sexta-feira, 30 de julho de 2010

ESQUERDA, VOLVER

Quer saber? Sou bem capaz de votar num partido de extrema esquerda no primeiro turno das eleições presidenciais. Deus nos livre e guarde de que alguma dessas siglas algum dia chegue ao poder: não há um único caso de "socialismo real" bem sucedido em todo o planeta. Mas os candidatos Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, e Zé Maria, do PSTU, tiveram a coragem que nem Serra nem Dilma nem Marina tiveram: declararam-se plenamente a favor do casamento igualitário, com todas as letras e todos os direitos garantidos. Nem tudo é perfeito - Zé Maria ainda fala em respeito à "opção sexual" de cada um. Tenho vontade de discutir a "opção racial" cada vez que ouço alguém dizer essa bobagem. Mas pelo menos os dois não têm papas na língua, talvez porque não tenham a mais remota chance de passar para o segundo turno (e aí eu talvez não votasse em nenhum deles). Vou pensar no assunto.

Em tempo: já está no ar o 2o. "popcast" com Marcos Carioca e eu. Ouça ou baixe aqui, no MixBrasil. Dessa vez tentamos pegar mais leve e começamos discutindo a festa com sexo explícito que rolou na Flexx semana passada. Tentamos, não conseguimos...

11 comentários:

  1. Claro que no 2º turno, precisaremos escolher entre o menor dos males, mas eu também estou considerando SERIAMENTE votar num desses dois (me inclino maispro Zé Maria).

    E, imagine só, se todos os LGBT fizessem isso, mesmo que não fosse o suficiente pra ameaçar os dois primeiros lugares, seria CERTAMENTE uma chacoalhada na nossa visibilidade como força política.

    ResponderExcluir
  2. Meu critério pro legislativo vai ser esse...os mais claros no que tange questões LGBT ganham meu voto.

    ResponderExcluir
  3. Eu já desisti de esperar qualquer gesto simpático à causa LGBT de políticos que dependam de conchavos e que não queiram 'macular a imagem'. O Plínio e o Zé Maria conseguem dizer o que pensam porque sabem que não têm possibilidade concreta de serem eleitos - serão sempre oposição, então podem mandar brasa. Por isso eu quero que a Dilma perca - o PT como situação é discutível, mas como oposição é insuperável!

    ResponderExcluir
  4. Foi por uma extrema esquerda atuante que os países escandinavos garantiram os vastíssimos sistemas de seguridade social que eles conquistaram.

    Eu pessoalmente não acredito na Revolução que esses partidos ainda creem. Mas depois de mais de 4 anos numa faculdade de Economia com um viés um pouco mais heterodoxo, difícil acreditar que o sistema capitalista é realmente o melhor que podemos chegar...

    ResponderExcluir
  5. apesar de achar a defesa de nossos direitos um assunto muito importante, acho que a escolha de um presidente tem que ser feita pelo CONJUNTO de ideias... e não por um tema só. pois, além de ser gay, eu pago impostos, preciso de segurança pública, quero ver combate à desigualdade de renda, estímulo ao desenvolvimento da congestionada infraestrutura do país etc etc etc. ser gay é APENAS uma das minhas facetas e acho que meu papel como cidadão não se resume apenas a essa questão.

    se não, estaremos copiando o pior do sistema americano, cheio de "single-issue interest groups" onde muita gente vota baseado em um só fator, tipo pode ou não ter armas, praticar aborto, ensinar Darwin na escola, queimar a bandeira, se o cara é branco, negro, latino ou asiático e por aí vai. acho isso muito reducionista.

    já, como falaram aí em cima, para o LEGISLATIVO, acho bem válido concentrar votos em algum candidato que tenha isso como ponto essencial da sua agenda política (mas, de verdade, e não de acordo com as conveniências como à la Marta...).

    (uma outra coisa sem relação com o tópico, mas achei foda ler isso e te passo o link se quiser ler e comentar: artigo sobre turismo sexual em recife. um trecho:
    "Apenas algumas quadras dali a calçada está tomada por travestis procurando clientes. Entre eles está R., de 14 anos, e I., de 12."

    http://www1.folha.uol.com.br/bbc/775561-turismo-sexual-estimula-prostituicao-infantil-no-brasil.shtml

    ResponderExcluir
  6. "Na boate gay, todo mundo quer comer todo mundo..." Adorei!!!!
    Sua voz parece com a do Artur Xexéo, totalmente diferente do que eu achava, e a do Marcos parece a de um playboy carioca marrento.

    ResponderExcluir
  7. Tony tem uma voz charmosa e sexy, e uma forma de falar com aquele distanciamento blasé...Já O Marcos, bom, eu me apaixonei!! Onde é a fila? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Eu te falei Toninho Malvadeza... rsrsrsr Eu estou em candidato, mas acho que o que deveria fazer a diferença nestas eleicções é o candidato apoiar ou não os direitos igualitarios abertamente e sem meio termo... o resto todos falam a mesma coisa a favor e contra o governo atual...

    @anonimo: VC NAO FAZ IDEIA O QTO FIQUEI FELIZ COM O ELOGIO!!!!! eu acho mais que tenho voz é de bicha suburbana operada... rs

    ResponderExcluir
  9. Vocêsh doish eshtão perdendo o sotaque de tanto tempo que passam em terras paulissssssssstasssssssss.

    ResponderExcluir
  10. Marcos Carioca,
    Comparada à voz do Tony Goes, a sua, realmente, tá mais pra bicha suburbana mesmo ("operada" já é exagero da sua parte!). É que o TG já domina o metier e faz essa voz "microfônica" porque sabe a importância dessa emissão vocal empostada (Caetano Veloso também "cai" de utilizar de tal expediente... ambos parece que, toda vez que precisam falam em/pro público, ativam o botão "Glorinha Beautmeuller(?)" e no fim parecem mais artificiais do que gostariam... No fim das contas, a sua voz é muito mais interessante do que a do TG e a do CV juntas. Ah, no caso do CV, falando, né?

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o primeiro turno é o momento de marcar posição. No meu caso, a posição é a defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já defini candidato para esse momento. Acho que essa é uma oportunidade para mostrarmos que "há algo de podre no reino de Avilã" e que nós queremos mudar isso.

    ResponderExcluir