quarta-feira, 4 de agosto de 2010

INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE

Os evangélicos chegaram a convocar um mutirão de orações. Mas parece que rezaram com pouco fervor ou, mais provável, Deus está mesmo do nosso lado. O juiz federal Vaughn Walker, da Califórnia, declarou que a Proposition 8 é inconstitucional. Para quem não está ligando o nome à p'ssoa: a famigerada Prop 8, que proibiu o casamento gay no mais rico e liberal estado americano, foi aprovada pelas urnas em 2008, na mesma votação que elegeu Obama. Os inimigos da igualdade, como os mórmons e a Igreja Católica, fizeram na época uma campanha feroz e milionária, e acabaram convencendo eleitores negros e latinos de que o casamento entre pessoas do mesmo sexo provocaria um cataclisma cósmico. O movimento gay percebeu que havia comido bola (hmm...) e contestou o resultado das urnas. Agora, depois de ouvir vozes pró e contra, este sábio juiz determinou que a constituição americana não estabelece quem pode ou não se casar, e que as autoridades religiosas podem fazer o que quiserem em seus terreiros, mas jamais se meter no direito civil. Claro que os reaças já estão esperneando e prometem levar a discussão até a Suprema Corte do país. Só espero que o Obama tenha tempo de trocar mais um ou dois juízes (lá o cargo é vitalício), pois a composição atual pende para o conservadorismo. De qualquer forma, é mais uma vitória a se comemorar.

8 comentários:

  1. Hype do momento : o boato de que Lady Gaga lê/traduz nas horas vagas um blog brasileiro chamado Tom Zine.

    ResponderExcluir
  2. Tony,
    Ainda estou comemorando! Hoje vimos um parágrafo da História sendo escrito bem em frente dos nossos olhos. Eu fiz uma postagem longa no Muque de Peão para ajudar quem não está muito por dentro do assunto.
    Há 2 semanas atrás foi a Argentina, agora isso! Acho que hoje nem vou conseguir dormir de tanta emoção.
    Abraço,
    **

    ResponderExcluir
  3. Adorei o sobrenome dele, é igual o da Karen. Cheers!

    ResponderExcluir
  4. A roda da história girou um pouquinho para frente ontem. Esse juiz deve ter lido e estudado um milhão de argumentos jurídicos vindos dos dois lados, mas sem dúvida alguma, o que deve ter passado na cabeça dele foi: "hoje eu tenho a oportunidade de ajudar a avançar a questão dos direitos civis ou eu posso simplesmente ser mais uma pedra no caminho". Que bom que ele escolheu não ser a pedra.

    ResponderExcluir
  5. Não existe esta possibilidade no Brasil também?
    Eu sou absolutamente contra a leia de parcerias civil ou qualquer outro nome que exista simplesmente pelo fato disso ser só um "cala boca" temporal.
    Igualdade, já!

    ResponderExcluir
  6. e a palavra correta é CASAMENTO e nao uniao estavel...

    ResponderExcluir
  7. A vitória foi lá no Norte, mas vale dizer com toda a bichice possível: A Cacura A-R-R-A-S-O-U!!

    ResponderExcluir
  8. Sabia que a Califórnia não ia decepcionar. Vamos ver o desenrolar dessa história.

    Enquanto isso, o vizinho do norte (Canadá) já tem casamento gay há tempos...e em todo o país...

    ResponderExcluir