sábado, 10 de abril de 2010

FOI ELE

O governador Sérgio Cabral, numas de salvar o próprio pavilhão retro-furicular, disse que a tragédia no estado do Rio é culpa de todos. Ele não deixa de ter razão: a cultura de desigualdade que impera no Brasil nos anestesiou de tal forma que hoje achamos perfeitamente normal o abismo que existe entre ricos e pobres, mesmo que esse abismo deslize de vez em quando. Mas a declaração de Cabral também é tão óbvia que chega a ser burra - porque, se pensarmos bem, no fundo todo mundo é culpado de tudo e qualquer coisa. OK, aqui tem culpa todo mundo, mas eu acho que existe alguém que tem mais culpa que os outros. Ou melhor, existia: o falecido Leonel Brizola, que praticamente destruiu o Rio de Janeiro em seus dois mandatos não-consecutivos de governador. A expansão das favelas, o descontrole do tráfico, a escalada da violência, tudo pode ser traçado de volta a esse gaúcho que só se estabeleceu no Rio porque calculou que este seria um trampolim melhor para sua grande ambição, a presidência da república. Brizola achava que estava garantindo eleitores fiéis ao liberar geral nos morros cariocas, mas só semeou o caos. Nem como estratégia política a demagogia funcionou: ele chegou em 3o. lugar na eleição presidencial de 89, e ficou fora do 2o. turno. Em 94 saiu-se pior ainda, e mais tarde sequer conseguiu se eleger senador. Pagou em vida pela mega-cagada que fez, mas pagou barato. Tomara que esteja ardendo no inferno, açoitado pelos gritos das centenas de vítimas da chuvarada desta semana.

12 comentários:

  1. Que eu me lembre, o Brizola foi eleito por voto direto.

    ResponderExcluir
  2. Tony, te mando este link e se quiser depois apague o comentário, já que não tem nada que ver com o post.
    É sobre este vídeo MARAVILHOSO do Massive Atack - Paradise Circus, não sabia se vc conhecia:
    http://www.youtube.com/watch?v=O86iI7oXYfA

    A música nem achei grandes coisas, mas o vídeo é lindo..

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHA
    Adorei!
    E pensar que dele poderia sair uma grande intérprete da música popular brasileira, né? :P

    ResponderExcluir
  4. sergio cabral tem razao.... a cul[a é de todos...todos que votaram no brizola, no moreira franco, no marcelo alencar, no garotinho, na benedita, na rosinha e nele próprio....

    ResponderExcluir
  5. Como carioca que sou, assino em baixo. Sempre tive essa visão sobre a destruição do Rio de Janeiro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Taí um gaúcho que eu detesto, eu e minha família inteira. Aliás, esse nome não pode nem ser pronunciado aqui em casa sob pena de fuzilamento.

    ResponderExcluir
  7. Até que enfim alguém que concorda comigo na enorme parcela de culpa do Brizola.

    ResponderExcluir
  8. Botar culpa no Brizola é mto facil...lembrando q na epoca do Brizola nao existia o exodo q existe atualmente,a populacao aumentou,isso e´decorrencia de qq governo nao somente de um...sergio cabral tem razao.... a culpa é de todos...todos que votaram no brizola, no moreira franco, no marcelo alencar, no garotinho, na benedita, na rosinha e nele próprio....(2)...é muito facil falar de somente um politico,ae teria de englobar o federal Collor,Tancredo,FHC,e o nosso "ilustre" Lula...post desnecessario...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, Benedita nunca foi eleita governadora porque ela assumiu como vice do Garotinho por alguns meses só. Em 2002, ela concorreu, mas perdeu para a Rosinha.
    Sim... ficamos entre a cruz e a espada. Anos de chumbo (que ainda se arrastam, para os que pensam que Cabral é flor que se cheire).

    ResponderExcluir
  10. Com certeza todos nós temos culpa, pois, da criancinha que joga o papel de bala no chão, do pai que joga sofá nos valões..até a classe política que acaba não prestando atenção e "permite" essas construções.
    No momento, acho a postura de Cabral correta e com certeza ele tomará medidas para que daqui para frente,não ocorra mais esse tipo de situação.

    ResponderExcluir
  11. Desse sobrenome, eu só consigo lembrar de mintchura.

    ResponderExcluir
  12. SOU POBRE,SOU NEGRO,SEMPRE MANTIVE E MANTENHO QUE, COMO CIDADÃO TENHO QUE ARCAR COM MEU COMPROMISSO JUNTO A SOCIEDADE,O SENHOR LEONEL FOMENTOU,APOIOU QUE O SOCIALISMO MORENO ERA INTOCADO,DEIXOU NOSSOS POLICIAIS EM UMA SITUAÇÃO HUMILHANTE,FOMENTOU INVASÔES,MUITAS DELAS SÃO FAVELAS PERIGOSAS QUE ELE CHAMAVA DE COMUNIDADE,ATÉ HOJE NÓS PAGAMOS AS CONTAS PORQUE POR LÁ NÃO SE PAGAM LUZ E NEM ÁGUA E PASMEM!! JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE OUVIR QUE NÃO SABIAM QUE ÁGUA SE PAGAVA!!!ERA DE GRAÇA VEM ASSIM DO NADA!! SEM TRATAMENTO E REDE DE DESTRIBUIÇÃO!! DO NADA !! PASMEM!! ESSA HERANÇA VAI FICAR PRA NÓS PAGARMOS AS CONTAS DAS LOUCURAS DESTE SENHOR

    ResponderExcluir