escrevam o que digo - é integrar-se num único e grande partido. Se não fizerem isso, estarão condenados ao ostracismo e, paulatinamente, à extinção. Por isso, pelo bem da democracia, voa tucano! Despene-se de sua fantasia social-democrática, cante para outras gentes senão os Jardins e Higienópolis e deixe a sua pavonice usp-sorbonniana pra documentários sobre 1968. Assuma-se centrista ou mesmo de centro-direitas, acompanhado de partidos aliados. Refunde-se e se reinvente. Seja POVO, sem receio de sentir-se envergonhado por isso. E deixe a elitizinha, que só anda de metrô quando vai à Paris, votar nas eleições europeias, com seus passaportes de duplos cidadãos. Affff. Cansei dessa lamúria tucana. Parecem Jó lambendo as suas feridas.
    Milton.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive muito carisma pelo PSDB. Talvez por ter sido criado na periferia, nunca senti na pele evidências de sua competência. Estudei em escola estadual e isso foi uma das coisas mais traumatizantes da minha vida. Segurança naquela época, necas. Transporte público então, nem comentário... Enfim, nessas eleições o 0000 vai reinar pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Também estou pasmo com o 45% da terrorista..Penso que pagaremos bem caro por essa vacilada da "oposição". Estão ai Huguinho Chavez, Evo Morales e que tais a não me deixar mentir..

    ResponderExcluir
  5. tony, amo seu blog, sou leitor assíduo, mas análise política nao é teu forte. essa sua análise foi muito simplista, nem parece vc . rsrs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, Tony (as usual). Eu não sou muito chegado ao PSDB por alguns motivos, mas também não morro de amores pelo PT. Aliás, essa polarização é um pouco irritante em alguns debates.

    Acrescentaria outra coisa: não é apenas o partido em si (e aliados) que não soube se posicionar. A oposição do eleitorado pró-PSDB também não soube...bate nas mesmas teclas. "Dilma terrorista", "Lula analfabeto" (tudo bem, nem todos falam isso, mas já foi moda), etc. São críticas vazias e, siceramente, não aguento (estranho escrever isso sem crase) mais ver minha caixa postal cheia de e-mails desse tipo. Onde estão as críticas construtivas?

    Do ponto de vista jurídico, chamar a Dilma de terrorista é algo completamente infundado. No âmbito do direito penal, qualquer tipo penal deve ser definido. Não há espaço para tipos penais vagos, como vemos em alguns países ditatoriais (ex: em Cuba existe/existia o "crime contra a revolução" - oi?). Terrorismo também entra nessa esfera, já que é algo abstrato dentro do nosso ordenamento jurídico. Não há definição adotada pelo Brasil de terrorismo e, tendo-se em vista que esse termo era utilizado durante a ditadura, não havia necessidade de se ter uma definição precisa. É uma palavra que chama atenção - e ponto final.

    ResponderExcluir
  7. Tony, eu só acho que Serra não é um anjo de candura.
    O PSDB teve está há quase 20 anos em S.Paulo e o que se vê é uma educação pública péssima.
    Alunos na oitava série do 1º grau que não sabem nem ler, nem escrever.
    Fazer Rodoanel e Metrô é fácil... é só contratar uma empreiteira, mas e o social?
    Eu sempre estudei em escola pública, andei de ônibus e ganhei durante 4 anos um salário mínimo.
    Não tem comparação hoje em dia com os anos de treva do FHC. Os anos do apagão.
    Este governo do Lula teve muitos erros, mas os acertos (distribuição de renda, Prouni, moradia, emprego, salário mínimo digno) são infinitamente mais palpáveis.
    Ou o Brasil surtou? 79% de aprovação é referente a que?
    Surto?
    OBS: Tem leitor seu aqui chamando a Dilma de terrorista. Diga pra eles que quem torturava gente na Argentina nos anos de ditatura está na cadeia hoje em dia.
    A coitada da Dilma foi torturada, presa, porque lutou por uma causa e daí vem estas bichas burras aqui falar mal disso.
    Falem qualquer coisa, mas falar mal dos perseguidos políticos nem o Serra ousou comentar. Justamente porque ele tbém sofreu naquela época.
    Eu só tenho a lamentar por seus leitores e um pouco por vc.

