terça-feira, 6 de outubro de 2009

A IMENSA BICHA

Todo promoter tem sempre dois problemas. O primeiro, e fundamental, é lotar a casa que ele está promovendo. O segundo é: o que fazer quando a casa lota demais? Meu "filhinho" Duda Hering está vivendo este dilema atualmente. Faz menos de dois meses que ele começou a se aventurar na noite com a festa Café com Vodka, a cada dois domingos no Sonique, em SP. Começou bem, ficou ainda melhor, e agora já pintam problemas por causa do sucesso "excessivo". Domingo passado a fila estava simplesmente insuportável, a partir de umas 7 da noite (a casa abre às 5). Tumulto, confusão, e aquela praga que assola todo evento desse tipo: os VIPs, os amiguinhos da casa, que furam gostosamente a fila, para desespero dos simples mortais. Sim, confesso, eu fiz parte dessa praga: cheguei às 19:30 e não tive dúvidas, liguei pro Duda me salvar. O Thiago do Introspective chegou uma hora mais tarde, amargou uma hora e meia naquele inferno e acabou desistindo. No dia seguinte, publicou um post em seu blog que está dando o que falar.

Não tiro a razão dele. Eu mesmo já escrevi um post furioso reclamando da The Week Rio, num dia em que me senti ultrajado e humilhado (a gente fica mesmo com os nervos à flor da pele quando sai de casa leeenda e pronta para se divertir, mas acaba dando com o nariz na porta). Só que agora, acompanhando de perto a experiência do Duda, estou conhecendo um pouco do outro lado. O Sonique tem espaço para 400 pessoas. Se este limite é ultrapassado, o ar condicionado não dá conta, o bar fica impraticável, o banheiro fica imundo e todo mundo sai falando mal. E a noite é volúvel. Uma festa que está na moda num dia pode não estar mais no outro, a concorrência é feroz e o boca-a-boca vale mais que qualquer flyer. Então você tem que tratar bem quem já está dentro, e tentar não tratar mal quem ficou de fora. Mas aí surgem os inevitáveis VIPs. Todo mundo reclama, todo mundo odeia, todo mundo quer ser. A triste verdade é que toda casa precisa de VIPs: os famosos que vão sair na revista, os formadores de opinião que vão falar bem (oxalá) da festa, e os amigos puros e simples, que merecem entrar de graça apenas porque são amigos. Fico tonto só de imaginar a corda bamba em que vive o André Almada, há cinco anos no topo e tendo que contentar (quase) todo mundo.

Moral da história: não sei. O Duda está aceitando sugestões para evitar este problema no futuro. O que posso propor é que as pessoas tentem chegar mais cedo, evitando o rush hour de 7 às 9. Além do mais, no próximo Café com Vodka, dia 18 de outubro, estarei comemorando meu aniversário, e farei um sensacional back-to-back com a Marina Person, mais ou menos entre 6 e 8. Então chegue cedo mesmo, que você ainda ganha pulseirinha para a mesa de doces.

(Para quem não sabe: "bicha" é como se diz "fila" em Portugal. Achei que tinha tudo a ver como título deste post).

37 comentários:

  1. Speedy (a.k.a Sleepy)6 de outubro de 2009 12:34

    "A imensa bicha". Pensei que estivesse falando do Duda. kkkk
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ir no teu aniversário. Sou VIP, sou amiga, e se eu não estiver na lista VIP também não ganha presente de Cingapura. Viu, fala pro Duda que é assim que se controlam as coisas. Só entra VIP e pronto. Esse negócio de democracia é bobagem.

    ResponderExcluir
  3. Bacana mesmo é nos clubs de NY, London etc..que o Segurança na porta escolhe quem entra. Vc sim q é bonito. Vc não q é feio. A D O R O !!

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto que dá muito pano para manga.

    Lembro das festas da hípica, que sempre pipocavam subcelebridades histéricas porque não tinham acesso à área VIP. Como cagávamos para elas, afinal a festa era nossa, deixávamos dando piti e se quisessem, que ficassem no meio do povo (mas confesso q para um dos gêmeos fiquei com o coração apertado de não deixá-lo ao meu lado).

    Uma solução que existia no mundo ht na época em que reinava a consumação mínima era a lei básica do capitalismo. Quer pagar 25 de consumação, fica na fila. Se quiser entra com consumação de 50 ou se trás lucro indireto para a casa (é bonito, trás amigos que consomem, gera mídia, etc), vai furar a fila lindamente. Ou seja, tem preferência quem dá lucro.

    Pode ser esse o motivo das casas na Vila Olímpia terem uma vida útil de um ano, vai saber.

    Agora, sobre dia 18, vou chegar bem cedo é para garantir o acesso à mesa de doces.

