segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ABERTO PARA REFORMA

Raramente compro a "Época", mas não resisti à capa desta semana. Evangélicos que rejeitam o mercantilismo das igrejas neopentecostais? Oi? A revista os chama de "novos", mas a verdade é que não se trata de dissidências da Universal ou da Renascer. A maioria desses rebeldes tem raízes mais antigas, que remontam aos luteranos. Costumam ser mais educados (e mais ricos) que os fiéis desesperados que depositam seus dízimos e sua fé na horrenda "teologia da prosperidade". E estão organizados em pequenos grupos que buscam emular as primeiras comunidades cristãs. Ainda é um movimento incipiente, que não vai acabar de uma hora para a outra com os pastores televisivos que falam em línguas e arrancam grana dos miseráveis. Mas é mais um sinal de que algo está mudando. Junto a isto o apoio maciço que a recente "desconversão" de Anne Rice vem recebendo, e fico com a impressão de que o cristianismo está prestes a passar por mais um de seus ciclos periódicos de catarse e renovação. Menos intolerância, menos ganância e mais amor - será? Hana Macantarava Suya!

13 comentários:

  1. Me acorda quando RELIGIÃO acabar...

    ResponderExcluir
  2. Fico pasma como as crentonas arrazam no colene! nem eu chego a tal ponto!

    ResponderExcluir
  3. Me acorda quando RELIGIÃO acabar.. [2]

    Sério, isso vai acontecer, nem que seja no ano 20.010.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que essa gente um dia cansa de esperar Jesus, não?

    ResponderExcluir
  5. Acho que a minha quota de crença está esgotada e, pelo jeito, sem possibilidade de refil.

    ResponderExcluir
  6. Voltando para casa ontem percebi que uma fábrica desativada aqui perto havia se transformado em um templo de uma tal Igreja Bola de Neve. Achei que era piada. Cheguei em casa e joguei no Google e quase caí de costas! Esta coisa existe mesmo, e não é pequena!! O nome representa bem esta avalanche que eles estão planejando...
    **

    ResponderExcluir
  7. Já disse que o Brasil vai virar uma teocracia evangélica...

    E quando isso acontecer vai ter cabeça de gay rolando por todos os lados, vcs vão ver.

    Melhor nos aliarmos com os católicos, porque perto dos evangélicos talibans eles são docinho de côco.

    ResponderExcluir
  8. Me acorda quando RELIGIÃO acabar...[2]

    ResponderExcluir
  9. QUALQUER ASSUNTO FICA SEM GRACA HOJE....
    DEPOIS DE VER A PARAGUAYA LARISSA RIQUELME NA FESTA DA PLAYBOY...BOTANDO ORDEM NUMA FESTA QUE AS PELADAS QUEREM SE VESTIR DE EVANGELICAS....VIVA O PARAGUAY!

    ResponderExcluir
  10. Que eu saiba existe uma diferença entre evangélico e protestante. Nem todo protestante é evangélico, mas todo evangélico é protestante. Logo, os luteranos, metodistas, batistas, etc, não seriam evangélicos, mas sim protestantes tradicionais. Bom, não estou certo do que disse. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Não. Muitos desses fiéis são justamente dissidentes de igrejas neo pentecostais - ou seja, não necessariamente são "mais ricos" ou "mais berço". E a igreja luterana não tem tanta participação, ao contrário da batista e da presbiteriana.

    ResponderExcluir
  12. Lady, isto é uma ótima notícia.

    Já tinha percebido que muita gente está perdendo a paciência com a bandalheira dos neopentecostais. Mas a maioria não é fiel dessas igrejas. É muito bom saber que estão acontecendo dissidências dentro dessas máquinas de fazer dinheiro.

    ResponderExcluir