    ResponderExcluir
  8. @PAULISTASEXY: LUTAR CONTRA A DITADURA É TERRORISMO?... GABEIRA, QUE É FAVOR DE SERRA E SEQUESTROU, É TERRORISTA TB, NÉ?... ALOISIO NUNES, CANDIDATO AO SENADO POR SP PELO PSDB, QUE TB LUTOU CONTRA A DITADURA, COM ARMAS, TB É TERRORISTA, NÉ?... SE INFORMA, MEU!

    ResponderExcluir
  9. Por essas e outras que eu irei justificar.

    ResponderExcluir
  10. MILTON...VAMOS TOMAR UM DRINK...GOSTEI DE VOCE GATO!

    ResponderExcluir
  11. "Terrorismo" é de fato uma palavra de difícil definição, que muda de acordo com os interesses de quem a usa. A China, por exemplo, chama de "terroristas" a todos os movimentos pró-independência do Tibete e do Sinkiang.

    Mas uma coisa deveria ficar bem clara: nem Dilma, nem Gabeira, nem ninguém que pegou em armas nos "anos de chumbo" estava lutando pela democracia. Combatiam a ditadura militar para instalar outra em seu lugar: uma ditadura comunista, como a que existe em Cuba. Dizer que Dilma lutava pela democracia, como pretende a propaganda do PT, é empulhação.

    ResponderExcluir
  12. É fácil deitar em seu berço esplêndido e votar em quem faz mais estradas para vocês passearem com seus carros importados.
    O difícil é olhar pro sofrimento alheio e votar pela maioria.
    Já ouviu falar de Prouni? Salário mínimo?
    Infelizmente o povo de S.Paulo ainda é um bando de conservador que vai colocar pela enésima vez um governante tucano.
    Pra que? Encher de pedágio, vender as estatais ou fazer rampa anti-mendigo?
    Converse com qualquer professor e vai ver o que a dupla Alckmin-Serra transformou a sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. Tony, uma das coisas que mais gosto no seu blog é a variedade de assuntos - comentários políticos inclusive.

    O comentário do Milton foi perfeito e subscrevo a ele. Mas tenho alguns pontos a acrescentar. Me preocupa muito a forma como pessoas com senso crítico compram o discurso da oposição sem questionamentos.

    Você falou em "atentados contra a liberdade de imprensa". Quais, exatamente? Me mencione uma única medida concreta neste sentido (aquelas convenções idiotas realizadas pelo governo não contam, porque nunca dão em nada). É verdade que algum nível de controle sobre a imprensa é uma agenda petista. Só que, como Lula deixou claro, PT e governo são coisas muito diferentes.

    Sobre a so-called "guinada à esquerda" e o "despreparo" da Dilma, pelo amor de Deus, foi o discurso mais estúpido adotado pela oposição. Porra, a mulher foi ministra da Casa Civil - e sim, isso significa ser o braço direito do presidente. Qual a pasta que você acha que demanda mais capacidade administrativa: Casa Civil ou Saúde? A queda do Serra se deve em parte a essa estratégia de tentar caracterizar a Dilma como "inexperiente". A Dilma está intrinsecamente ligada à gestão do governo Lula - para o bem e para o mal.

    Desde a redemocratização, pobre vota. O PSDB representa sim uma visão elitista do Brasil - o que não é necessariamente ruim. É natural que pobres e ricos, tendo modos de vida tão diferentes, tenham também prioridades diferentes. Só que não é mais possível ganhar eleição no Brasil sem ter propostas concretas para os pobres - maior parte do eleitorado. Não é fazendo um programa eleitoral constrangedoramente popularesco que o Serra vai mudar uma imagem construída ao longo de duas décadas.

    Me desagrada muito esse discurso de demonização da Dilma. Não, ela não é uma ameaça à estabilidade econômica, à democracia, à liberdade de imprensa, à propriedade da terra. Seria muito mais elegante e produtivo se as elites - que têm todo o direito de adotar a postura ideológica que lhes convier - fizessem uma oposição honesta: apontando falhas reais e objetivas, sem recorrer ao discurso do medo e ao terrorismo eleitoral.

    Não sou petista. Devo votar no Serra - inclusive porque o acho bem preparado. Mas sinto um estranho prazer com a disparada da Dilma. Isso é democracia: a maior parte da população elegendo, livremente, quem lhe apetece. Só que, para alguns, a democracia só é boa quando é o seu candidato quem ganha.

