segunda-feira, 23 de agosto de 2010

NEM MORTA

Quase todas as religiões têm um lado cafona. Os hinduístas veneram elefantes cor-de-rosa e os católicos, um coração sangrando crivado de punhais. Mas acho que ninguém supera os espíritas no quesito mau gosto. Antes de prosseguir, um esclarecimento: não estou entrando no mérito da fé em si. Longe de mim querer discutir no que as pessoas acreditam ou deixam de acreditar. Mas a estética do espiritismo é brega demais, né não? Quase denunciei o trailer de "Nosso Lar" para o Esquadrão da Moda. Gentem, o que é aquela cidade dos Jetsons para onde se vai depois da morte? E por quê é que todo mundo usa túnica branca? Os espíritos de Coco Chanel e Christian Dior bem que podiam organizar uma Além-Túmulo Fashion Week. Mais horroroso do que os modelitos, só mesmo as atuações. Tem ator aí que não passaria em teste para a "Paixão de Cristo" em Nova Jerusalém (aliás, outra coisa über-cafona). "Nosso Lar" estreia dia 3 de setembro e um amigo jornalista que o viu numa cabine disse que não é tão pavoroso quanto parece. Acho que não vou conseguir não ver: é um dos grandes lançamentos da Globo Filmes para o segundo semestre, e talvez faça uma bilheteria tão grande quanto a de "Chico Xavier". Pode ser até que eu goste. Mas, pelo menos para mim, o filme já falhou como catequese. A doutrina espírita é super atraente - vida eterna, uêbaaaa - mas passar a eternidade de sarongue esovaçante? Nem morta.

13 comentários:

  1. Você realmente vê tudo, rs. Eu vou não ir. Já vai me bastar ler o teu post.

    ResponderExcluir
  2. Achei os (d)efeitos meio "Caminhos do Coração".

    ResponderExcluir
  3. Foi a primeira coisa que pensei quando vi as imagens. Mas uma coisa Nosso Lar tem de luxo: A trilha é assinada pelo Philip Glass.

    ResponderExcluir
  4. Tem internet, tem tevê, tem Epcot Center?
    Paraíso capitalista!

    ResponderExcluir
  5. O pior é que a vida não é tão eterna em 'Nosso Lar'. Se você assistir, vai entender. Aliás, ral-a-se muito no plano espiritual. Depois de ver esse filme, não sei se morrer é tão bom negíocio assim, pelo menos na teoria espírita.

    ResponderExcluir
  6. Haha! Um professor do Centro Espírita aqui da minha cidade falava, na época da novela A Viagem que "Se o Céu for daquela forma retratada pela novela, me manda para o inferno!, rs!

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa tem um espirita super engajado na religião e ele mesmo assumiu vendo o trailer: dá vergonha alheia esse filme. Eu li no Globo que a triha é do Glass, mas acho que essa música do trailer não é dele, pq se for ele mandou um disco qq que ele tinha em casa pra diretor, pq nao tem nada a ver com o que o cara vem fazendo a vida toda.

    ResponderExcluir
  8. Quando li o livro, eu morri de rir com tanta viagem na maionese!!!

    ResponderExcluir
  9. Bicha mal vestida? Nem Morta!
    ( A não ser que seja espírita):|

    ResponderExcluir
  10. " Mas a estética do espiritismo é brega demais, né não? "
    Tony, que estética do espiritismo? Que eu saiba, vc se refere a estética de um filme que foi baseado numa obra psicografada pelo Chico Xavier. Como daí vc deduz que a estética espírita que é brega? O Chico psicografou desenhos das roupas também?

    Alexandre S.

    ResponderExcluir
  11. Uma pessoa que leu o livro e viu o filme disse que a cidade que aparece na tela é bem parecida com a descrita por André Luiz e psiografada por Chico Xavier.

    Aliás, também na cinebio do Chico, o espírito Emmanuel aparecia com túnica branca.

    E quando me refiro à "estética do espiritismo", também estou incluindo as capas dos livros, que costumam ser horrorosas. Bem que uns artistas desencarnados podiam dar uma forcinha, não?

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    tb acho q chanel, dior e cia limitada tem q fazer um organizada na coisa pos-vida!

    abraços
    voy

    ResponderExcluir