sábado, 14 de agosto de 2010

LOGO EXISTO

Esta tarde aconteceu o 3o. Encontro dos Blogueiros Gays de São Paulo, promovido pelo André Fischer do Mix Brasil. Foi no Sonique e a casa ofereceu água, refri ou breja aos convivas: mais uma razão para eu fazer propaganda grátis de lá. Éramos uns 20 dessa vez, menos do que no último encontro. Talvez alguns tenham se irritado com a troca frenética de e-mails que rolou durante a semana. O Marçal do Ugay sugeriu que convidássemos lésbicas, trans e travestis. Muita gente foi contra, outros tantos a favor e eu fiquei quietinho. Não tinha opinião formada, até o próprio Fischer intervir. Ele, que tem vasta experiência na militância do Oiapoque ao Chuí, disse que quase não há grupos voltados exclusivamente para os homens gays. As ONGs todas, que de não-governamentais têm cada vez menos, por isto mesmo querem ser o mais inclusivas possível. Como não recebemos dinheiro público e nem sequer definimos com clareza qual o objetivo desses saraus, acho que ainda não é o momento de abrir para as outras letras do alfabeto. O que não impediu uma moça de comparecer (e ser bem recebida).

E já temos um resultado prático desses encontros. É o logo lá no alto do post, descaradamente chupado desse aí do lado, da Human Rights Campaign. Nada simboliza melhor a igualdade que o próprio sinal de igual. Chegamos a pensar em usar o da HRC sem tirar nem por, mas as cores azul e amarela poderiam levar alguém a achar que somos atrelados ao PSDB. Aí o Gilberto Scofield sugeriu trocar o azul pelo verde. O Henrique Luz fez esta artezinha, com os tons oficiais da nossa bandeira e pronto. Agora é só virar adesivo, camiseta, Mica Card, tatuagem... Ah, também vamos registrar no Creative Commons, para não aparecer um vagabundo dizendo que a ideia foi dele (hello? o sinal de igual?) e querendo faturar. Ajuda com isto, Introspective? Aliás, por quê você não foi hoje?

Por enquanto o logo deve ficar assim mesmo, sem slogans, sem palavras de ordem. Vou colar no meu carro, vou botar no blog, vou desfilar por aí. E todo mundo está convidado a fazer o mesmo, não só os blogueiros que foram ao encontro (que aliás não tem lista na porta). O intuito é gerar um misteriozinho, provocar perguntas e até causar constrangimento. Afinal, quem vai ter coragem de se declarar contra a igualdade? Eu sei, é só um loguinho, é pouco, mas já é alguma coisa. Tomara que daqui a pouco tenha tanta gente usando, mas tanta, que mais um pouco e não precisaremos mais fazer campanha nenhuma.

31 comentários:

  1. faltou o crédito da foto e também que euzinha fiz uma faxina DO CARALEO arrastando os móveis daquela sala VIP!!!

    ResponderExcluir
  2. Tony,
    Não compreendo qual o problema de incluir variantes gay no encontro... homossexualidade masculina, feminina, transgéneros... tudo "minorias" em busca do reconhecimento e da igualdade de direitos e voces que não tem nada a ver?! Mas então a igualdade é o quê?! Não tinhas opinião formada? então se nós tivermos os mesmos direitos tudo bem, os outros que arranjem os seus movimentos? por favor! Soa-me a discriminação sim! Ah, arranjamos o nosso espacinho os outros que arranjem o deles? mhmmm feio, muito feio, Sooorry, mas não fica bem.

    ResponderExcluir
  3. Gente,
    mas já saiu o logo?
    Que eficiência! :)

    ResponderExcluir
  4. Susana, estamos apenas no 3o. encontro. Não temos estatutos, não temos regras, não cobramos mensalidade...

    Somos homens gays que escrevem blogs e se leem uns aos outros. A "problemática" (não achei palavra melhor) de um homem gay é diferente da de uma mulher gay. Só a problemática, veja bem: os direitos são, têm que ser, iguaizinhos para todo mundo.

    Só estamos conversando entre nós neste momento, sem convidar oficialmente as outras "letras". Ainda estamos nos conhecendo. Isto não quer dizer que a porta esteja fechada, muito pelo contrário. Não é uma festa privé, é só um bate-papo. Qum quiser vir, que venha.

    Você é portuguesa? Pareceu-me que sim, pelo jeito de escrever. Se for, tens alguma dica para nós? Portugal já aprovou o casamento gay, enquanto nós ainda ficamos fazendo logos e encontros...