    ResponderExcluir
  5. Não tem mistério! Se não tiver entrada diferenciada pra VIP funcionando a noite toda com privilégio de entrada, a solução é lista vip valida até tal horário (MESMO) depois disso os vips vao pra fila e espera a vez. E tem que ter informação, tem q ter alguem avisando que a casa lotou e só entra conforme vai saindo. Quem quiser espera ciente das condições pra entrar, senão vai embora.

    ResponderExcluir
  6. Foda mesmo...
    Odeio pessoas que furam fila!

    PS: Desde seu post o que aconteceu naquele dia na TW-RJ nunca mais se repetiu.

    ResponderExcluir
  7. Tb pensei no Duda na hora que vi o titulo. kkk Ah, e tem gente dando solucoes beminteressantes la no Intro. Tem gente dizendo que so o desculpa se o Duda for pra cama com esta pessoa... bem, ja que eh assim, o Duda poderia instituir uma cama na area vip ou ali no fumodromo e os problemas acabavam pq o que tem de gente nesta fila para ir pra cama com o Duda, é maior que a fila do Cafe no sonique - meu deus, que que ele tem que eu nao tenho? kkkkkkakakakakakakakakakakakakakakaka

    ResponderExcluir
  8. Cheguei cinco minutos antes da fila bombar. Como estava de turista, pensei que a bombação fosse normal. Que loucura.

    ResponderExcluir
  9. o que o Duda precisa comecar a fazer urgentemente RP.. relacoes publicas.. falar com as pessoas, principalmente aqueles que ele nao conhece pessoalmente mas fez questao de adicionar no facebook para, digamos, aumentar e melhorar a frequencia do CCV .

    A segunda.. pensar adiante.. nota-se que a frequencia aumenta a cada domingo.. e nesse entao que saiu na veja seria fatidico o aumento de publico... O bar nao dava conta e tinha o mesmo nr. de funcionarios desde o primeiro cafe.. falta-leh inclusive tino comercial.. mais gente para servir maior o consumo...

    Acho que a questao nunca foi os vips entrarem na frente ou nao.. mas sim o fato de terem dito que a casa estava lotada ai nao entra ninguem, vip ou nao vip.

    eu chego cedo, nao furo fila.. e nem deixo furar na minha frente..

    as ditas pheenas, reeecas e heeeerdeiras, falta-lhes uma coisa pura e simples. BOAS MANEIRAS.

    ResponderExcluir
  10. No mais, pq a bilu nao trocou de bar? Opcao nao falta em sao paulo. Ela so queria brincar de Manuel Bandeira, ir embora pra Pasargada e ser amiga do rei.

    Bem, isso nao aconteceu e ela ficou magoada. Acontece. Get over.

    No mais queria dizer:

    Speedy, vc é um gostoso.

    ResponderExcluir
  11. Querido , seguinte , nao sei se voce contou o numero de funcionários , mas nessa ja foram 3 a mais inclusive coloquei mais um bar logo na entrada a esquerda.
    O primeiro mezanino estava aberto com o bar quase sempre vazio.
    Fiquei observando o bar o tempo todo e estava super traqnuilo pra pegar bebida.

    ResponderExcluir
  12. Eu JURO que estarei lá no dia do seu aniversário. E vou chegar bem cedo. :)

    ResponderExcluir
  13. velhinha de Taubaté6 de outubro de 2009 17:47

    oxente, pq não faz o café no Morumbi?? Ia até sobrar lugar...

    ResponderExcluir
  14. Caminho das Indias pode já ter acabado - mas talvez tenha servido para as pessoas perceberem que vivemos em uma sociedade de castas. Simples assim. As filas são para os dálits.
    *

    ResponderExcluir
  15. Desde quando essa bicharada é VIP?! Pelo amor de dadá, só pq trepam com a pessoa "certa", cheiram o pó na hora certa, compartilham a bala "boa" ja se acham vips?! Tem que parar com essa putaria e respeitar a ordem de chegada, um bom vip ANTES DE QUALQUER COISA TEM BERÇO, um excelente emprego pra consumir de fato e dar ao produtor de uma festa o que ele de fato deveria se preocupar, sucesso e lucro e nao JABÁ. É RI-DI-CU-LO como todo gay se sente vip e sendo assim quem organiza um evento deveria ter um minimo de bom senso ja que as "vips" de fim de semana nao tem.

    ResponderExcluir
  16. BEEEEE CORRE P/FILA JÁÁÁÁÁ!!!!
    JÁ TOU ATÉ VENDO AS BARRAQUINHAS COMEÇANDO A SE FORMAR NO SÁBADO A NOITE!! A TW VAI FICAR VAZIAAA A BICHARADA TODA VAI ACAMPAR NA PORTA DO CAFÉ COM VODKA P/GARANTIR!!!KKK

    ResponderExcluir
  17. Ex genrinho com Carolzinha6 de outubro de 2009 20:42

    Querido e "amado" Duda Hering,
    Estamos eu e Carolzinha aqui no meu sofá,depois de uma orgia gastronômica proporcionada por esta megaubersupercheff aqui em casa.
    Lendo esse post do meu ex-sogrinho e rolando de rir com os comentários,nos perguntamos:

    E NÓIS? Em qual catiguria nos incluímos?

