sábado, 22 de agosto de 2009

MARINANDO

Minha enteada, a filha do Oscar, é bióloga com pós-graduação em desenvolvimento sustentável. E claro que sua "ídala" é a senadora Marina Silva. Conversamos um pouco, durante sua visita a SP, sobre a possível candidatura de Marina à presidência. É o fato mais intrigante do cenário brasileiro atual, pois desarranja todo o jogo político. Quem ganha, quem perde? Será que ela tem chance de chegar lá? Nutro a maior simpatia pela ex-ministra, menos num ponto: ela é evangélica, e acha que o criacionismo deveria ser ensinado nas escolas. Tenho medo que, se eleita, ela faça isto acontecer. Mas, de resto, acho suas propostas interessantes e bem fundamentadas. E, para quem acha que eu sou tucano roxo: não, não decidi meu voto para 2010. Posso até votar nela. Sim, estou marinando a cabeça.

19 comentários:

  1. Além da área de pesquisa também divido com sua enteada a admiração pela senadora. Tenho algumas críticas sobre sua gestão no ministério, mas entendo os motivos pela centralização do MMA em ações na região amazônica e deixar os outros biomas nacionais em "segundo" plano. Entendo, mas não aceito a desculpa. Pelo menos, a posição dela era mais sólida do que a do atual Ministro. Não nego o passado militante verde dele, mas as atuais ações do MMA não são as mais agradáveis. Não acho o trabalho dele algo que acrescentou a discussão de "sustentabilidade" - ainda sofro com essa palavra, mesmo traablahndo com ela todo o dia- no país. Concordo que não dá para agradar não verdes, quase verdes, verdes, eco-xiitas e petroleiros. Tenho que concordar que compartilho do mesmo medo em relação a Marina e fico surpreso como alguém que virou a vida e estudou tanto pode acreditar no criacionismo. Ela realmente tem este posicionamento? Meu Deus, este post virou um testemunho de fé. Saudações de Estocolmo...

    ResponderExcluir
  2. Conheci a senadora Marina Silva por conta de um evento realizado em Vitória-ES e tenho certeza de que, apesar de qualquer posicionamento religioso, ela reconhece a importância de um Estado laico.

    Não acredito que o criacionismo vá ser ensinado em escolas, caso ela ganhe (e, sinceramente, espero que sim).

    Esse medo é o mesmo que tinhamos do Lula ser o bicho papão comunista comedor de criancinhas, que ia tocar o terror na economia e acabar com a propriedade privada, kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Alívio em saber q não é tucano roxo, rs...

    ResponderExcluir
  4. Entao, tb sou simpatico a Marina, mas este ponto "evangelico" me desmotiva completamente. Não pela religião dela, ateh pq temos que aguentar os catolicos a todo momento, mas o problema é a sua visao de vida e mundo a partir da religiao e isto acho pessimo!

    muito medo deste tipo de gente! E pena que Marina insista em se inserir neste tipinho...

    Mas fiquei super feliz com esta esquentada na campanha para 2010. Mesmo que nao ganhe, ela ja mexeu com o que está ai estabelecido.

    ResponderExcluir
  5. Marina Silva não tem chance em um processo eleitoral tão grande como o da Presidência da República. Se alguém com seu nível de informação teme que ela implante seja lá o que for na rede de ensino, imagine o que pensa quem não tem o menor conhecimento do funcionamento das coisas.

    ResponderExcluir
  6. Todo tucano roxo diz não ser tucano roxo! hehehe e viu em Marina uma opção, como diz ffhh: "é um avanço"

    ResponderExcluir
  7. Talvez porque o tucanismo não seja uma seita que exija obediência total aos desígnios do chefe supremo, hahaha. No PSDB, nada é irrevogável!

    ResponderExcluir
  8. arrazou no coment, tony!!!

    ResponderExcluir
  9. Ta loko...Evangelica no poder!!!ta amarrado!!!!ela vai acabar com a vida das bibas...longe desse povo pelo amor de dadá...

    ResponderExcluir
  10. Acho que o Lula definiu bem Marina como samba-de-uma-nota-só. E uma nota só não serve para reger a orquestra toda.

    É incrível como o fator "novidade" ainda chama atenção de incautos. Mesmo estando no lado oposto do espectro político, Collor foi novidade tb. E deu no que deu. [Ainda bem que essa foi a única vez que votei no Lula no segundo turno, ehheeh, essa culpa não carrego]
    Outras novidades, como Heloísa Helena, mostraram ser one-hit wonders.