    ResponderExcluir
  5. A impressão que eu tenho que é os encontros "querem" servir de ajuda à militância. Só falta alguém falar isso.
    Se este for o caso, então não vejo porque não incluir as outras letrinhas. não sei que foco seria perdido quando esses encontros ainda não têm pauta nenhuma definida.
    Agora, se for para discutir técnicas de massagem prostática, então realmente acho que deva ficar restrito só aos homens gays.

    Aliás, o 1o encontro nem chegou a ter essa discussão. Como ele fez parte dos eventos relacionados à parada gay de SP, eu o entendi como aberto a toda comunidade LGBT. Só que por acaso (ou não), mais homens do que mulheres apareceram e daí se criou essa história de que é um encontro de homens gays.

    Adorei o Celso fazendo a linha "bright eyes" no fundo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Vou ver se enfeito o meu blog com o logo.

    E não é que eu até fiquei bonitinho na foto, Tony?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Meus caros, a porta estava aberta, como bem disse o Tony. Não havia lista na porta nem cobramos mensalidades, e recebemos muito bem uma menina (fofa) bissexual. Não vejo razão para histeria, e o movimento é pela igualdade dos direitos dos homossexuais - não somos todos homossexuais? Algumas coisas me cansam.
    Abraço do Lacombe

    ResponderExcluir
  8. De novo (a minha opinião): este é um grupo de blogueiros gays que começou a se encontrar por uma razão que ainda foi definida, uma força que parece querer nos levar a criar algo bacana. Estamos nos conhecendo, como disse o Tony. Há vários grupos GLTB militando por aí, não acho que seja necessário criar mais um.

    Já grupo de homens gays, pelo que ouvi, não há nenhum. Este é o nosso objetivo. Agora, se todas as outras letras da sigla quiserem formar grupos similares, seria ótimo! E dos mais variados possíveis. Poderíamos, inclusive, juntá-los de tempos em tempos, criar debates etc. O que não pode é ficar genérico, pois os nossos interesses e assuntos sempre acabam divergindo. Nunca chegaríamos a lugar algum. Não é preconceito (quem somos nós para tê-los?), é ser objetivo para se concretizar alguma coisa.

    Por que alguém não cria um encontro de blogueiras gays? Seria o máximo.

    E, acreditem ou não: os nossos debates, mesmo sendo só com homens e num número razoavelmente baixo, gera tanto bate boca nos emails...

    ResponderExcluir
  9. Que lindezas.
    Espero coincidir com a data da minha viagem pra sampa em setembro...

    Aqui em Porto Alegre existia um encontro, mas era apenas de blogueiros (independente de preferencia sequiçual), rendia almoços semanais ótimos.

    ResponderExcluir
  10. o logo ficou ótimo, parabéns!

    ivan

    ResponderExcluir
  11. Copiar logo dos outros é phoda heim?????? com taaaanta gente criativa? Por que nã criar algo novo e mais pertinente com a causa???
    Verde e amarelo??? É Igualdade partidária? Nacionalista? De princípios de que?
    Até o logo criado pelos nazistas nos campos de concentração era mais adequado:
    triangulo - terceiro sexo
    rosa - homosexualidade (segundo a visão preconceituosa da época).
    E preconceito é não incluir ou SE OMITIR como foi o seu caso na inclusão das outras letras do LBTG.
    VERGONHA.

    ResponderExcluir
  12. Gente,
    a pergunta que fica é: que bicha é essa? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Eu juro que mágoa é uma coisa que corrói as pessoas, fico pasmo quando vejo ataques assim. É pura carência, se chamar pro encontro até chora de emoção.

    ResponderExcluir
  14. EUZINHA QUE SOU MULHER, BLOGUEIRA E BABADEIRA FUI BEM ACEITA NO GRUPO!! NÃO TÔ ENTENDENDO ESSAS BICHAS RECLAMANDO, TÃO QUERENDO QUE A GENTE VÁ CATÁ A LAÇO SAPATÕES E TRANSEX BLOGUEIRAS E QUE OBRIGUEMOS AS COITADAS A OUVIREM NOSSAS CONVERSAS!! VÃO SE FUDER SUAS BIXINHAS RECLAMONAS!!! ANALFABETAS FUNCIONAIS QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O TEXTO ESCRITO NO POST!! www.muitofrancaegrossa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Confesso que vim pra SP doido pra ir num encontro desse. Apesar de ser paulista [mas residir em sp], acho que não leio o blog de todo os participantes, e nunca fico sabendo dos encontros a tempo, e desde que vim pra SP de férias, esse é o segundo que acontece

    Eu não fiquei sabendo, se soubesse, teria feito de tudo pra ir. Acho que não fez muita diferença ter lista ou não, afinal, acho que nem houve uma divulgação um pouco mais "convidativa" e sabia do encontro quem já é mais chegado ou conhece alguém.

