quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CAVALOS DE TRÓIA

Entreouvido no corredor do escritório: um faxineiro e uma copeira debatiam se deveriam votar no Tiririca, o candidato-sensação nas eleições de São Paulo. Não resisti e me meti na conversa. “O Tiririca está lá só para conseguir votos para o PR, um dos piores partidos que existem! Se ele tiver uma votação muito grande, vai levar junto para a Câmara de Deputados um monte de candidatos terríveis!” Os dois me olharam como se eu estivesse falando de física quântica e acho que vão votar no Tiririca assim mesmo, “contra tudo o que está aí”. De fato, pouca gente entende que, além de votar na pessoa, também está votando no partido, o que costuma criar casos bizarros. Como Enéas conseguindo eleger um camarada que teve 16 votos. Ou Clodovil sendo substituído por um militar truculento e ainda mais homofóbico. Se algum dia a reforma política vier, este voto proporcional à legenda precisa ser revisto. Porque a política brasileira ainda está muito longe de ser partidária. Continua tão personalista como sempre foi (só quero ver o que vai acontecer com o PT, por exemplo, quando não puder mais contar com o Lula). Por isto, eu imploro a todo mundo que estiver inclinado a votar na Simony, no marido da Mara Maravilha ou na Mulher Pera: se você quer mesmo fazer um voto do protesto, se quer avacalhar com o sistema, vote nulo, vote em branco, vote no rinoceronte Cacareco ou no macaco Tião. Mas não vote nesses candidatos folclóricos, que servem de chamariz para os partidos mal-intencionados. Eles só estão para lá para encher as bancadas com candidatos corruptos e incompetentes - exatamente os que você mais detesta.

(Não tenho coragem de postar a propaganda eleitoral do Tiririca na TV, uma das coisas mais deprimentes que já vi. Quem tiver estômago pode clicar aqui.)

17 comentários:

  1. sou português e acompanho o seu blog, nao percebi bem quem era este tiririca, obviamente.

    fui ver o link, com o vídeo.

    minha pergunta é: isto é verdade? isto é mesmo um candidato? isto existe????

    ResponderExcluir
  2. Depois, ele ainda prega que pior que está não fica. Se já temos lá os 300 picaretas, imaginemos quantos o Tiririca é capaz de levar, se realmente tiver uma votação estrondosa. É muito triste... mas, nessas horas, me ponho a cantar: "andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar"... =)

    ResponderExcluir
  3. Prefiro o hilário eleitoral das drags da Blue Space.

    ResponderExcluir
  4. Por acaso semana passada eu assisti na tv a propaganda do Tiririca e achei péssimo. Este sistema de voto é antidemocrático porque eleger quem tu não quer é uma violência ao eleitor.
    Cada dia que passa eu vejo que o meu voto será nulo.
    Vamos votar nulo para anular esta eleição!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, magnifica explanação e completamente coerente. Só á partir do momento em que verdadeiramente tomarmos a iniciativa de identificar as manobras politicas e que poderemos com ser pensante discernir entre o que é certo e não no cenário da politica brasileira atual. Por conta destas distorções de figuras publicas as pessoas com menos instruções não conseguem discernir um verdadeiro e bom candidato, como Marina Silva.

    ResponderExcluir
  6. Mais um grande post de utilidade pública!

    ResponderExcluir
  7. @oPortuguês: sim, infelizmente o Tiririca existe. É um palhaço de circo que fez muito sucesso há uns 10 anos com uma musiquinha tenebrosa, "Florentina", pior do que os piores pimbas portugueses. Sumiu dos radares durante um certo tempo e agora está aí, concorrendo a deputado federal.

    Mas pior do que a existência dele é a deste sistema pseudo-democrático e distorcido. E ainda pior é a mínima intrução do povo brasileiro, resultado de séculos de descaso dos governos com a educação.

    ResponderExcluir
  8. Há várias décadas atrás o Pelé disse que o povo brasileiro não sabia votar e foi muito criticado por isso. É duro admitir que ele tinha razão.
    **

    ResponderExcluir
  9. Por isso mesmo que votar em candidato do PSOL é de doer na alma. O programa do partido é de cair o maxilar de tão anacrônico.

