sexta-feira, 16 de julho de 2010

EU SOU VOCÊ AMANHÃ?

Ainda estou sob o impacto da aprovação do casamento gay na Argentina. Já tem deputado brasileiro “preocupado” com a repercussão da notícia por aqui, o que prenuncia uma longa e árdua batalha política. Talvez os nobres parlamentares nem precisem se preocupar tanto: nosso movimento gay é desunido e desorganizado, ao contrário do lado de lá da fronteira. Aqui também pouca gente tem coragem de peitar a Igreja e os evangélicos, que se escondem alegremente atrás de uma interpretação distorcida do que seja liberdade religiosa e de expressão para nos atacar à vontade. Também faltam grandes veículos da mídia que se posicionem claramente a favor da causa. Fico pasmo que a “Folha de São Paulo”- a minha querida “Folha”, da qual sou assinante e colaborador - não publique um editorial atrás do outro defendendo os homossexuais (o “New York Times” publica). Esta é a grande luta por direitos civis do nosso tempo, e, quando eles finalmente forem aprovados, o silêncio atual da grande imprensa vai ficar tão constragedor (para eles) quando aqueles anúncios de venda de escravos na capa dos jornais do século 19. Enfim, acho que nos falta mais radicalização. Historicamente, a Argentina sempre foi mais “longe” do que o Brasil, o país da pizza. Nem sempre isto é bom, é claro. Tanto a direita quando a esquerda por lá são mais extremas (e malucas) que por aqui, e a ditadura militar deles matou muito mais gente do que a nossa. Mas é admirável a intransigência do governo Kirchner em exigir o casamento gay, sem uma vírgula a menos. Foi engraçado ver setores caretões defendendo a união civil. O estilo tudo-ou-nada do casal cleptocrata já causou imenso dano aos argentinos, mas dessa vez valeu a pena. Talvez seja a grande lição que los hermanos podem nos dar agora.

17 comentários:

  1. ouvi uma coisa que assino embaixo: Argentinos são mais politizados, eles querem ser Europa, eqto Brasil já quis ser Cuba, hj anseiam por Venezuela e vivem ainda como se o sonho americano existisse... somos desorganizados, sem memoria e o patriotismo só aparece ou quando tem jogo de futebol contra outros países ou rixa com argentinos, claro que acho que exageramos nos nossos problemas e valorizamos poucos os nossos pontos positivos (eu faco o mea culpa) mas tb vivemos num mundo de sonhos falando que amamos o brasil e tal mas não vejo isso durar muito, pois se amassemos o Brasil lutariamos mais para que aqui vc um lugar mais justo e nunca teriamos eleicoes onde não temos sequer opção de voto e onde bem provavelmente tudo acabara sendo igual, sai FHC, entra Lula, sai Lula entra Lula ou FHC ou que mais? Marina? quem sabe dá zebra e ela ganhe (nos sonhos claro!)e ai teremos mais do mesmo tb pq ela terá que fazer as mesmas alianças com o cancer PMDB entre outros. E os direitos civis vao sendo deixados de lado e os direitos religiosos e mafiosos sendo garantidos... o q mais me assuta (e sempre assustou) é precisarmos lutar tanto para garantir o que é de direito básico de todos...

    ResponderExcluir
  2. Resumiu e resumiu muito bem.
    Pensei a mesma coisa a semana inteira quando via pressão feita na argentina e acho que esse tipo de pressão deveria começar a rolar por aqui também. Não coisa de parada, pra não perder o foco, mas de pressão social mesmo, com um único objetivo claro, forçar que o assunto seja discutido nas casas legislativas e não fique passando de comissão em comissão, sofrendo com o lobby da bancada evangélica. Até fiz um post nesse sentido, mas penso que a nossa atuação deveria extrapolar a internet.

    ResponderExcluir
  3. ainda na linha dos extremos argentinos, católicos, evnagélicos, mulçumanos e judeus de lá se uniram contra a votação da lei.

    Apesar de nada impedir essa comunhão de religiões pra defender o preconceito por aqui também, é curioso ver que lá ela ocorreu.

    ResponderExcluir
  4. A pressão já começou. Talvez não cresça com a velocidade que a gente espera ou queira, mas já tem uma inércia empurrando com uma certa aceleração. Ou alguém falava em direitos dos gays na época do Garrastazu ou do Figueiredo? O que aconteceu na Argentina foi como uma bomba, e os estilhaços estarão caindo por aqui em toda parte.
    O mundo inteiro está meio fora de sincronia, tentando achar o ritmo, porque as coisas felizmente estão acontecendo muito depressa. Alguém imaginava que a lei estaria aprovada na Argentina enquanto na California ainda estão naquele lenga-lenga?

    ResponderExcluir
  5. Ainda me pergunto se essa não foi uma GRANDE jogada de Cristina Kirchner para escrever seu nome por definitivo na História da América Latina.

    ResponderExcluir
  6. Pensei a mesma coisa. Daqui a 100 anos, quando o casamento gay já existir no mundo inteiro, ela será lembrada não como parte do casal que sextuplicou seu patrimônio pessoal enquanto esteve na presidência do país, mas como a grande pioneira dos direitos humanos na América do Sul.

