quinta-feira, 1 de julho de 2010

HERANÇA MALDITA

Juro que o PT conquistaria mais da minha simpatia e quiçá até o meu voto se não batesse tanto na tecla da “herança maldita” deixada pelo governo FHC. Me irrita muito essa pretensão do Lula de que tudo que é bom no Brasil é de sua autoria e que os 500 anos anteriores só trouxeram desgraças, que atingiram seu ápice durante a presidência de seu antecessor. É bom lembrar que os petistas foram contra o Plano Real, em 94, que fulminou a hiperinflação, e que a política econômica seguida pelo atual governo é praticamente idêntica à dos tucanos. Fiquei especialmente furioso quando Dilma Rousseff disse que as enchentes no Nordeste eram “culpa” de FHC, que nada teria feito pela região durante seus 8 anos no poder – como se o PT tivesse chegado anteontem ao Palácio do Planalto, e não em 2003. Mas longe de mim achar que Fernando Henrique é inocente. Foi ele quem inventou esta merda que é o “presidencialismo de coalizão”, a verdadeira herança maldita, ao se aliar com o PMDB e o DEM (então PFL) para garantir a maioria no Congresso. O DEM, goste-se ou não, tem até uma certa coerência ideológica, mas o PMDB é um saco de gatos amorfo e traiçoeiro, que só está interessado no pudê. O PT reproduziu o mesmo formato, e o resultado é que hoje Dilma depende do apoio de Collor, Sarney e Calheiros, entre outros menos cotados. Este modelo de (não) governabilidade é o que afunda o Brasil, na minha opinião. E, ao invés de se aliarem com o rebotalho da política brasileira, bem que PT e PSDB, que nasceram tão próximos, podiam voltar a trabalhar juntos.

7 comentários:

  1. Isso eu concordo e muito! Todo governo tem seus altos e baixos, mas se vivemos uma estabilidade e crescimento econômico foi graças a FHC que fundamentou as bases para que isso acontecesse.

    Esta promete ser uma eleição tão disputada quando a Copa do Mundo. Já tenho meu voto decidido. Só espero que o brasileiro não faça uma grande burrada.

    ResponderExcluir
  2. ai que susto! confundi pudê com padê... hihihihi

    ResponderExcluir
  3. Não poderia concordar mais, Tony.

    Infelizmente o PSDB não teve coragem de colocar uma cara "nova" na disputa presidencial. Se fosse o Aécio ainda teriam alguma chance. Mas o Serra não ganha da Dilma nem a pau.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha. Burrada todos faremos porque qualquer um que ganhar vai ser burrada, meu biem.

    ResponderExcluir
  5. Tony, acabo de abrir uma Cava em sua homenagem! Nunca antes na história desse país li um post de um bloguegay com uma sustança de opinião política tão decente. Transformar'governo' em 'governabilidade' é abduzir um conceito das empresas - cheio de vícios e comprometimentos - para a Administração Pública sem qualquer consideração acerca dos prejuízos que pode acarretar. Saúde!!

    ResponderExcluir
  6. Em qualquer país com uma democracia consolidada e partidos políticos sólidos teria agremiações como PT e PSDB no mesmo lado. Aqui no país, isso só não ocorre porque ambos nasceram em São Paulo e a rivalidade entre seus caciques impede uma possível aliança que escurraçaria o PMDB e o DEM de suas hordas. Para que uma hipotética união em âmbito nacional venha a acontecer, teremos de esperar uma década ou duas, pelo menos, até esta geração ir-se de vez. Se é que nesse tempo as diferenças vão se acentuar. Por isso mesmo, essa ideia é cada vez mais remota.

    ResponderExcluir
  7. droga.. fui ver esse post agora.. hehe.. ia fazer uma consideração gaaandi!!! são tantas mas tantas as razões de PT e PSDB serem feito água e óleo!

    ResponderExcluir