terça-feira, 17 de novembro de 2009

PRATA É DE OURO

Dois amigos diferentes me enviaram o excelente artigo que Antonio Prata publicou ontem em seu blog no site do "Estadão". É uma reação lúcida e desapaixonada contra os evangélicos que andam denunciando por aí a ameaça de uma "ditadura gay". Aliás, esse termo absurdo é cada vez mais frequente na boca desse povo. A verdade é que vivemos há milênios numa ditadura hétero, onde quem não se encaixa nas normas é perseguido e, às vezes, até morto. Evangélicos, aliás, não são exatamente conhecidos por sua tolerância com outras religiões. Já viu a maneira como eles se referem aos cultos afro-brasileiros? Então está na cara quem está mesmo a fim de implantar uma ditadura. Mas enquanto houver gente como Antonio Prata, nem tudo está perdido.

5 comentários:

  1. Excelente texto, mas meu medo é que, numa leitura rápida, alguém siga mesmo o conselho dele e, equivocadamente, clique NÃO. É rezar...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto e acho ótimo o movimento em massa para a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia. Todavia, acho que a comunidade LGBT de forma geral vem acreditando que tudo será um mar de flores depois da aprovação (caso ela ocorra). Eu tenho minhas restrições. Ainda há racismo em massa no Brasil mesmo havendo um tipo penal específico que pune condutas racistas. Além disso, como colocou uma das pessoas que comentou no site do Estadão, muitas vezes a punição acaba recaindo sobre pessoas menos favorecidas ou que não necessariamente deveriam ser punidas. Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dessa lei e acho que o movimento LGBT poderia se concentrar nas questões civis - e não penais - como casamento gay, adoção por casais gays, etc. De qualquer forma, como já disse, acho positivo o movimento pela aprovação da lei. Acho positivo por motivos políticos; para mostrar ao Brasil que essa camada da população tem força política e deve ser respeitada.

    ResponderExcluir
  3. Um pouco de medo ao ler alguns comentários ao artigo no BLog do Prata. E perceber que a mentalidade tacanha de alguns..

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto um tanto simplório. Mas alguns comentários são extremamente insensíveis.

    ResponderExcluir
  5. Li o texto e os comentários, a discussão e bastante válida. Mas fica um receio: não estaríamos também praticando censura ao apoiar essa lei? Procurando na web, achei isso aqui: http://www.alertatotal.net/2007/05/os-perigos-do-plc-1222006.html. Discutir o assunto é essencial para um maior esclarecimento.

    ResponderExcluir