quarta-feira, 9 de junho de 2010

EN DANSANT LA JAVANAISE

A nécessaire pode ter produtos Clarins e a revista de bordo pesar 5 quilos, mas para mim o que faz mesmo a diferença de um vôo é a seleção de filmes. Dessa vez não pude reclamar: havia centenas para escolher, de clássicos de Hollywood a novidades de Bollywood. Mas para já ir entrando no clima escolhi logo um filme francês, e justo um dos que eu mais queria ver: "Gainsbourg (Vie Heroïque)", a cinebiografia do maior compositor popular da França em todos os tempos e um dos maiores santos do meu panteão particular. O roteiro é baseado numa graphic novel do próprio diretor, Joann Sfar, e não é realista pas de tout. Serge é atormentado o tempo todo por um alter ego em cartum. Os atores são tão parecidos com as pessoas reais que dá até aflição, especialmente Eric Elmosnino no papel principal. A top model Laetitia Casta também impressiona como Brigitte Bardot, com muito cabelo e muita atitude. A nota triste fica por conta da inglesa Lucy Gordon, que faz Jane Birkin: ela se enforcou logo após as filmagens, e o filme é dedicado a ela. E ainda tem a chiquérrima Anna Mouglalis, que já fez Coco Chanel, como a musa do existencialismo, Juliette Gréco, para quem Gainsbourg compôs a clássica "La Javanaise". Nous nous aimions le temps d'une chanson...

4 comentários:

  1. filme chato pra burro

    ResponderExcluir
  2. hje vou jantar com meu amante Oscar,finalmente sem ter hora para ele voltar ou ligar,heheh...tomar uma garrafa de vinho e etc,ja dar pra imaginar neh???

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos filmes franceses deste ano que eu estou querendo ver. talvez dê as caras no Festival do Rio deste ano, eu espero.

    ResponderExcluir