terça-feira, 13 de julho de 2010

A VOZ DA IDADE

Um sinal seguro de que se está ficando velho é quando começamos a rejeitar as coisas novas em benefício das antigas. Isto ficou claro para mim desde que comprei dois CDs na semana passada. Um é “Love and its Opposite” da veterana Tracey Thorn, ex-vocalista do Everything but the Girl. Para quem não está ligando o nome à pessoa, é do EBTG a clássica “Missing” (..and I miss you… like the deserts miss the rain), que começou a tocar em 1995 e não parou nunca mais. Foi o único hit global da banda (na verdade, uma dupla), que na verdade começou bem antes, em 1983. Desde aquela época Tracey já tinha uma voz inconfundível, com um traço comum a muitas grandes cantoras: mesmo na mais tenra idade, ela parecia já ter sofrido o suficiente para interpretar com veracidade as mais distintas emoções. Seu disco novo não tem nada de inovador, mas traz canções pop bem feitinhas. No site da moça dá para baixar de graça e dentro da lei a triste “Oh the Divorces” e a saltitante “Why Does the Wind”.

Marina Diamandis é jovem o bastante para ser filha de Tracey. Ela usa o nome artístico de Marina and the Diamonds, apesar de ser uma artista solo; que malandra, não? E é tão bonita que vem sendo convidada para posar em editoriais de moda e capas de revista. A crítica internacional também não resiste a uma gostosa que se dá ao respeito (ao contrário das Pussycats Dolls, por exemplo) e vem saudando o disco “The Family Jewels” como a melhor coisa desde que inventaram o pão quente. Marina é boa compositora e seus arranjos são bem mais up-to-date que os de Tracey (os quais, para ser sincero, poderiam ter sido feitos em qualquer momento dos últimos 30 anos). Seus singles têm sido disputados pelos mais badalados remixers e ela é a nova queridinha da Inglaterra. Mas não me convenceu, pela mais básica das razões: não gostei de sua voz. Seu fraseado descamba volta e meia para um “ioleriiiti” que me incomoda muito. Confira aqui se a minha implicância é gratuita: o site rcrdlbl tem muita coisa dela baixável, de graça e dentro da lei. Nada me empolgou muito. É a idade chamando?

8 comentários:

  1. Bom senso deixa a gente tranquilo. Idade leva a gente pro médico.

    ResponderExcluir
  2. Marina and the Diamonds (os diamantes, segundo ela, são seus fãs) é o futuro! Conheci quando ainda não tinha lançado este álbum, só alguns singles (que pra mim continuam as melhores do álbum) como Obsessions e I Am Not A Robot. Tirando umas 4 faixas, o álbum é supimpa. Acho que deverias dar uma segunda ouvida ;)

    ResponderExcluir
  3. Não estou aqui para massagear seu ego mas tenho 22 anos e a voz dela tb me incomoda, então acho que não é sinal de velhice não.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém lembra da 2ª música mais famosa do EBTG, "When all's well"?

    eu gostei do álbum anterior da Tracey. Tinha uma música chamada Grand Canyon com remix legalzinho do Dirty South que passou batida por aqui, pra variar. E o clipe também criativíssimo. E hoje tem remix da Tracey no rcrdlbl, já viu?

    Aliás, o nome "Marina and the Diamonds" então vai na mesma da "Florence and the Machine"?

    ResponderExcluir
  5. Pra mim Marine and The Diamonds e Florence and The Machine são uma das melhores coisas que ouvi ano passado e esse ano. E Crystal Castles que pra mim é a revelação dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo wans, como gosto é como...
    Agora se torcesse o nariz pra the xx, ellie goulding, lá roux, e tantas outras coisas modernex que estão surgindo ainda vá lá...

    ResponderExcluir