quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DE CACHOPA A CACHORRA

Afinal, qual é a da Nelly Furtado? Ela surgiu em 2001 fazendo um popzinho ligeiramente cabeça, vendeu horrores e até ganhou um Grammy por "I'm Like a Bird". Esse sucesso todo fez com que a gravadora lhe desse carta branca: o disco seguinte, "Folklore", explorava as raízes portuguesas da moça (Nelly nasceu no Canadá, mas sua família vem dos Açores), e tinha até um dueto com Caetano Veloso. Era um trabalho sofisticado, e passou meio em brancas nuvens. Aí, numas de salvar a carreira, Nelly radicalizou. Chamou o produtor Timbaland, de cachopa virou cachorra e pôs o mundo inteiro pra dançar com o CD "Loose", um dos mais vendidos de 2006. Agora, quando se esperava mais do mesmo, ela muda novamente, lançando um disco inteiro em espanhol. É um caça-níqueis, sem dúvida, além do mais porque não era bem essa a língua que Nelly falava em casa. Só que no mercado americano, que adora rótulos, ela cabe direitinho na prateleira das hispânicas. A surpresa é que "Mi Plan" é leve e gostoso, cheio de musiquinhas cantaroláveis no estilo da Julieta Venegas - que faz uma participação especial, junto com uma penca de astros latinos. O melhor é que ms. Furtado não esqueceu das pistas. Aqui tem um link para baixar o remix do Tiësto para "Manos al Aire", que assim se torna o primeiro trance cantado em castelhano. E agora todo mundo levantando a mãozinha.

8 comentários:

  1. Em uma entrevista q ela deu pra TV uns 2 anos atrás, perguntaram a ela se Madonna seria sua inspiração, se ela se considerava sua sucessora e aquele quem-é-princisinha-do-pop de sempre. Eis q a resposta foi: o som da Madonna é muito limitado. Procuro ser mais globalizada, ser assim uma Gloria Estefan ou uma Daniela Mercury. Eu VI! :p

    ResponderExcluir
  2. Vai ver esse remix é uma troca de gentilezas, ela participa do álbum novo do Tiesto cantando em Who Wants To Be Alone.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que estou ouvindo este álbum nesse exato momento, e pensando como ele é bom. Mi Plan e Folklore estão entre os meus preferidos dos últimos anos. E ela ainda prometeu o próximo álbum em português, vamos torcer para que aconteça!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter gostado do album tb, acho q nada vinga nas pistas. Saudade mesmo da época vagaba com os remix bombados do Rauhofer.
    Nelly, volta a ser promíscua

    ResponderExcluir
  5. 'Loose' eu acho um porre. Que bom que ela voltou mais para o pop. E ela é um pitel ao vivo!

    ResponderExcluir
  6. Junior Vasquez ainda vive? Lembro do remix épico de I'm like a bird.

    ResponderExcluir
  7. Tony, mudando um pouco de artista, conhece o Will Young? Primeiro vencedor de um reality show musical (Pop Idol, de 2002) acabou de lançar esse novo clipe, Hopes and Fears (www.youtube.com/watch?v=dGcvHdk07TQ), no qual ele fica grávido. Adorei!

    ResponderExcluir