sábado, 14 de novembro de 2009

LES PETITS AMIS

A exposição de Pierre e Gilles no Rio de Janeiro tem um defeito grave: é curta demais. É a primeira vez que o trabalho deste casal de artistas franceses, juntos há mais de 30 anos, é mostrado no Brasil, e merecia mais do que 25 telas. Aiás, não sei se "telas" é o termo correto, porque tecnicamente são fotos. Fotos alteradíssimas, mas sem nada de Photoshop: os dois usam antigas técnicas de retoque, que deixam ainda mais coloridos cenários, figurinos e maquiagens. Os temas não podiam ser mais gays, mesmo quando usam ícones religiosos (ou principalmente quando usam). São imagens cafonérrimas, deirantes, um mundo de martírio e êxtase. Os modelos se dividem entre gostosôes anônimos e celebridades absolutas, como Madonna ou o astro pornô Jeff Stryker. A mini-retrosepctiva está no Oi Futuro, um espaço moderno como o Rio precisava faz tempo e fica em cartaz até 17 de janeiro. Quem não puder ir, clique aqui e passeie por uma galeria dos rapazes. É de arregalar les yeux.

3 comentários:

  1. Infelizmente, o espaço que o Oi Futuro do Flamengo dispõe para instalações fotográficas é aquele mesmo. Outras exposições que passaram por aquele mesmo andar também sofreram desse mal. Já é a 3ª vez que eu vou a uma exposição lá e percebo isso também.

    ResponderExcluir
  2. Pierra et Gilles são realmente sensacionais, gosto mucho!

    ResponderExcluir
  3. Adoro o casal,sempre irreverente.Veja só, sempre me despertam a vontade de ter um, dois, três,...quadros!Está no ápice do Kitsch? Sim, mas um pouco de mau gosto é fundamental em tudo, como dizia uma jornalista dos tempos idíssimos! Sempre curti a atmosfera Pigalle e a parceria da dupla com o senhor Gaultier. Jean Paul influência eles e eles Gaultier, tanto que algumas "imagens" da marca nos remete, de imediato, aos artistas.A tela de um marinheiro sem camisa e cheio de flechas, uma no peito e outra na barriga, é um estrondo.Deixaria até Querelle mordendo os lábios...ummmmm! O que mais? Adoooro as aparições divinas, e também uma imagem narcísica, com direito a garçom nu e laguinho miroir!

    ResponderExcluir