    ResponderExcluir
  14. Os comentários aqui estão certeiros: o calcanhar de aquiles do PSDB é a educação. Pena que o iletrado fez bem melhor no governo federal e o legado do PSDB nessa área e não só no estado é uma desgraça. Só falar de saúde não adianta, mesmo porque o governo do Lula é tão bom quanto foi o do FHC com o Serra nessa área.
    Agora, diz uma coisa: que que você acha da histeria anti-drogas do Serra?

    ResponderExcluir
  15. FHC não acabou c a inflação, ele aumentou segurando o câmbio na esperança da reeleição. Fiquei quebrado no final do governo.
    FHC é elitista.
    O Serra quando estende a mão pro povão, limpa na camisa. Tal como fez Clinton.

    ResponderExcluir
  16. Papparazo Campinas o que vc quer da vida??? Temos o melhor do Brasil SIM e por isso queremos continuar assim. Vai falar mal do PSDB ou se gabar pelo Kit Esmola do PT?? A situação lá pra cima tá melhor???

    ResponderExcluir
  17. Anônimo, deixa de bobagem e vota na Dilma.

    ResponderExcluir
  18. concordo com partes do seu comentário.
    realmente, o PSDB foi muito incompetente como oposição. mas, depois que mensalão e similares sumiram da agenda política, acho que não ficou nada fácil ser oposição. o Lula me lembra um pouco os anos do Reagan nos EUA: o apelido do Reagan era presidente-teflon, pois nada de ruim grudava na imagem dele.
    discordo de vc na parte de "coisas piores vem aí". acho que Dilma e o grosso do PT aprenderam muito com a lição na véspera da eleição em 2002: soltaram a famosa Carta Aos Brasileiros desdizendo muito do que tinham pregado como oposição - pois viram que iam assumir o governo... e, quando se é governo, tem que ser bem mais responsável.

    acho que um governo Serra seria melhor que um Dilma, mas estou resignado à derrota dele (mas não tão certo que seja no primeiro turno já). e tb não acredito que Dilma vai mudar muito do que se vê hoje em dia.
    no mundo inteiro, a maioria vota com o bolso e não com a emoção. e acho que a maioria está realmente sentindo uma melhora (que obviamente não é obra exclusiva do atual governo, mas isso fica difícil explicar pro eleitorado em geral...)... então, a consequência natural é que a maioria vote pela reeleição. mas nada dura para sempre.

    talvez com uma derrota acachapante os caciques do PSDB (especialmente o Aécio, que só quer saber do quintal dele...) aprendam que fazer o jogo político na base apenas do seu próprio interesse pode sair muito pela culatra. É que não desejo aos mineiros serem governados por alguém do naipe do Hélio Costa (alô escândalos dos Correios...), mas não seria nada mal que o Aécio saísse chamuscado dessa eleição.

    e sobre os comentários da personalidade abrasiva do Serra: sim, ouvi tudo isso de gente que conhece o estilo dele. Mas pergunte a alguém de Brasília: todo mundo (inclusive os petistas) odeia a Dilma, que é conhecida por falar aos berros com qualquer um subalterno à ela (inclusive ministros etc), para logo em seguida ser um docinho com o Lula (patrão é patrão!). ou seja, no quesito empatia pessoal, é um jogo duro. todos seriam eliminados na primeira rodada de Miss Congeniality.

    ResponderExcluir
  19. PERFEITO! PERFEITO! PERFEITO! DEUS! NUNCA VOU PARAR DE REPETIR ISSO DESSE POST!

    ResponderExcluir
  20. Uma pergunta: Paulistas que vivem bem agora são o demônio? E só uma resposta para reflexão: o Estado e o Município de São Paulo geram tantos impostos - somos o maior PIB do Brasil - e isso, na minha língua, é ser um estado rico (palavra que dá urticária em muitos petistas e lulistas), o que proporcionou ao Sr. Luis Inácio DISTRIBUIR dinheiro público (meu, seu, nosso, bem entendido: nós que geramos renda e trabalhamos para andar de metrô em Paris) como NUNCA ANTES, é verdade, mas sem preparar a população para sair do bolsa esmola também NUNCA... Resumindo: fórmula de ditador populista, resultado idem. Distribuir dinheiro que não é meu também sei e proteger bancos e seus ganhos foi só isso que Lula teve que aprender. Desculpem a sinceridade mas esses aspectos ninguém lembrou néahm?

