segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PEDRAS NO PRESIDENTE

Lula é muito bom de comício mas péssimo no mano-a-mano. Quando confrontado por um repórter, frequentemente enfia os pés pelas mãos e fala alguma besteira. A maioria é inofensiva e acaba entrando para o folclore que o rodeia, mas de vez em quando o estrago é grande. Foi o que aconteceu quando o presidente finalmente se manifestou sobre Sakineh Ashtiani, a mulher condenada ao apedrejamento no Irã. Ele disse que o Brasil não deveria se intrometer nas leis de outro país, caso contrário "vira avacalhação". Descontada a rudeza dos termos usados, o raciocínio é correto. Mas o caso de Sakineh é tão excepcional que mais do que justificaria uma ligação ao novo amigo de infância do Brasil, Mahmoud Ahmadinejad. Custaria tão pouco, e Lula ainda poderia se gabar de ter movido mundos e fundos em prol da coitada. Mas não: ele disse com todas as letras que não moveria uma palha. Um erro de cálculo imperdoável para um político tão experiente, e um presentaço para a oposição. Dizem que política externa não é bom tema de campanha, mas já pensou no carnaval que a propaganda do Serra iria fazer se Sakineh for mesmo executada? Aliás, ela poderia até ser solta que pegaria mal do mesmo jeito: como no caso dos dissidentes cubanos recém-libertados, Lula seria acusado de não ter usado seu auto-proclamado prestígio internacional. O Itamaraty percebeu a bomba-relógio e correu para desarmá-la. Três dias depois da declaração infeliz, Lula propôs que o Irã despache Sakineh para o Brasil, já que ela está causando "incômodo" por lá (que capacidade excepcional de escolher mal as palavras, caramba). O triste disso tudo é que essa proposta só surgiu por oportunismo, sem um pingo de convicção moral. Lula só quer evitar o próprio apedrejamento.

18 comentários:

  1. oi tony tudo bom ? o comentário nao tem nada a ver com o post, na verdade.
    é que eu sigo o seu blog e gostaria de acompanhar também o podcast.
    uma boa idéia é disponibilizá-lo no Podomatic. Fica mais fácil pra todo mundo baixar automáticamente - assinando o podcast. fikadika.
    aliás, já escutei no mixbrasil os dois primeiros: vc e marcos estão ótimos.
    abraços e boa sorte, buzz

    ResponderExcluir
  2. Coitadinha desta mulher.

    ResponderExcluir
  3. Tô de saco cheio já do Lula fazendo vista grossa pra esse e tantos outros FATOS internacionais. Esse ainda é um dos que não nos afeta tanto mas fingir que não acontece nada na Bolivia que prejudica o Brasil é apontar o dedo pro povo brasileiro e chamar de BURRO!

    Serra é meu voto de Sofia.

    Estamos mal de políticos, pelamor!

    Abraço Toni!
    Seu blog é 10!

    ResponderExcluir
  4. Junto com a Sakineh vão vir os outros apedrejados, os homossexuais, as acusadas de adultério e os grupos etnicos contrários ao regime atual do Irâ? Se o Brasil for virar asilo de todos os perseguidos por lá, talvez tenhamos que aprender a falar persa.

    ResponderExcluir
  5. Não pensem que o Serra é a solução! Desde quando Tucano é solução???

    O Lula comete realmente muitas gafes. Sobre o caso da Senhorita condenada, era apenas ele condenar verbalmente. É apenas ir a favor dos direitos humanos, ponto! Mas ele não fez. Nota zero!
    Não só neste caso, mas a política internacional do governo é no mínimo estranha: Caso Turquia, Caso Haiti, Thaiti e por aí vai.

    Há de se valorizar a força que a imagem de Lula tem lá fora. Mesmo se, vez em quando, nem ele saiba aproveitá-la.

