quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IRREVERSÍVEL

Este gráfico aí ao lado mostra a evolução da opinião dos americanos sobre casamento gay. É um verdadeiro terremoto: em pouco mais de 20 anos, os 10% que eram a favor tornaram-se praticamente 50% e em breve serão maioria incontestável. Nem o racismo, nem o feminismo, nenhum outro fenômeno social passou por uma mudança tão drástica em tão pouco tempo. A tendência é mesmo irreversível, porque os mais jovens são esmagadoramente a favor - ao contrário dos mais velhos. Ou seja: a cada véio que morre, a linha azul sobe um tiquinho... Também é interessante notar que o último momento em que essa onda se inverteu foi em 2004, quando Bush conseguiu ser reeleito manipulando o preconceito contra os homossexuais. Hoje até sua mulher passou para o nosso lado. Dona Laura não quer ficar outra vez contra o rumo da História... Outro dado engraçado é que ultimamente, quando esquenta o debate, os reaças sempre saem perdendo. É que seus argumentos ditos "racionais" (não-religiosos) são tão fraquinhos que fazem com que gente que não tinha opinião formada de repente tenha, e a nosso favor. Imagino que este gráfico seja bem diferente no Brasil, mas aposto que a tendência é a mesma. Tudo questão de tempo.

6 comentários:

  1. Esta figura caralhiforme é realmente motivo para comemoração. Em tempos de internet e de informação rápida é muito mais difícil manipular informações - a aceitação geral é uma tendência irreversível.
    **

    ResponderExcluir
  2. "Lembra quando existia preconceito contra gays??" Um dia a gente chega lá!

    ResponderExcluir
  3. Morte a Velharia(de idéias)! Viva a juventude(de idéias)!

    ResponderExcluir
  4. kkkk....adorei a forma "caralhiforme" que o Luciano enxergou no tal gráfico... Mas qual viado não enxergaria, né? Ih, acho que as quadraturas estão todas a favor... mesmo que todas as outras estruturas não queiram...

    ResponderExcluir
  5. Devemos muito à internet.
    Quanta bicha triste da puta que o pariu não descobriu que havia algum lugar além do arco-íris?

    ResponderExcluir