terça-feira, 13 de julho de 2010

A OUTRA VÍTIMA

Duas pessoas foram assassinadas com requintes de crueldade no Brasil durante o mês de junho. Ambas sofreram sessões de tortura nas mãos de seus carrascos e jamais tiveram a menor chance de defesa. Uma delas foi morta a mando de uma celebridade. A fama e o dinheiro do cara garantiram que o crime não saísse das manchetes durante dias da fio, com direito a reconstituição na TV e a uma enorme comoção nacional. O outro assassinato não mereceu mais do que algumas notinhas nas páginas internas dos jornais e já sumiu do noticiário. Só os sites gays ainda tocam no assunto, como se esta monstruosidade só afetasse uma minoria. A primeira vítima, é óbvio, é Eliza Samudio, um caso escabroso que certamente entrará para a história policial do país. A outra é Alexandre Tomé Ivo Rajão, que foi torturado com paus e pedras e depois enforcado com a própria camisa na noite de 19 para 20 de junho. Seu corpo foi achado num terreno baldio em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Alexandre tinha apenas 14 anos e já militava na causa GLBT, tendo participado do comitê de organização da parada gay de sua cidade - apesar de sua mãe dizer que ele "só atravessava uma fase". Três skinheads foram presos esta semana sob suspeita de terem praticado esse crime bárbaro, que não está mais no radar da grande imprensa. Num mundo melhor, a morte de Alexandre estaria ganhando tanto destaque e causando tanto escândalo quanto a de Eliza. Num mundo perfeito, eles ainda estariam vivos.

21 comentários:

  1. Desde o ocorrido essa notícia não consegue descer. É absolutamente uma das coisas mais tristes que ouvi ultimamente.

    ResponderExcluir
  2. A comparação é ridícula neste caso, Tony. É claro que a morte da Eliza terá e merece mais destaque, pois tem mais interesse para a mídia. Um homem que quase tinha tudo, dinheiro, fama e família, mandou matar a mãe dos seus filhos e jogar para os cachorros comerem. Era uma pessoa conhecida no país todo. Claro que o crime contra o Alexandre é hediondo e merece toda a atenção da polícia, mas garanto se tivesse sido o Bruno e seu séquito a matá-lo, a impressa falaria de modo estridente, apelando para todos tipo de escrutínio do relacionamento dos dois... De qualquer forma, fiquemos nós atentos para que o crime de Alexandre seja punido rigorosamente.

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que o crime e a motivação do Bruno são muito mais compreensíveis do que a dos assassinos do garoto. O Bruno cometeu um crime passional. Claro que não menos condenável, mas movido por por algo que pode atingir qualquer um de nós. Já o crime de SG foi puramente preconceito dos mais medievais.

    Até o momento, a imprensa tem sido bastante cautelosa em afirmar que o menino era efetivamente gay, até pela idade em que muita gente ainda está se descobrindo. Não que a juventude de hoje não esteja menos ousada, muito pelo contrário, mas SG não é exatamente a praça do CEI ou o CAC do Rangel, nem uma Ipanema/Jardins da vida onde todo mundo pode sair dando pinta fechativa pela rua.
    Em conversa com um nativo de SG sobre isso, comparamos a reação das pessoas a quem se veste "diferente" na zona sul, na zona norte e em SG. Na Zona Sul, ninguém dá a mínima, você é só mais um. Na Zona norte, as pessoas olham e apontam. Em SG, as pessoas jogam pedras. Palavras de um sãogonçalense! Para quem duvida, a prova está aí, neste caso.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Tony!

    Comentário desnecessário da Anônima aí de cima.

    ResponderExcluir
  5. Que horror Tony, eu não sabia!!
    Infelizmente não existe 'mundo perfeito'!
    Triste.

    ResponderExcluir
  6. Por que não acionar os zilhões de coleguinhas jornalistas gays que abundam nas redações de jornais, revistas e TVs deste Brasilzão varonil? Pauta, é. Vamos atazanar a vida deles. Nomes, não digo. Mas todo mundo tem um amigo jornalista, né? Lobby, gente! Looooooobby!!!

    ResponderExcluir
  7. O crime contra o adolescente (eu vi a mãe dele dando depoimento, ela é até bem sensata) foi muito pior, pois ele morreu de graça, era completamente inocente e foi atacado por skinheads brasileiros, como fosse possível isso existir.

    ResponderExcluir
  8. "Num mundo melhor...Num mundo perfeito..."É por isso que sou viciado na leitura desse blog.