    A GALERA de São José dos Campos vai querer chegar em peeeeeeeeeso pra arrasar no CCV.O ex que tá morando fora,quando chegar,vai no comboio joseense.Afinal,eu bem que fiquei com a herança dos amigos...

    Continuamos aqui na torcida para que essa bicha grande seja controlada...De uma vez por todas!!

    Só um adendo:
    Hoje,depois de 2 garrafas de champã,tua amiga Carol lascou o dente da frente.Na minha frente!!
    Eu mais do que rapidamente,fiz uma Milman no dentinho meigo dela.Não me fiz de rogado:COLEI com Super Bonder...

    BeijomeligaqueamanhãvoupraParis!!!

    ResponderExcluir
  18. Achei a festa ótima, gente bonita e som maravilhoso, bar funcionando, etc.

    Não entendi por que essa bilu está reclamando tanto... Ela chegou 8 e meia, horário de pico!!! Onde ela achou que estava? Na fila da merenda do jardim da infância de Havana? Na fila de um mosteiro no Nepal? Na fila de onibus para cohab da Lindinalva?

    E por que ao invés de esperar mais de 1 hora para resolver não entrar (e depois choramingar no blog e fazer pose de virgem da Basilica de Sacre Coeur), ela não reclamou na hora, questionou o segurança, telefonou pros "amigos" do blog, pro Duda Pai, pro Duda Filho, pro Duda Little, pro Duda Mendonça, enfim, alguém para salvá-la do marasmo da fila dos anônimos? será que faltou crédito no celular? será que ela não conhece ninguém? duvido!

    Alias fila existe em todo lugar. Parece que ela veio de outro mundo ou nunca viajou, ou nunca saiu, ou nao sabe como funcionam as coisas.

    Cito Dusek: isso é que dá querer frequentar! Ela deveria crescer, fazer algo de útil ou notável para sair da fila, ficar linda ou rica, ter "amigos", enfim, cair na real para o mundo tratá-la melhor... Ou então ir para Havana.

    ResponderExcluir
  19. Aê acabei de passar na porta do 00 e já tem umas 3 acampadas esperando a edição carioca....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. "Il faut écrire pour ré-inventer sans l'ilusion.Écrire, c'est aussi d'une certaine façon refuser à la pensée le sérieux. (...) Seule l'écriture a le pouvoir de dénoncer le savoir ét de faire affleurer dans le texte même la vie pulsionnelle de la pensée. ...) La suface qu'engendre l'écriture dans son acte même est celle de la peau: l'écriture es une zone érogène."
    Pierre Fédida
    PARA VOCÊ TONY, MAIS QUE PELA FOTO O COMENTÁRIO.
    BJS GUILHERME

    ResponderExcluir
  21. QUEM NASCE P/LEITE COM MANGA NÃO CHEGA A CAFÉ COM VODKA...
    (quem mandou querer frequentar)

    ResponderExcluir
  22. A raiva toda é porque não é a primeira fila que ela pega. Mas realmente, quem nasce para leite com manga...

    ResponderExcluir
  23. A bunitadaVila NovaConceicao7 de outubro de 2009 02:37

    O NEGOCIO E´FAZER A EGIPICIA E ENTRAR BATIDO;PENOSAS VAO PRA CASA VER FANTASTICO...E FEIAS TEM DE TRABALHAR NA SEGUNDA ENTAO E´HORA DE MIMIR SENAO PERDEM O EMPREGO:::

    ResponderExcluir
  24. Eu entendo o "outro lado" perfeitamente - a casa é planejada para um número n de pessoas. Mas, a pergunta que não quer calar (ou passou batida?): se a casa lota, não seria o MÍNIMO de respeito e consideração avisar aos que estão na fila que a casa lotou?
    Preto no branco: "Pessoal, a casa lotou - não temos previsão da sua entrada". Simples assim.

    ResponderExcluir
  25. .... wow quanta defensora da sociedade de castas ( enquanto na India isso se questiona no Brasil toma forca...enfim ! )...
    Se apenas vcs usasem essa verboragia para um causa mais nobre, talvez como A CRIMINALIZACAO DA HOMOFOBIA.. que tal ?

    O que o Thiago tem que a maioria de vcs defensoras de que ele use dos seus contatos e conhecimentos para FURAR A FILA DE UMA CASA LOTADA, eh BOA EDUCACAO.

