segunda-feira, 17 de maio de 2010

NUM DIA LINDO ASSIM

Sabia que hoje é o Dia Internacional de Combate à Homofobia e à Transfobia? Pois é, aqui na Brasil a data está passando meio batida: só os blogs e sites especializados estão comentando. Como conta o Daniel, o presidente em exercício José Alencar se recusou a assinar a lei que criaria o Dia Nacional de Combate à Homofobia, alegando preferir “deixar a honra para o presidente Lula”. Alencar é do PRB, partido ligado à Igreja Universal, e com essa desculpa esfarrapada conseguiu não eriçar seus correligionários. Aposto que Lula também vai sair pela tangente, e pelo mesmo motivo: em ano de eleição, é muito mais nocivo se indispor com os organizados evangélicos do que com a bicharada dispersa.

Nos EUA o IDAHo tampouco chegou às manchetes, mas foram organizados beijaços em diversas cidades. O tema deste ano é religião: como fazer as grandes crenças se tornarem aliadas da causa homossexual? Muito nobre o propósito, mas acho que é dar murro em ponta de faca. De qualquer forma, apesar do Alencar, várias notícias me deixaram animado hoje:

- O presidente português Cavaco e Silva assinou a contragosto a lei que regulamenta o casamento gay em terras lusas. Disse ele que prefere evitar um debate nesse momento em que a economia de Portugal está indo à matroca, e que também preferia que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não se chamasse casamento – como acontece na Grã-Bretanha, na França e na Dinamarca, por exemplo. Pois por mim pode se chamar Manoel ou Joaquim, o que importa são os direitos iguais.
(leia aqui a notíca em detalhes, enviada pelo Daniel Francisco, meu mais assíduo leitor tuga.)

- A ex-primeira-dama americana Laura Bush está em plena turnê promocional, badalando sua recém-lançada autobiografia “From the Heart”. E não é que a mulher do pior presidente americano de todos os tempos - e que perseguiu os homossexuais não por convicção, mas por cálculo politico – já declarou em dois programas de TV que é a favor do casamento gay e do aborto? Ela também disse que discutiu muito com o marido sobre esses assuntos. Não adiantou muito, né? Mas que bom que ela agora, por assim dizer, saiu do armário.

- A atual fase militante da Globo começou antes do histórico “Profissão Repórter” da semana passada. Ontem o Alexandre Lucas do RH do Inferno postou uma cena de paquera gay exibida no “Malhação” em abril, que escapou dos radares da mídia (pelo menos da que eu acompanho). Os diálogos são meio bobinhos, mas a intenção é pra lá de boa. Talvez a emissora esteja mudando de nome para GLSobo, rárárá.

6 comentários:

  1. achei chata essa omissão quanto ao dia. a Tetu pelo menos mobilizou um monte de veículos no mundo todo pra fazer um cartaz em conjunto... o brasil não participou...

    (e tomei uma senhoura bronca do clebs pq não te cumprimentei no domingo - sorry, eu cheguei de um noivado onde tomei 4 drinks e entrei num lugar tão lotado que me estressou um pouco... acabei nem percebendo quem estava lá e só depois me avisaram que vc estava ao nosso lado.)

    ResponderExcluir
  2. QUAIS OS PAISES DA EUROPA E DO MUNDO QUE AUTORIZAM O CASAMENTO GAY? FOSSE FALOU EM FRANÇA,DINAMARCA E GRA-BRETANHA É DIFERENTE NA DEFINIÇAO EM RELAÇAO a Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia e Noruega ?? abraço

    ResponderExcluir
  3. Tony,

    Eu nao conheco maiores detalhes da lei portuguesa de "casamento" para homossexuais, mas posso te adiantar uma coisa: pelo menos na Franca e Alemanha o que os gays conseguiram nao foi uma equiparacao total aos direitos heteros do casamento nao. De forma geral, sao mais deveres do que direitos, com uma série de excecoes e casos especiais. Lei que realmente equipara os direitos MESMO, só na Holanda, Bélgica, Países Escandinavos e Espanha.

    Abracos,
    Fer

    ResponderExcluir
  4. Em Portugal foi aprovado o casamento-casamento lol isto é, sem diferença alguma entre casamento homossexual e heterossexual, na lei que regula o casamento alterou-se onde se dizia "casamento entre um homem e uma mulher" para "casamento entre dois conjuges" tirou se a referencia ao sexo dos nubentes.

    Realmente estamos a frente em relação a paises como a Grã Bretanha, Alemanha ou França, mas iguais aos nossos vizinhos aqui do lado da Espanha. Mas ainda continuamos na minoria de paises que aprovam um casamento igual fomos o 7º país no mundo a fazer isso.

    e já começou as piadinhas por cá, Agora quando alguem diz q é casado explica sou casado com um homem ou sou casado com uma mulher, só para não haver enganos lol

    ResponderExcluir