quarta-feira, 21 de julho de 2010

DEUS TÁ VENDO

Como seriam algumas passagens da Bíblia vistas pelo Google Earth? A resposta para esta questão torturante consumiu três meses de trabalho do artista australiano James Dive. Ele misturou fotos de satélite de vários lugares, não necessariamente os indicados pelas escrituras - alguém aí sabe onde a localização do Jardim do Éden? As árvores que Dive usou para reconstruí-lo ficam na Bélgica... E ele ainda acrescenta um toque blasfemo ao trabalho, ao dizer que este seria o ponto de vista de Deus.Onde estão Adão e Eva? O artista garante que os incluiu nesta visão do Paraíso.A arca de Noé encalhada no pico do monte Ararat, esperando o dilúvio baixar.Os hebreus cruzando a pé o Mar Vermelho. Era mais emocionante no cinema.Jesus crucificado, ao lado dos dois ladrões. Mas com tão pouca gente em volta? Sempre imaginei uma zona ao redor das cruzes: apóstolos, soldados, curiosos, crianças, cães, vendedores de salgadinhos kosher...

6 comentários:

  1. Tony, falando em Arca de Noé, oque aconteceria com suas crenças se isso: http://www.noahsarksearch.net/eng
    For realmente verdade?

    ResponderExcluir
  2. As minhas crenças? Você sabe quais são? Então me conte, porque eu mesmo não sei direito...

    O dilúvio é um fato histórico. Ou melhor, pré-histórico: há inúmeros indícios de que enormes áreas foram alagadas com o final da última era do gelo. O homem já existia, mas ainda não conhecia a escrita. Isto gerou uma enormidade de narrativas e lendas em muitas culturas diferentes. A arca de Noé é apenas uma dessas histórias. Já ouviu falar de Deucalião e Pirra, o casal que sobrevive ao dilúvio na mitologia grega?

    Este site que você indicou parece ligado a alguma igreja ("ministries"). Ou seja, não tem muita isenção para falar do assunto... Mas sem dúvida que é interessante.

    ResponderExcluir
  3. Todas as provas da existencia da Arca de Noé são patrocinadas por "cientistas" criacionistas...então já sabemos qual é a credibilidade né?
    Quando sair algum artigo em revista cientifica ai sim vamos ter algo que pode valer a leitura, mas está bem longe de vermos algo do genero, então vamos nos divertir com as ficções sobre esta historia.

    ResponderExcluir
  4. E mesmo se a história da Arca for verdade, não torna todo o restante da ladainha da Bíblia mais believable.

    ResponderExcluir
  5. "Sempre imaginei uma zona ao redor das cruzes: apóstolos, soldados, curiosos, crianças, cães, vendedores de salgadinhos kosher..."

    (Adoro!)

    ResponderExcluir
  6. creio que a intenção das imagens não é de proclamar ou renunciar historias bíblicas discutindo a sua veracidade, mas a beleza artística e os detalhes de como seria e não de como foi ou é. existem fatos históricos e descobertas arqueológicas que trazem a veracidade bíblica ainda que não por completa. em questões sobre a verdade da bíblia, toda pesquisa si inicia sem o abandono da fé.

    ResponderExcluir