    ResponderExcluir
  26. Com post do seu aniv. no Facebook e no seu blog é agora que o Sonique vai lotarrrrr. A pergunta que não quer calar é: quem será VIP no dia do seu aniv.? hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  27. Tanta polêmica em volta do chororô do rapazote apenas sinaliza uma coisa: o café com vodka tornou-se a principal e mais agitada balada da cidade - afinal, baladinha vagabunda ao estilo Vieira de Carvalho só gera tanta repercussão quando há espancamento de cliente.

    Os cães ladram e a caravana passa. Parabéns ao Duda pelo sucesso da festa.

    ResponderExcluir
  28. Acho engraçado tudo isso, me faz lembrar meus tempos de brincar de produtor..rsrs...era divertido e dispendioso, e moooito estressante por conta dos malditos egos. A gente priorizava as tais phynas e na hora de ir la ver a comanda da desgraçada na hora de fechar o caixa (afinal eramos comissionados..): 02 aguas, 00 no ingresso e muito perfume no pescoço. Afinal, vcs pensam que os telefonezinhos de vcs na comanda servem praquê???? SAUDADES DOS 90'S QUANDO SER VIP ERA ENCHER A BURRA DO ESTABELECIMENTO DE MOEDAS D'OURO. CAIU A MASCARA E FAÇAM VALER SUAS FURADAS DE FILA!!!

    ResponderExcluir
  29. Eu fui, mas quando vi a fila, mudei de endereço: fui direto pra 269. Afinal, é pra lá que todos vão depois mesmo. E sem o carão...

    ResponderExcluir
  30. "...os famosos que vão sair na revista, os formadores de opinião que vão falar bem (oxalá) da festa, e os amigos puros e simples, que merecem entrar de graça apenas porque são amigos."

    Celebridades? Entendo. Formadores de opinião? Vai lá... Agora, os amigos, que pra imagem da casa não irão agregar nada em termos de divulgação, acho forçar a barra e a paciência dos meros mortais. E acabam por banalizar a 'função' dos VIP's, causando o efeito inverso: ao invés de colaborar para o negócio do amigo-promoter, os 'penetras' mancham a imagem da casa.

    Acho que o Thiago exagerou em seu post - me pareceu mais birra com outras bees do que propriamente um desabafo honesto sobre os valores que defende. Mas também não tiro sua razão, porque privilegiar uns em detrimento de outros - sem motivo convincente para tal - fere o orgulho do consumidor, que irá pensar muito antes de se submeter àquela situação novamente.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o que o que foi dito acima, DE QUE ADIANTA SER VIP E TRAZER PREJUIZO pro produtor? Sou VIP porque alem de bem relacionado gasto bem mais que um salario minimo por noite, E NÃO FURO FILA!

    ResponderExcluir
  32. Eu acho normal que amigos e clientes passem na frente. Afinal, a noite é negócio. A solução é uma entrada ou fila diferenciada pros vips - uma suposta lista já valeria.

    ResponderExcluir
  33. hola bomboncito,
    una lastima que en tu cumple yo estaré hacendo la pheeena en madrid.
    besitos,
    turrón.

    ResponderExcluir
  34. esta passando uma campanha de educaco no transito que diz:
    seja educado no transito como vc eh na vida !!!..

    Bingo.. O transito eh e esta caotico porque simplesmente as pessoal nao tem educacao e principios. Simples reflexo de como elas sao no dia a dia.
    O exemplo do furar filas ilustra isso muito bem, ja que para a maioria quem fura fila eh esperto quem eh esperto eh melhor que os outros.

    e outra, casa lotada para uns e nao para outros nao da ne ?

    ResponderExcluir
  35. podem tirar o café, a vodka, a djeizada.

    o duda é um gostoso.

    ResponderExcluir
  36. Tony,
    Eu sei que o blog é dele, tem mais é que falar do que o aflige e concordo que essas situações são bastante desagradáveis... só que tão pequenas e corriqueiras quanto.
    E só por isto, eu já acho que afirmar que o tal episódio é “um gancho para uma reflexão muito maior” e comparar as bilus que usam de sua influência para furar uma fila de buatchi com os velhacos corruptos e ladrões da politicagem não remete exatamente à Lei de Gerson, mas à uma versão jet setter gay da Lei de Godwin (again... é tendência?).
    Nem eu, nem ele e nem vc vamos pro inferno por lançarmos mão de um recurso assim. Pelo menos, não por isso...

    ResponderExcluir
  37. Já furei muita fila, confesso. Pq eu iria recusar a oferta de um amigo que fazia muita questão da minha presença na sua pista?

    Ah sim, não pagava entrada, então completava a comanda, e a gerência agradecia quando eu saía trançando as pernas.

    ResponderExcluir