quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A TORRE DE BEBEL

Marisa Monte bem que tenta, mas a cantora brasileira mais conhecida no exterior é mesmo Bebel Gilberto. Claro que morar no exterior facilita as coisas: instalada há mais de 10 anos em Nova York, Bebel faz uma MPB para gringo ver. Que a crítica daqui geralmente detesta, acusando-a de não ter voz. Como se fosse preciso ter voz para cantar a digna descendente da bossa nova que Bebel grava em seus discos. Como se tivesse voz toda a ilustre linhagem da moça, que inclui seu pai João Gilberto, sua mãe Miúcha, seu tio Chico Buarque e a primeira mulher de seu pai, Astrud Gilberto. O recém-lançado "All in One" é o melhor CD de Bebel desde sua estreia em 2000, com o incrível "Tanto Tempo". E teria ficado ainda melhor se ela não tivesse brigado com Paula Lavigne, que impediu o lançamento das faixas que produziram juntas. Aqui tem uma lista de links do maravilhoso blog musical Arjanwrites: o último é para um download legal de "Chica Chica Boom Chic". Já está tocando na novela "Viver a Vida", e cai super bem neste ano do centenário da Carmen Miranda.

10 comentários:

  1. Precisava de uma pessoa tão decente e centrada como voce pra colocar o CD da BEBEL Gilberto em seu merecido lugar!!!! Estou apaixonado por ele (o CD) acho lindo de um tudo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas eu adoro a "não-voz" da Astrud, acho muito peculiar! E a Bebel é inteligente, e uma louca no palco, fui vê-la aqui em Madrid e ninguém entendia nada, ela rolava numa cama, falava português, ria, parecia que estava chapada, foi engraçado!

    ResponderExcluir
  3. devia estar... amiga de Cazuza né... ;)

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Berlim foi a mesma coisa de Madri, ela ria do nada, fazia caretas estranhíssimas, reclamava de todos os músicas etc.

    Lia

    ResponderExcluir
  5. ...LOUCA DE PEDRA......PRA SER BEM EDUCADO!
    CONVIVER E TRABALHAR PRATICAMENTE IMPOSSIVEL.

    ResponderExcluir
  6. o trio da mpb brasileira: bebel-marisa-maria rita.
    não sei qual das 3 me dá mais tédio.
    não nasci para ser musicalmente fino. me dá um pop bem descartável?

    ResponderExcluir
  7. O Tanto Tempo gastou aqui em casa, de tanto ouvi-lo - e ainda ouço. Ainda não ouvi o All in One (a Veja falou bem), mas noutro dia baixei remixes dos cds antigos dela (incluindo Tanto Tempo) que são ÓTIMOS. Must have! Se quiser, me fale. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. a marisa é chata cabeçorristica!
    A Bebel é tudo nessa vida!

    Já comprei o meu disquinho!!!

    ResponderExcluir