quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PAPO DE TIETE

Pelo menos desde os anos 60, a sexualidade feminina vem sendo despertada por meninos com cara de menina. Esta era uma das razões para o sucesso avassalador dos Beatles, dizem os psicólogos. Aqueles cabelos semi-longos que eles usavam no começo da carreira (e que hoje seriam considerados "de lésbica masculina") tornavam-os inofensivos para as adolescentes. O fenômeno se repetiu a cada geração posterior. Nos anos 70, as mocinhas se rasgavam por David Cassidy, da "Família Dó-Ré-Mi". Depois vieram os metaleiros glam, com cabelos repicados e toneladas de maquiagem. Hoje temos aí o Justin Bieber que não me deixa mentir. Mesmo conhecendo este fato da vida, não deixei de me surpreender com a minha sobrinha. Ela está fascinada pelo Chris Colfer, o "Kurt" de "Glee". Assiste a todos os episódios, garimpa entrevistas dele no YouTube, acho até que gostaria de namorá-lo. "Mas você não sabe que ele é gay também na vida real?" "Claro, né, tio!", ela ri, me olhando com um pouco de pena. Minha sobrinha tem plena consciência de que jamais vai "ficar" com Colfer, algo que talvez as beatlemaníacas não tivessem. Coisa de garota "digital native"? Sim, mas não é só isto. Tenho certeza de que ela ter convivido comigo e Oscar desde que nasceu abriu sua cabecinha. Ah, abençoada geração.

5 comentários:

  1. Minha mãe até hoje ainda quer trair o meu pai com o Paul McCartney. Tem até um pôster dele na parede (que foi presente meu, hehehe).

    ResponderExcluir
  2. Talvez haja uma explicação científica. Nossos cérebros decodificam as pessoas imediatamente em homens ou mulheres. Quando o visual é andrógino o cérebro por alguns segundos dá tilt - o que talvez provoque este tipo de fascínio.
    **

    ResponderExcluir
  3. E com a sabedoria digital, eu acho que as crianças de hoje perdem um pouco do encanto da ingenuidade...

    ResponderExcluir
  4. Fugindo do assunto, mas falando de Glee, fiquei bastante feliz com a ideia dos produtores de homenagear o musical Rocky Horror Picture Show em Glee!

    ResponderExcluir
  5. A sexualidade masculina tb vem sendo despertada por meninos com cara de menina. E a sexualidade feminina tb vem sendo despertada por meninos com cara de meninas. As vezes tb por meninas com cara de meninos. E para os meninos tb por meninas com cara de menino. E por aí vai, desde o começo dos tempos...

    ResponderExcluir