sábado, 1 de maio de 2010

SÁBADO APRAZÍVEL

Maio começou justificando a fama de ser o melhor mês do ano no Rio de Janeiro: céu azul, nenhuma nuvem e uma temperatura agradabilísima. Junte-se a isto uma amiga paulista que conhece pouco a cidade e tem-se o alinhamento planetário ideal para um almoço no Aprazível, em Santa Teresa. Só havia estado lá uma vez faz cinco anos, e de lá para cá o lugar assumiu de vez a vocação turística. Tem até garçom que fala francês. A comida é brasileira em versão moderna, colorida sem ser folclórica. Comi uma picanha de sol com farofa de flocos de milho e feijão de corda que estava um poema. Depois fomos fazer o quilo descendo as ladeiras do bairro e nos admirando nos muitos mirantes, tanto com a beleza inesgotável da Guabanabra quanto com os inúmeros estragos provocados pelas chuvas de abril. Chegamos até a Chácara do Céu e ao Parque das Ruínas, e eu mais uma vez me deslumbrei com as gavetas que escondem gravuras de Debret. Santa Teresa aos sábados é uma festa, com antiquários e restaurantes lotados, numa mistura de elegância e avacalhação que é extremamente carioca. Ah, a vida é bela.

8 comentários:

  1. Esse lugar não desmorona mais tão cedo. Ontem mesmo o Thiago tava falando dele para mim.

    ResponderExcluir
  2. Bela, mas não justa. Bela. ;)
    Saudades!

    ResponderExcluir
  3. "Elegância e avacalhação". Perfeito. O Rio de Janeiro é isso mesmo. Por isso a gente gosta tanto.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa época do ano também.

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci em Santa Teresa, mas saí de lá aos 6 anos, pra virar tijucano... Depois de adulto namorei um carinha que morava lá, a gente ía muito num restaurante chamado Natural de dia e, como o nome já diz, comida somente natural... mas à noite o local se transformava em Sobrenatural, com drinks, trash food e quitutes variados. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  6. Já eu e esposo fomos ao Otto da Tijuca... ele de truta defumada e eu de filé de jacaré. Precisaremos de ajuda na próxima pra encarar a Tábua do Caçador, que é pra 4 pessoas, com iscas e costeletas diversas de capivara, rã, jacaré, javali... lhe apetece?

    ResponderExcluir
  7. pena que não passarei na cidade maravilhosa este mês.. :(

    ResponderExcluir