    Mas eu acho mesmo é que o marketing do Bolsa Família (a razão principal do PT conseguir os 80% de votos no Norte/Nordeste num segundo turno) vai acabar pondo a Dilma na presidência, com ou sem Marina.

    Se nem os escândalos mais escabrosos conseguiram reverter isso em 2006, não será uma mentira ou outra que vai torpedear a Dilma. Eventualmente, a corrupção e sede de se manter no poder a qualquer custo ficam tão evidentes, mesmo pra quem recebe Bolsa Família, que o jogo vira. Mas isso não é pra 2010 ainda, infelizmente.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma grande dúvida: O José Alencar também não é evangélico? please someone, help me!!!

    ResponderExcluir
  12. muito prolixa pro meu gosto.

    além do fato de não ser articulada politicamente. e é meio xiita. uma xiita verborrágica.

    ResponderExcluir
  13. Beto, escabrosa é a forma como se comporta a mídia tupiniquim. O melhor exemplo é a Sra. Lina Vieira. Deram espaço a uma mentira, sem sequer cogitar as possibilidades de não ser verdade o que dizia. O povo talvez veja na sua realidade cotidiana a melhora na qualidade vida dada pelo governo Lula. Tudo bem que ajudado por FHC,já que qualquer coisa seria melhor que aquilo.

    ResponderExcluir
  14. Tony
    na Folha de hoje a Marina explica a história do criacionismo.
    Abs
    Cris

    ResponderExcluir
  15. Não serei mal-educado, mas temo em pensar o que algumas pessoas fariam se a Veja (decadente), Folha Ditabranda de São Paulo, E Estadão Golpista de Direita puxa-saco de multinacionais inventarem que a moda agora é ingerir alguma coisa que o próprio ser humano fabrica. rsrsr

    É sério mesmo que alguém leva a sério essas invenções "ispertas" da mídia, ou vc é DEMo apreciador do Agripino? rsrrs

    Ser contra o governo atual é direito de qualquer um, mas cair como um pato nesta candidatura ARTIFICIAL e sem a MÍNIMA chance de vitória só porque a "grande" imprensa de repente (por que será???) descobriu esta maravilha travestida de seringueira acreana, traduz ou má-fé ou uma inocência que não pega bem e nem cola.

    ResponderExcluir
  16. Roberto
    Prefiro ser ingênua que preconceituosa. Já tive preconceito contra evangélicos. Hoje consigo ver que nem todos rezam na cartilha da Universal. Confesso que o único preconceito que tenho hoje é contra gente preconceituosa, sejam elas pseudo-intelectuais de esquerda, gays ou xiitas de qualquer tendência.

    ResponderExcluir
  17. "Talvez porque o tucanismo não seja uma seita que exija obediência total aos desígnios do chefe supremo, hahaha. No PSDB, nada é irrevogável!"

    claro, revogável são apenas a ética e o caráter dos políticos desse partido, aqueles que se posam de vestais da ética mas estão metidos em corrupção bilionária, como o caso Alstom, CDHU, Metrô, Sabesp e assim por diante...dizer que o PSDB não tem chefe supremo é de uma bobagem muito grande, haja vista que tucanalhas acreditam que FHC tenha descoberto o fogo e posteriormente a roda. Só não dizem que ele também descobriu o mensalão, ao comprar deputados por 200mil, para aprovarem a sua reeleição...Quanto a Marina, a considera uma ótima pessoa, ética e competente. Mas não votarei nela. De militante da Teologia da Libertação nos anos 70/80, passou a evangélica fanática, que defende o criacionismo, é contra o aborto e votou CONTRA a lei de biossegurança por ser CONTRA o uso de células-tronco. Além do mais, acho muita incoerência alguém sair de um partido por achar que esse perdeu seu rumo, e entrar em um que se afunda na corrupção de seus dirigentes, que se alia desde o PSOL até com Kassab, Serra, César Maia e madeireiros/mineradores em Rondônia...isso sem dizer do filho do Sarney como um dos caciques do PV...é possível "criar novas utopias" com esse gente? cai fora Marina, que você vai queimar seu filme...

    ResponderExcluir
  18. acho Marina uma pessoa ponderada, mesmo sendo evangélica, não obrigaria o criacionismo nas escolas..

    gostei da decisão dela de sair do balaio do PT..

    ResponderExcluir