sábado, 10 de outubro de 2009

O SILÊNCIO QUE INCOMODA

Ontem levei mais de 12 horas para ir de São Paulo ao Rio, de casa a casa. De avião. Se tivesse sido de carro, teria dado para ir e voltar. Claro que o culpado foi mais uma vez São Pedro, que fez questão de regar todo o Sudeste com aquela chuva fininha que não para, bem numa véspera de feriado. Mas não foi só ele: a lei do silêncio que obriga o aeroporto de Congonhas a fechar às 11 da noite também fez sua parte. Quando CGH foi construído, ainda ficava longe do resto da cidade. A cidade foi chegando aos poucos, e hoje os habitantes da região exigem que ele feche cedo. Mesmo num dia como ontem, de caos na aviação brasileira, com o Santos Dumont fechado e o Galeão congestionado. Não dava para deixar Congonhas funcionando só mais umas horinhas, ainda mais numa sexta-feira? Não: para não incomodar os moradores que ESCOLHERAM morar perto do aeroporto, milhares de pessoas, que já esperavam horas por seus voos, tiveram que ser levadas de ônibus para Guarulhos. Embarque, trajeto e desembarque levaram quase duas horas. Resultado: meu voo das 5 da tarde, saindo de Congonhas, saiu só à 1 da manhã, de Guarulhos. Quando heguei em casa, no Rio, já eram mais de 3. Tô ficando meio de saco cheio: das minhas 4 últimas viagens, 3 sofreram atrasos longuíssimos por causa do mau tempo. Portanto, evite viajar de avião comigo. Devo ter alguma problema mal-resolvido com Iansã, porque atraio nevoeiros e tempestades.

19 comentários:

  1. Escapei disso...quaaaaaase que fui pra SP neste feriado de avião. Mas decidi ficar no Rio mesmo.
    E agora já sei!
    Choveu vou de carro, em 5 horas estou na capital paulistana!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo tempo que eu levei de cingapura a Londres: 14 horas.

    ResponderExcluir
  3. Tem amigo que acha que tenho medo de avião, mas repito que o "tapete mágico" / Itapemirim leito é garantido, sai no horário e você pode se jogar no Rivotril e acordar lá.

    ResponderExcluir
  4. Comentário deverasmente enriquecedor da "amiga-chatonilda-e-arrogante"! Depois reclama que não tem "homi no pedaço". Ter tem. Mas quem é que aguenta? Cláudio

    ResponderExcluir
  5. Pois é, complicado essas pessoas querendo morar perto de aeroporto e ditar regras.E o Santos Dumont vai pelo mesmo caminho, porque os "entornos" determinaram que deve ser fechado às 22.00 hs...vai entender..
    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Pois é, é quase a mesma coisa com o Santos Dumont. Até 2004, ele operava com a mesma quantidade de voos de agora. Ficou 3 anos em uma reforma mal acabada e os voos foram reduzidos. Agora que os voos voltaram, de repente, todo mundo ficou com ouvidos supersensíveis. Até parece que o aeroporto brotou do nada ontem.

    A Itapemirim costuma atrasar um pouquinho. Qdo vou de ônibus, vou de Expresso do Sul que é uma divisão mais executiva da 1001.
    Já cheguei a fazer o percurso em 5:30h com parada no caminho.

    ônibus não é uma opção tão ruim se realmente for programada para viajar dormindo. às vezes, a gente perde 3 horas só na função de ir pro aeroporto, fazer check in, esperar o voo, voar, e desembarcar.

    ResponderExcluir
  7. Problema com Iansã e com o divã! O mundo não gira em torno do seu umbigo, seus direitos terminam quando do outro começa, vice-versa e por ai vai. Regras sao regras, faça como quem pode, nunca pego um voo em vespera de feriado pra evitar desconfortos como esse.

    ResponderExcluir
  8. que zica!
    realmente está tudo errado no tráfego aéreo brasileiro.. Congonhas não pode operar.. Santos Dumont e essa obra que nunca termina..

    ResponderExcluir
  9. tb acho q o povo do entorno foi morar no entorno pq quis. eles q tomem o rivotril pra dormir.

    tony, se der tempo, das próximas vezes vai de trem-bala.

    qto ao pessoal do cingapura, bem, o entorno lá não ajuda. falta até o básico do transporte público.

    ResponderExcluir
  10. Tô preocupado é com o fim de ano. Comprei uma passagem para o dia 1 de janeiro e outra pro dia 2. Se a primeira falhar, f•deu minha segunda parte das férias. :S

    ResponderExcluir
  11. Sinta-se feliz, porque pelo menos existe uma possibilidade de chegar no Rio ou SP de madrugada: aqui em Hamburgo, anoiteceu o aeroporto fecha, e se o voo atrasa, ele vai ser desviado para alguma outra cidade. Uma merda.

    Ok, existe trem aqui na Alemanha - mas trem demora mais do que pensamos no Brasil, e algo curioso: o trem atrasa aqui. MUITO.

    ResponderExcluir
  12. Por que você não se muda para Guarulhos? Ou para a Ilha do Governador? Ficam perto de aeroportos que voam a noite toda.

    ResponderExcluir
  13. Marta, Singapura é com S. Ah, talvez você seja malufista, do Projeto Cingapura...

    ResponderExcluir
  14. Não, anônimo, Cingapura em português se escreve com "C" mesmo, por alguma razão misteriosa. Em todas as outras línguas é com "S". "Singh" quer dizer "leão" em hindi, e Singapore, o nome original do lugar, é "Cidade do Leão".

    Essa língua portuguesa, hein? Porque é que somos os únicos a falar "Antártida", quando o mundo inteiro diz "Antártica"? Alguém sabe me explicar?

    ResponderExcluir
  15. Desculpe Tony, mas esta errado sim. Desde o acordo ortografico de 1990, que indica explicitamente que a grafia correta eh com S ... e nao com C.

    Encontre esse e outros no:

    http://www.flip.pt/AcordoOrtográfico/TextodoAcordo/BaseIIIDahomofoniadecertosgrafemas/tabid/515/Default.aspx

    ResponderExcluir
  16. De acordo com o Houaiss, cingalês:
    adjetivo e substantivo masculino
    1 relativo ao Ceilão (atual República de Sri Lanka) ou o que é seu natural ou habitante
    2 Rubrica: linguística.
    relativo a ou língua da família indo-europeia, ramo indo-iraniano, sub-ramo indo-árico, grupo sânscrito, falada no Sri Lanka, onde é língua oficial, junto com o tâmil e o inglês
    ****************************

    Não abona nem Singapura nem Cingapura. Mas até hoje só vi em jornais com C.

    ResponderExcluir
  17. Como tem pão sem ovo magoada....affff...implicam até com coió de cia aérea, como se soubessem o que é isso...

    ResponderExcluir
  18. Good morning everybody. I 've just managed to register and was wondering that I will create a little offtopic here. If the category is wrong, moderation, please move it to proper forum category. That is my first post on that board. I would be happy if anybody was able to help me with that problem. wyszukiwarka mp3 The one who can resolve my problem gets served with bottle of beer :)

    _______________
    [url=http://wyszukiwarka-mp3.eu/mp3/6c0fbe2f0e34efb060e4958a3b2b0c7e/Camp%20Rock%20-%20Too%20cool.html]wyszukiwarka mp3[/url]

    ResponderExcluir