    ResponderExcluir
  10. ANA PAULA JUNQUEIRA PV 4334
    LUXO/AMIZADES/LINDEZA....
    MEU VOTO GARANTIDO!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente as pessoas acham que estão fazendo um protesto ao votar num palhaço. Eles nem sabem que acabam virando A piada, elegendo vários outros candidatos da legenda. As pessoas não se conscientizam e fingem que não são com elas. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  12. tentar explicar isso pro grande publico brasileiro é que é dificil!
    brasileiro nao sabe votar. nunca soube. e acho eu q continuara nunca sabendo...

    abraçovs
    voy

    ResponderExcluir
  13. tony, a coisa é mais complexa ainda. na verdade, nem se está só votando no partido ao votar num candidato a deputado X ou Y. Está se votando na COLIGAÇÃO de partidos pra eleição de deputados federais (que pode ser diferente da coligação pra presidente, etc).

    fiquei curioso e fui olhar o Tiririca. Sim, ele é do PR. mas o PR faz parte da coligação "Juntos por São Paulo", ao lado do PT, do PC do B, PRB e PT do B.

    ou seja, uma votação maciça no Tiririca vai é acabar elegendo mais deputados federais do PT. menos mal do que o caso do Enéas, mas não creio que todo eleitor do Tiririca seja necessariamente simpatizante do PT.

    agora, não é só o povão que faz essas besteiras. conheço muita gente supostamente esclarecida que vota para deputado federal e/ou estadual no amigo do primo da vizinha, sem nem ter ideia do partido do candidato.

    sei que os partidos são fracos no Brasil, mas eu primeiro escolho o partido que vou votar pra deputado e aí tento achar um nesse partido que me agrade. em último caso, se pode votar só na legenda (ou seja, só no número do partido, 13 pro PT, 45 pro PSDB, 43 pro PV etc) : pelo menos assim vc evita que seu voto acabe ajudando a eleger alguém muito longe das suas ideias.

    o voto de legenda em SP é maior do que para o deputado mais votado (em 2006 foi Maluf com 740.000 votos). e tende a ser bem maior pros partidos que tem algum semblante de consistência: em SP em 2006 o PT recebeu 900.000 votos de legenda, o PSDB teve 845.000, o PV 390.000 e o PSOL 140.000. Partidos mais ligados a personalidades e menos a ideias (gostou do eufemismo?), como PMDB, PP, PTB não recebem tantos votos de legenda (a não ser que o candidato ao cargo principal em disputa, presidente nesse caso, seja MUITO forte e puxe o voto no número do partido de cima a baixo).

    ResponderExcluir
  14. Quando li 'a copeira e o faxineiro' pensei "que cretino arrogante"... Mas ponderando... é a classe D a F que constituem essa emporcalhação que é o cenário eleitoral neste país. Tudo do mesmo sempre. Que triste.

    ResponderExcluir
  15. As pessoas falam em "sistema antidemocrático" sem saber direito do que estão falando. O sistema proporcional não é uma "aberração" e existe em vários países ditos "de primeiro mundo". A solução de acabar com ele parece ser aquela do marido que pega a mulher traindo ele no sofá da sala e vende o sofá para resolver. Ele existe exatamente para reforçar a política partidária e não para passar a perna em eleitores desavisados. Talvez um melhor esclarecimento às pessoas seria melhor -- como alguém lembrou aí, não é só o povão que comete esses erros. Já passou da hora de adotarmos um sistema proporcional misto, como existe na Alemanha, por exemplo. Lá, os partidos são obrigados a divulgar listas de quem serão as pessoas a serem empossadas como deputados, caso o partido atinja a cota. E são obrigados a seguir a ordem da lista caso possam chamar mais de um. O sistema é misto porque permite que uma pessoa se lance individualmente, e isso serve exatamente para essas figuras mais conhecidas. Muita gente votou no Eneas, mas poucos votariam no PRONA. Assim, se a pessoa, indiviualmente, atingir a cota mínima, não poderá levar ninguém mais do partido.

    ResponderExcluir