quarta-feira, 21 de julho de 2010

AGORA SHREGA

É difícil ter boa vontade com uma franquia cinematográfica que chega ao quarto episódio. A primeira continuação já costuma ser forçação de barra; a terceira, então, é espremer o bagaço até que não saia mais nada. Mas os produtores de "Shrek 4" fizeram milagre e o filme não é ruim como andam dizendo por aí. Claro, não há mais novidade. Mas a marca registrada da série - as referências incessantes à cultura pop - continuam firmes, fortes e engraçadas como sempre. A trama é uma espécie de "Shrek Reloaded": o que teria acontecido no reino de Tão, Tão Distante se o ogro nunca tivesse nascido? Sim, é um sinal inequívoco de esgotamento quando a TV ou o cinema recorrem ao manjado recurso do universo paralelo, o maravilhoso mundo do "e se...?" Mas aqui a trama cai bem, pois vai ao encontro da crise de meia idade do monstrengo. Casado, acomodado, cheio de filhos, Shrek sente falta da liberdade de sua vida anterior (é bom lembrar que ele vivia perfeitamente feliz e ajustado no começo do primeiro filme). Muitas peripécias depois, chegamos a um final totalmente conformista, que só reafirma as delícias de uma vidinha medíocre - a mesma vida de quase todos os pais da plateia, por isto é bom não incomodá-los muito. Mesmo assim, "Shrek Para Sempre" dá conta do recado e é um final digno para a série de animação que rachou o predomínio da Disney no gênero. Mas agora chega.

5 comentários:

  1. ao encontro de - conformidade, adequação
    de encontro a - confronto, oposição

    ResponderExcluir
  2. Esta regrinha é capciosa e não faz muito sentido. Mas já corrigi porque gosto de seguir as regras, ao contrário do presidente Lula.

    ResponderExcluir
  3. Não vou assistir no cinema, achei o terceiro uma baboseira sem tamanho - só se salvam as princesas e o pinóquio bichinha - e os trailers não me animaram muito. Vou esperar pra ver em casa.

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que é "It's a wonderful life" meets Shrek?
    Devo ver ainda assim :)
    Agora, para saltar o tubarão de vez, só quando fizerem "Shrek viaja no tempo" ou "Shrek na corte do Rei Artur"... opa! Acho que esse já deve ter sido feito.

    ResponderExcluir
  5. a minha cena favorita deste filme é mesmo o Bruxo travesti que manda um beijo ao rei quando passam de carruagem lol
    a miuda que estava ao meu lado de 7 anos soltou um ohhhhhhhhhhhhh, que o pai teve de explicar durante todo o filme porque um menino mandou um beijo ao homem que tinha uma mulher

    e eu perdido de riso

    ResponderExcluir