    Bom, fica aqui minha crítica, hehe. Se é pra lutar pelos direitos da minoria, não seria interessante a minoria ficar sabendo com mais clareza? Talvez um blog,algo do genero

    Enfim, abs

    ResponderExcluir
  16. Tenho vários adesivos do/da HRC. Adoro o símbolo bem objetivo.

    ResponderExcluir
  17. tony, vou dar um copy/paste da sua postagem no meu blog também, ok? acho importante divulgarmos que isso acontece para que a cada nova reunião mais pessoas estejam envolvidas... então conte comigo pra isso! ;)

    ResponderExcluir
  18. ai, droga... havia escrito um comentário imenso falando sobre a "falsa polêmica" em que se transformou essa coisa de fazer o encontro ser LGBT. Mas, só pra reforçar o que eu havia dito e se perdeu quando eu apertei publicar e deu "service unavaiable", já existe uma Frente Blogueira LGBT. Lá, as pessoas podem interagir de acordo com a identidade LGBT. No nosso caso, nos encontros, somos gays masculinos e discutir as identidades alheias me parece um pouco "chá dazamigas" que falam sobre o que não sabem... Pelo que eu pude acompanhar, embora não tenha ido nos últimos dois encontros por ser meu plantão no trabalho, está produzindo ótimos resultados no formato que está... devemos seguir assim e eu vou torcer para que o próximo seja num dia em que eu possa ir. bjs, bjs

    ResponderExcluir
  19. Tony vc e´a mais pintosa da foto,como sempre

    ResponderExcluir
  20. Tédio, tédio profundo... Patotinha, panelina, turminha, grupinho... So last season...

    ResponderExcluir
  21. Olá...Tony...!!!!!

    Mais uma vez...quero te garantir que não fiquei incomodado de forma alguma com seu comentário. Pelo contrário, agradeço e fico lisonjeado por alguém como você estar prestigiando meu trabalho. Me senti...muito feliz.
    Bom, sobre o post do encontro...achei muito bem análisado...acredito que todos nós do projeto estamos na direção certa. A cada dia me sinto mais empolgado de estar perto de pessoas tão inteligentes e ricas em diversos aspectos.
    Adorei tudo!
    Adriano
    Se cuida Tony! Nos vemos em breve!

    ResponderExcluir
  22. Oie,

    Achei o logo legal (é pra colocar nos blogs?). Mas na boa, não incluir o resto do pessoal? Já temos essa força de mobilização que permite ao pessoal dividir o grupo num subgrupo? Não tá conceito muito anglo-saxônico de "meu grupo aqui, seu grupo ali" não, hein?

    E blogueiros cariocas, quando a nossa mágoa-de-cabocla meets Kátia Flávia plus vontade de falar que se em SP tem no Rio também vai falar mais alto e vamos realmente ativar nosso grupo, hein?

    Abraços,
    Fer.

    ResponderExcluir
  23. Ups, agora que eu lembrei que não sou paulistano. Desconsiderem o meu comment. ;)

    ResponderExcluir
  24. todas são tão, mas tão bonitas ! not !!!!

    ResponderExcluir
  25. Todas são é corajosas, por mostrar as caras e os nomes verdadeiros. Já você...

    Podia pelo menos aprender o espacejamento correto entre palavras e pontos, não?

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o Post e o logo ficou bem legal. Achei que ia apanhar quando cheguei com minha amiga risos... mas já tinha convidado antes do bafafá dos e-mails, achei feio desconvidar, e no final deu tudo certo rs. Deu né? rs Devem estar pensando quem é essa bicha lesada que trouxe a amiga bi rs, mas eu supero rsrs
    Estou adorando os encontros, beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  27. Adoro nomes com LLs dobrados.
    Arrasa, Giselle. (que deve ser uma bicha, claro).

    ResponderExcluir
  28. a estratégia da igualdade é ótima. e tem de ser colada à cidadania plena: "não mais cidadãos pela metade! queremos igualdade". gente, até saiu um sloganzinho?! - muito de sem vergonha, mas é por aí a ideia.
    milton.

    ResponderExcluir
  29. bacana o nível que vcs estão, abraço e sucessoo, continarei vindo aqui a este blog.

    ResponderExcluir