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho candidato para a presidencia. Eu não gosto do Lula muito menos da Dilma.

    ResponderExcluir
  22. O problema maior da manutenção do PT no poder é esse poder subir ainda mais na cabeça deles e acharem que podem fazer de tudo sem serem punidos.
    Mensalão, dossies, quebras de sigilos (e neste caso vai desde jardineiros até políticos influentes) e assassinatos (lembrem dos Prefeitos de Campinas e Santo André).
    Agora seria interessante a todos verem a entrevista incrível no Jornal da Globo onde a Dilma não respondeu quase nada do que se perguntou, disse que só vai pensar em cargos após ganhar as eleições e concordou que as FARCs são uma narcoguerrilha.
    http://www.youtube.com/watch?v=SP7ycgRriIo
    Uma pena que no JN não pegaram tão pesado como no JG (e aí n é questão de n querer ela no poder, mas de se fazer jornalismo sério, pq o político tem de ser cutucado, provocado, para testar suas reações em adversidades)

    ResponderExcluir
  23. PRONTO! VOU DEIXAR AQUI O COMENTÁRIO DE Nº 24,NÚMERO DO VIADO, QUE É O DE TODOS QUE COMENTARAM ACIMA E O DONO DO POST! HUMPF!

    ResponderExcluir
  24. São Paulo leva o Brasil nas costas!!! A gente poderia ser uma SUÍÇA se separassem SP do resto do Brasil!!! Pena existirem tantos **Brasis** dentro de um só.

    ResponderExcluir
  25. Sidney é uma personagem tipo a Cleycianne?

    ResponderExcluir
  26. Impecável o comentário do anônimo (n. 14) aí de cima, assino embaixo. Ninguém mais aguenta esse papo terrorista, de que coisas piores vão. Lula está terminando seu oitavo ano de governo e o tal golpe não veio. "Atentados contra a liberdade de imprensa" também é uma expressão, para mim, que soa como uma grande cortina de fumaça: a Veja de forma até contrangedora assumiu o lado de um candidato e está aí, sai toda semana (compra e lê quem quer). A tal história de o poder subir à cabeça só funciona para quem está agora lá? Quando o FHC aprovou a reeleição - com suspeitas de compra de votos, diga-se de passagem - não havia como o poder lhe subir à cabeça também?

    O fato é que, na verdade, funciona como o Anônimo disse: a democracia só parece estar funcionando quando nosso candidato ganha. Seremos sempre críticos em relação àquilo com o que não concordamos. O pessoal aqui adora chamar os programas sociais de bolsa-esmola, esquecendo que eles existem também em países "civilizadíssimos" como a França, a Alemanha, a Inglaterra. Mas tudo bem, todos temos o direito de discordar - com argumentos - de qualquer tipo de política. Só não vale taxar quem discorda de ignorante, de vendido.

    Dilma, Serra, Marina, Lula e FHC são políticos de boa cepa. Todos têm seus problemas, mas todos são pessoas sérias. Nesse sentido, acho que o presente e o passado recente do Brasil são motivo de orgulho, sim. O voto em qualquer um deles é razoável e pode ser defendido de acordo com argumentos racionais e posições políticas inteligentes. Por isso, vamos parar com essa história de que fulano é burro, sicrano é chato, isso não leva a lugar nenhum. Advinhe só: vou votar na Dilma e não acho que você seja preconceituoso ou imbecil por criticá-la. Nesse sentido, gostaria que minha posição política também fosse enxergarda como fruto de uma opção consciente - não tem nada a ver com radicalismos ou ignorância.

    ResponderExcluir
  27. Por esta razão que eu acho que os votos do sudeste deveriam ter "peso 2" ou algo assim! Como contrinuimos mais, acho que deveriamos ter mais poder de voto! Democrático? Nem fudendo, mas justíssimo.

    ResponderExcluir
  28. Se SP chegou a ser o que é. É porque ele foi "construido" pelo trabalho de outros brasileiros( principalmente nordestinos) que ali fixaram morada e não por paulistas natos. Viva Dilma viva o Brasil proletariado!!

