sábado, 3 de julho de 2010

EMBAÇO SEM COMPAIXÃO

Ao longo de 2009, dois filmes de mulherzinha foram apontados pelas revistas e sites especializados como barbadas para o Oscar: “Educação”, que já está saindo no Brasil em DVD, e “Brilho de uma Paixão”, recém-estreado por aqui. Os dois têm muitas semelhanças. São romances de época dirigidos por mulheres e estrelados por atrizes praticamente desconhecidas. A profecia se cumpriu com o primeiro. “Educação” foi indicado para melhor filme e melhor atriz, ganhou um monte de outros prêmios e fez uma bela carreira internacional. Já “Brilho” deu chabu: só foi indicado a melhor figurino, passou pelo festival de Cannes em brancas nuvens e também pelas bilheterias. Injustiça? De forma alguma. O primeiro é divertido e profundo, enquanto o outro é talvez o filme mais chato que eu vi este ano. A história conta o namorico do poeta Keats, um dos maiores da língua inglesa, com sua vizinha. Os dois andam de mãos dadas, deitam-se em flores e trocam juras de amor eterno. Depois deitam-se em flores, trocam juras de amor eterno e andam de mãos dadas. Qualquer filme da saga “Crepúsculo” tem muito mais ardor, e olha que lá não tem ardor nenhum. Enfim, a produção é primorosa e é sempre interessante ver como as pessoas se divertiam no começo do século 19, quando não havia TV nem internet (não se divertiam muito). Mas a badalada diretora Jane Campion vem se revelando um embuste. Seu último filme bom foi “O Piano”, e lá se vão 17 anos.

5 comentários:

  1. Ainda bem que hj em dia divido os filmes entre: no cinema e por torrent, por isso posso parar de ver se sofrer. Vi 40min desse filme e não aguentei mais, um saco. Apaguei o arquivo sem dó. Já viu o "Ultima Estação'?

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, adorei o blog, não conhecia; agora já o sigo! Em segundo lugar; o texto! Vi Educação, adorei, acho que a perspectiva da adolescência adentrando o universo adulto é bastante pertinente! Eu ainda não vi este segundo! Quero fazê-lo, bem como ver Eclipse, que é uma boa opção de entretenimento! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que eu vi Kick-Ass na semana passada. a outra opção ia ser esse.

    ResponderExcluir
  4. Vi os dois e gostei, é, acho que sou mulherzinha

    ResponderExcluir