    ResponderExcluir
  9. O pior é pensar que o que aconteceu em SG está acontecendo Brasil afora, e sequer tomamos conhecimento. Não diria em um mundo perfeito, pois perfeição é inatingível, mas num mundo justo nem sequer estaríamos comentando isto.

    ResponderExcluir
  10. EU TINHA PEDIDO PARA VC E OUTROS BLOGS SE MANIFESTAREM A RESPEITO DISSO, E VC FOI BRILHANTE! NAO PODEMOS DEIXAR ESSA HISTORIA ACABAR ASSIM.

    ResponderExcluir
  11. Bright YounGAY Things14 de julho de 2010 às 20:50

    Tenho vergonha de ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. O Brasil se esqueceu de Edson Nérios, que há dez anos foi brutalmente assassinado por skin heads na Praça da República, num crime que chocou a todos na época, chamou a atenção da mídia internacional, e os culpados foram julgados e condenados. Mas isso foi esquecido, esse exemplo de mobilização e justiça caiu no esquecimento. Existe um Instituto Edson Néris que ficou só no papel, não tem sequer site na internet. Como é que podemos querer andar para a frente se abandonamos o passado dessa maneira. Essa é nossa militância.
    Abraço pesaroso do Gui Lacombe

    ResponderExcluir
  13. Estou com o Tony, esse anônimo que não bota a cara (3º coment.)está falando meeerda.

    Os assassinos do garoto ainda compareceram no enterro.

    Pelo menos a nossa polícia fez o dever e prendeu esses merdas...


    Mas em junho houveram outros homicídios motivados por ódio, como aquele em que três rapazes que sairam de uma boate gay em jpa e os corpos foram encontrados na mala de um carro, horas depois em pilares.


    A desunião glbt é imensa.

    ResponderExcluir
  14. SOU O CARA DO 12° COMENTARIO, TONY ESTOU COM UMA INDIGNIÇAO DOS DIABOS, DA MESMA MANEIRA QUE ESCREVI PARA VC, ESCREVI PARA O ANDRE FISCHER DO MIX BRASIL( QUE TEM UMA RESPONSABILIDADE MUITO MAIOR POR SER UM PORTAL GAY E GANHAM DINHEIRO COM ISSO, MAS MINHA SURPRESA NEM UM COMENTARIO MEU FOI POSTADO, NEM OS MESMOS SE DERAM AO TRABALHO DE FAZER UMA MATERIA A RESPEITO OU COBRAR ATITUDES DO RESPONSAVEIS.É VERDADE ESSE TIPO DE VIOLENCIA SO ACONTECE DO MEU MUNDO, NO MUNDO DE JUNIOR E MIX BRASIL, TUDO É COR DE ROSA (COM VIAGENS, MODA, FESTAS E BAFONS) NAO COBRO ESSA MERDA DE REVISTA NEM PARA LIMPAR O RABO, SEU EDITOR É UM CARA ALIENADO E DITADOR E NAO MERECE O RESPEITO DA CLASSE.

    ResponderExcluir
  15. ANÔNIMO, o Mix falou sim desse crime em sua seção de notícias, e bem antes do que eu. Dá um search lá que você acha.

    ResponderExcluir
  16. Meu caro, Tony, eu escrachei na brincadeira nos comentários que fiz há pouco, mas falando sério quero te parabenizar pela colocação perfeita na comparação dos casos.

    Soube disso na época mesmo que aconteceu por um amigo de uma ONGay de BH e confesso que quando vi as fotos do menino eu desabei.

    Até agora vendo este rostinho tão infantil ainda e inocente me dá uma revolta tão grande que não sei o que fazer com ela.

    Triste demais.

    ResponderExcluir
  17. EU CONCORDO COM O COMENTARIO DO ANONIMO,O MIX BRASIL SO PUBLECA O QUE É CONVENIENTE PARA ELES E A REVISTA É UMA CAPRICHO GAY. NINGUEM MERECE.

    ResponderExcluir
  18. "Perdoa, Senhor! Eles não sabem o que dizem!" Se vocês não estão sabendo, os meninos nunca confessaram nada (pois não fizeram) e NUNCA FOI E NEM SERÁ PROVADO que eles assassinaram o Alexandre. A morte do Alexandre pode até ter sido causada por motivos de homofobia, mas não da parte dos meninos que estão injustamente presos por esse crime. Há imagens que provam que o testemunho da acusação é falso, mas é muito mais conveniente à nossa "eficiente polícia" continuar insistindo em um culpado, do que admitir que errou só pra querer aparecer. Reflitam um pouquinho antes de acusar e condenar as pessoas sem provas reais...

    ResponderExcluir