    ResponderExcluir
  29. Essa história de construção é antiga!!!

    ResponderExcluir
  30. É, o PSDB-DEM-PPS erraram completamente a mão. Gostei muito do nível da maioria dos comentários, mas pessoalmente algo não me cheira bem na Dilma - e ela foi super evasiva quando perguntada do papel que o José Dirceu, por exemplo, vai desempenhar no governo dela.

    Palocci, Gushiken, Dirceu etc, todos eles ainda fazem parte do governo Lula, e farão da Dilma.

    Acho péssimo.

    ResponderExcluir
  31. tony, acabei de ler que vários dos eleitores acham que a dilma é esposa do lula. vá lutar contra isso...
    (vendo pelo lado bom: nossa próxima presidenta poderia ser a dna. marisa letícia!).
    beijos, ju mom, longe....mas sempre perto de vc!

    ResponderExcluir
  32. Alto lá!!! Quem criou o bolsa-escola foi o governador do PT no DF, em 1995, Cristavam Buarque. Como deu bastante certo no DF, o governo do FHC copiou e extendeu ao país inteiro.

    ResponderExcluir
  33. Ai, gente... PT não dá.
    Mas teremos que engolir, né?
    #ArrasadoEmCristo

    ResponderExcluir
  34. Zé Dirceu é nao vale nada!!!
    Já o Palocci, espero que faça parte do governo Dilma!! se o governo Lula deu certo, nao foi por causa do Lula, mas sim por causa do Palocci!!! Aliás, foi por ele estar indo tão bem no primeiro governo Lula estabilizando toda a economia, que os tucanos armaram pra cima dele para derruba-lo na tentativa de desmoralizar o governo do Lula, com medo de uma possivel reeleição que acabou acontecendo. O Lula deve tudo a ele, e ele estaria no lugar da Dilma agora se nao fosse a armacao do PSDB.

    ResponderExcluir
  35. tõ chegando do blog da Cleyciane e ainda estou arrebatada em cristo.....o uomini te mandou lembranças......deve ser horrivel nascer no brasil e morar nos jardins.... estarei falando em linguas

    ResponderExcluir
  36. Sidney, a única certeza que vc teria se separasse o estado de S.Paulo do resto do Brasil (além de que vc tem pensamentos fascistas)é que a Educação seria igual a do Uruguay, país tão pequeno quanto um estado do Brasil.
    O estado mais rico da nação está em 17ª no ranking de educação do Brasil. Isso realmente é competência. Isso é PSDB. Quase 20 anos e sucateou a educação.

    ResponderExcluir
  37. E quando falam dos pedágios em SP, os governantes dizem "Mas a Bandeirantes é tida como melhor rodovia do país!"... Eles se esquecem que a Rod. Bandeirantes já era bem avaliada antes de privatizarem...
    E ela não brotou do chão! Ela foi construída com nosso dinheiro!

    ResponderExcluir
  38. Dale Dilma a vitória é tua pra agonia dos tucanos!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  39. O calcanhar de Aquiles do PSDB no governo paulista, nesses longos 16 anos (hello people, aqui no Estado também há um processo de mexicanização!), é a educação. O governo tucano sucateou o ensino público, desrespeitou o professor e dizimou a sua autoridade na sala de aula com a política sistemática de não poder reprovar os alunos e mediante o baixo investimento na área. Tenho irmã professora e inúmeros amigos que dão aulas no sistema público. É revoltante e desanimador. Com salários pífios e moral baixa, muitos deles estão afastados por burnout e outros tipos de problemas depressivos. Enquanto isso, alunos saem semialfabetizados e incapazes para encarar o mercado de trabalho que, sim, oferece vagas! Além disso, a política privaticionista do PSDB - que teve seus méritos, como a da telefonia - entregou de bandeja o sistema elétrico à iniciativa privada. Pouco investimento foi feito (estão aí os apagões e quedas frequentes de energia no Estado), só ficando na manutenção básica. Tenho irmão que trabalha desde seus 14 anos, quando era menor-aprendiz, na Cesp, hoje convertida em CTEEP (transmissão de energia), e o quadro é desolador. Isso não é noticiado pela mídia. Vocês entendem porque em momentos como este surgem vozes independentes (e eu nem voto Dilma) que se insurgem contra esse discurso típico de curralismo demotucano?
    Milton.
    (CONTINUA ABAIXO)