    ResponderExcluir
  7. Tony, agora, vencida esta etapa constitucional, há que vencer os obstáculos do cotidiano. Veja só este trecho de matéria na Folha Online:

    "Uma juíza de paz argentina afirmou nesta sexta-feira que jamais realizará o casamento de casais homossexuais, um dia depois de o Senado aprovar uma lei que autoriza essas uniões.

    ´Que me acusem do que quiser. Deus me diz uma coisa e eu vou obedecer com todo rigor, mesmo que custe meu cargo, e mesmo que me custe a vida`, afirmou Marta Covella, juíza de paz da cidade de General Pico.

    ´Fui criada lendo a Bíblia e sei o que Deus pensa. Deus ama a todos, mas não aprova as coisas ruins que as pessoas fazem. E uma relação entre homossexuais é uma coisa ruim diante dos olhos de Deus`, assinalou ainda."

    Dale, pueblo!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou tão descrente com a capacidade brasileira de mobilização (ainda mais dos homossexuais) que só consigo vislumbrar aqui algo semelhando ao ocorrido na Argentina se alguma dessas grande empresas (seja de mídia, seja de sei-lá-o-que) se interessar economicamente pelo assunto. Enquanto não descobrirem uma maneira de fazer muito dinheiro com casamento gay (ou união civil ou etc.) a coisa não vai andar por aqui...

    ResponderExcluir
  9. Deixa o superior hierárquico dessa juíza afastar ela e cortar o salário dela que rapidinho ela coloca Deus e as leis dos homens nos seus devidos lugares.

    ResponderExcluir
  10. Marina Silva em declaração ontem,15, em São Paulo, disse que é preciso separar casamento de união civil.“É preciso separar as duas coisas”. Ora!!Casamento religioso obedece a religião de cada um.Na India não se casam pessoas e Árvores?Casamento civil obedece a constituição da
    nação.Mais separado que isso impossível

    ResponderExcluir
  11. Nessas e em muitas outras horas faz falta o Senado não ser no Rio ou em São Paulo, porque a pressão física e emocional seria muito mais significativa, até mesmo da imprensa que importa. Brasilia, além de longe, tem sempre aquele aspecto meio insosso meio fake de las vegas, uma coisa cassino no meio do nada.

    ResponderExcluir
  12. Mas Tony como querer que a imprensa saia na frente (e olha que a Folha é a mais 'simpatizante' de todas) se os GLSs (sou da antiga e detesto a nova sigla) não conseguem nem se organizar. Vc viu como se deu o longo processo argentino, organizações aproveitavam brechas na lei e iam nos cartórios 'se casar', qdo era negado conseguiam na justiça e daí tome barulho na midia, passeata, abaixo assinado,conversa com congressistas, etc...
    Aqui todo o barulho é 'descasado' pq exatamente como disse o Carioca somos despolitizados (ou os argentinos são mais politizados, escolham). A Marta junto com o Roberto Jefferson (?!) colocaram aquele projeto de lei no Congresso e... e nada. Nada pq não lutou, não teve cobrança em cima dela, ninguém foi lá encher o saco, bater ponto, ... e claro que a Marta capitaliza até hj em cima disso! Só nos unimos em casos de violência ou deboche nacional e NÃO TEMOS REPRESENTANTE NA SOCIEDADE OU NO CONGRESSO NACIONAL, nisso os GLS têm muito que aprender com os evangélicos e toda a bancada 'religiosa' no Congresso! Quer ver mobilização? Proibe a Parada Gay ou fecha a The Week pra vc ver o barulho que dá, nisso a bicharada iria se unir como numa guerra! Sorry a azedisse, o inferno astral da foda! beijos

    ResponderExcluir
  13. E por que não matam a tal juiza de paz? seria um grande bem que fariamos a ela, gente! assim ela encontra logo o Deus que tanto ama... por favor, neh! kkkkk Mas primeiro poderiam despedi-la, hein, Cris, pensa nisso? kkkkk

    ResponderExcluir
  14. gente, deixa a MArina falando com as arvores dela... essa ai deveria puxar um fumo e se enraizar com toda sua ignorancia e religião num pomar qualquer, ou bem lá no meio da amazonia... queria mesmo é que fosse devorada por uma sucuri, mas o bicho tem estomago sensivel!

    ResponderExcluir
  15. gente, viralata, achei um semelhante! CONCORDO EM CADA PONTO E VIRGULA!

    ResponderExcluir
  16. a folha não publica nada pq, historicamente, nossa imprensa não está acostumada a defender posições?

    ResponderExcluir
  17. Quanto à imprensa, sei não... Da Folha se espera mesmo um comportamento mais, digamos, "avançado", mas a Veja realmente tem me surpreendido, pelo que ela tem de reacionário e careta-classe-média... isso pra mim é significativo... e pode ser um começo. Mas leiam os comentários de qualquer notícia sobre o assunto no Globo por exemplo: é estarrecedor!

    ResponderExcluir