segunda-feira, 15 de março de 2010

A MALVINA VENEZUELANA

Era uma vez uma república sul-americana recém-independente. Este jovem país possuía um território remoto e praticamente despovoado que lhe foi tomado sem mais nem menos pela grande potência do século 19, a Inglaterra. Desde então esta pendenga se arrasta e volta e meia ameaça descambar em conflito armado. Não, não estou falando das ilhas Malvinas: o território em questão é a chamada Guayana Esequiba, equivalente a dois terços da área da Guiana (ex-inglesa). Ele aparece como "Zona de Reclamación" nos mapas venezuelanos e é um espinho no orgulho nacional. Também é uma questão ainda mais cabeluda que as Malvinas, pois se, a Venezuela conseguir o que quer, a Guiana praticamente desaparece. Chávez de vez em quando volta sua retórica para este lado, mas nunca passou às vias de fato. De qualquer modo, é bom o Brasil ficar esperto: a Guayana Esequiba tem uma longa fronteira com Roraima. Não duvido nada que algum dia Huguinho saia bradando que nosso estado mais setentrional "sempre" pertenceu aos venezuelanos.

7 comentários:

  1. Pelo visto você gosta desse tema, hein! Tenho um livro só sobre conflitos territoriais, ameaças globais, etc. "Le dessous des cartes", de Jean-Christophe Victor.

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci os co-autores...Virginie Raisson e Frank Tétart. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica, João. Fui fuçar no Google e descobri que "Le Dessous des Cartes" também é um programa do canal franco-alemão ARTE, apresentado pelo próprio Jean-Christophe Victor. eles têm um site super completo, com programas inteiros prontinhos para serem vistos. É o tipo de coisa que eu gostaria que passasse no lugar do "BBB".

    ResponderExcluir
  4. Certamente os venezuelanos estão pagando algum pecado. Seria divertido um porta-aviões francês lançando mísseis contra Caracas.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, ele está falando da Guiana, e não da Guiana Francesa. No caso seria um porta-aviões britânico mesmo.

    ResponderExcluir
  6. João, mesma diversão, maior poder bélico. Realmente, me confundi =D

    ResponderExcluir