    ResponderExcluir
  40. (CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR)
    Sou jornalista, mas lermos somente o que a Grande Imprensa nos oferece diariamente, sem interesse de buscarmos por conta própria, como cidadãos e não meros leitores, por outras fontes de informação, é colocar um tapa-olhos num burro de carga, que só vê uma direção, sem visão do todo. As pessoas têm direito a ler “Veja” ou a “Carta Capital”. Mas se elas só lerem isso, optarão por informações de parte. Não é por acaso que muitos dos leitores de “Veja”, por exemplo, absorveram discursos reacionários, direitistas e, pior, em alguns casos, fascistas! Caso não tenhamos o mínimo interesse pela pluralidade (louvamos tanto a diversidade, e ela também deve existir na comunicação), ficaremos a olhar fixamente para uma só direção, não nos dando conta do mata-burro que se aproxima, em que, estúpidos, cairemos. Por isso gosto de eleições: é um momento em que se os candidatos não sabem debater de forma civilizada e construtiva propostas para o bem comum, façamos nós isso, como tem acontecido neste fórum, discutindo aspectos que podem levar, paulatinamente, a uma mudança de postura nossa em relação à política. Deixemos o militantismo de lado e pratiquemos a cidadania, cuja responsabilidade evitamos assumir por desinteresse e preguiça.
    Milton.

    ResponderExcluir
  41. Paparazzo pq vc não vai de mudança pra Roraima e para de encher??????? RSRARARARARARAR

    ResponderExcluir
  42. Adorable Tony, É uma posição difícil de explicar esta sobre tucanos e etc... ou o votar por falta de opçao. Mais votar por inércia ou por passividade, o que parece contrariar a própria ideia de votar. Há aqui uma complicação por resolver. Como podemos votar em pessoas sem as conhecer? Olha o monte que está aí na telinha da tv por todo o Brasil? Devo encolher os ombros e dizer: «São só candidatos». Não estou falando de caso-verdade ou gente que come com a faca e diz «a nível de». Falo de «pessoas como nós», seres humanos habitantes do planeta, que não pediram para estar aqui ou posiçao social. Ainda têm de suportar o «voto» dos seus semelhantes? Porquê? É certo que votar implica, votar neste ou naquele ou em ninguém, mas não é isto que interessa aos cidadãos brasileiros de sã consciencia. Estou falando de uma atitude mais frívola ou mais cool ou mais distanciada. Como se a maneira de votar fosse uma saudação: um «happy to be here» quotidiano. E depois passamos às alegrias e às dores de ver as palhaçadas de uns e de outros no governo, congresso, parlamento ou na presidencia deste país. Mas até que se chegue a votar há um caminho a fazer, procurar sempre o caminho da justiça social que precisa mudar muito ainda neste país , seja na ara da educaçao e formaçao humana.
    É somente minha opiniao. Abraços

    ResponderExcluir
  43. Estou sem palavras... tô passado com o ótimo nível dos comentários... legal um blog como o seu trazer discussões com essa qualidade ... e isso, meu caro,é mérito seu. Parabéns...
    P.S.: também acho que vc exagerou quando teme "coisas piores vindo por aí." Lembra da Regina Duarte?pois é...

    ResponderExcluir
  44. Ai, Tony...bloqueia esse Sidnei. Saco. Gente mal comida que faz esses fakes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Papai Urso do Interior3 de setembro de 2010 às 18:02

    Bolsa-esmola nunca foi solução p/ ninguém, até hoje tem sido um paliativo, jamais um bem definitivo, digo + é uma bola d neve q uma hora vai explodir! Serra é um gentleman, preparado, digno e sem pasagem pelo mensalão, escandalo nos correios, dólar em cueca de assessor, ou passado de terrorista com tendencias macabras!! Sou Serra, só ele conserta essa m*** q já dura oito anos! Abaixo esquerda! Abaixo ignorância petista! Educação já! Só pela escola e pela universidade reverteremos esse quadro! Falar da sujeira dos petralhas me deixa transtornado!!! Serra, vote 45! Mudança = 45! Louco por mudança!!! Pirei!!! Fui!!!

    ResponderExcluir