    Filipe Eloy
    http://tantoquetransborda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. [off-topic] Tony, tinha que ser que nem o YT aqui, ter thumbs up e thumbs down pros posts. Eu acharia digníssimo e tenho certeza que outros leitores também.

    --

    Um dos meus vários problemas com o governo do PT é a política externa. Sério, não sei como tem gente que ainda perde tempo tentando defender. É um absurdo!
    ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Filipe, se o Lula não valoriza o próprio prestígio internacional, QUEM EU SOU PRA VALORIZAR?!

    A política externa do governo dele é hipocrisia pura, beira o sadismo.

    ResponderExcluir
  8. Bom, o que vou dizer nao tem nada relacionado ao Post, mais um pequeno fato que me deixou chocado, voce conhece alguns comissarios da EK,entao vamos ao assunto: "um comissario que foi promovido para o A380 achou um celular no HR aonde é o treinamento...final de historia, foi preso e o resto voce ja faz ideia. Mais o que me chama a atençao é o fato de muitos casos como este a figurinha aí em cima não dá a mínima para estrangeiros que vem aqui se casam e depois somem com crianças e deixam as maes abandonadas a sorte por aqui??? E quais medidas o Lula toma em relaçao as estes países? Bom sem comentarios. Abraços, Boa semana

    ResponderExcluir
  9. Está claríssimo: voltou atrás só por questões eleitoreiras,
    nada além disso! E vocês acham que o Ahmadinejad não vai dar essa mãozinha? Nos preparemos pois pra receber a moça que salvará sua pele e ainda conseguirá mais uns votinhos pra Dilma resolver tudo no 1º turno.

    ResponderExcluir
  10. Se deixa o dissidente político morrer de fome: pedras no LULA, se da asílo a moça, é eleitoreiro.
    Isso me parece o mesmo que fariam com Sakineh.

    ResponderExcluir
  11. Hoje, terça-feira, já veio a resposta: o Irã praticamente chamou o Lula de burro ao dizer que ele está "desinformado" (ou seja, se não estava bem informado, por que abriu a boca?). A notícia está aqui.

    ResponderExcluir
  12. Voltar atrás por questões eleitoreiras, misantroppo? Você pode acreditar que ele tenha voltado atrás para não perder prestígio pessoal, para fazer as pazes com a consciência, para se cacifar como personalidade pela paz. Pode até acreditar que ele fez isso para o Papai Noel não tirá-lo da lista dos "garotos bonzinhos".

    Mas, fala sério, quantos votos você acha que revertem para a candidata dele depois dessa declaração? Mais fácil é chamar o Celso Kamura que, como é sabido, faz subir dez pontos na pesquisa.

    ResponderExcluir
  13. Lucas,

    concordo sim com a hipocrisia do governo com relação a essas questões! mesmo quem gosta de Lula não tem como defendê-lo. não há algum argumento para tal.

    Abço

    Filipe
    http://tantoquetransborda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tony, olha gostei tanto do cartoon que postei tbem (rsrsrs) quem criou? Abraços

    ResponderExcluir
  15. @Fernandez e @Marta: a imagem é um cartum do Aroeira, que se eu não me engano trabalha no "O Globo".

    Acho que foi veiculada em abril deste ano - ou seja, bem antes do caso Sakineh ocupar o noticiário.

    Encontrei via Google Images, digitando Lula + Irã.

    ResponderExcluir
  16. Amigo... o nosso presidente é uma piada e não perde a oportunidade de dar foras... Mas essa intenção realmente foi boa, mesmo que sabemos que foi totalmente interesse eleitoral. Mas dou aqui um voto de confiança nele. (nunca dei). Ele é sempre natural, quando não lê o que escrevem para ele. Ele é bobo... sem maldade. Não sei se o Lula é tão estratégista assim. Pois ele atrapalha até o próprio governo dele. Acredito que é apenas um presidente despreparado mas não uma raposa da politica como muitos outros...

    ResponderExcluir