quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JÁ NAS BANCAS

Saiu hoje na "Folha de São Paulo" um texto meu sobre o filme "Brüno". Mais precisamente, na página E5 da "Ilustrada". É uma colaboração, tomara que a primeira de muitas. Então vai já comprar o jornal: seria ótimo se a circulação aumentasse só por minha causa, hahaha. Ou então leia aqui, e depois me conte o que você achou.

21 comentários:

  1. Acho que seria bem melhor eu ver o filme antes de comentar teu texto. Mas, mesmo sem ainda ter visto "Brüno", achei a crítica muito redonda, concisa. Legal que vc conseguiu transpor a linguagem do seu blog para o jornal com muita desenvoltura e sem soar inadequado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela colaboração, Tony. Não vi o filme ainda, mas pelo que tenho lido a respeito, a proposta é exatamente a que você explica. Foi bem escrito e conciso. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tony,
    Gostei muito do texto - espero vê-lo também na FOLHA com mais freqüência. Adorei o "cafonérrimo" que você usou para descrever esta luta sem fim no Oriente Médio. Tudo, depois de um certo tempo, acaba cansando e ficando muito cafona. Aliás, tem coisa mais cafona que este senado brasileiro?
    Grande abraço e muito sucesso nesta nova incursão,
    *

    ResponderExcluir
  4. Sobre o filme não posso opinar pois não vi ainda.Sobre o artigo vou me ater ao estilo:prefiro ler vc no blog.É mais solto e fluido.Ok jornal é jornal mas o que vc escreve no blog - mesmo que discorde de muitas opiniões suas- é muito superior ao que se lê comumente na Folha Ilustrada.Portanto acho que vc pode escrever na Folha no mesmo estilo que escreve aqui.

    ResponderExcluir
  5. parabéns! não vi o filme e não tinha vontade de ver. detestei borat. não que esteja agora morrendo de vontade de assistir Bruno, mas sua crítica já me traz curiosidade, ao menos. e isso faz com que ela cumpra seu papel, né?
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. hummm..ta pheeennno hein...chic...atoroooo

    anonimo carioca

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Não vi o filme mas concordo plenamente! Que orgulho! eu conheço um cara que escreve pra Folha!

    ResponderExcluir
  8. Ishi, vai entrar pro PIG agora de vez???? fico feliz hehehe!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns querido,adorei ...!!! Mais do que do texto em si(que é ótimo!!!),gostei mesmo do espaço dado pela folha para um "blogueiro", se me permite chamar assim, mudando assim o conceito da crítica que sempre me pareceu ser feita por um senhor sisudo, daqueles que nós nunca conhecemos a cara!!! Adorei ler no jornal uma crítica feita por vc, que já tive o prazer de conhecer, com um tom coloquial, numa linguagem bem mais interessante de se ler...Espero que os periódicos acordem e percebam que estão perdendo leitores para a internet não só pelo acesso mais fácil ou por não ter que compra-los, mas sim porque a linguagem hoje utilizada nos blogs (no seu, por exemplo) é muito mais simpática, muito mais contemporânea. Mas o que mais gostei mesmo foi de conhecer o crítico, o que torna a crítica mais palpável, mais próxima da nossa realidade, principalmente quando fazemos parte de mesma tribo!!! Parabéns, espero te encontrar mais vezes, na Folha, no Estado ou numa balada por aí!!! Forte abraço, Márcio Gerzely.

    ResponderExcluir
  10. Interessante a equação que transforma caça em caçador: muito se usa da justificativa do humor e do politicamente incorreto para encobrir homofobia, logo nada mais natural que se use o humor e o politicamente incorreto para revelar essa mesma homofobia. Rir (das questões) dos outros é fácil, de si mesmo nem sempre.

    ResponderExcluir
  11. Gente, que chique no úrtimo, AMEI!
    Ainda bem que sou assinante UOL. HAHAHAHAHAAH
    Parabéns, Tony! Por mim, vc assinaria a coluna gls. :)

    ResponderExcluir
  12. Tony, obrigado... adoreiiiiiiii

    ResponderExcluir
  13. ACABEI DE ACESSAR!!!!!
    Que mico nao ter feito antes de te encontrar. AMEIIIIII! Confesso que minhas impressoes sobre o filme não são como as suas, mas ADOREI TE LER NESTE GRANDE JORNAL, assim como é um grande prazer te ler aqui.

    Vai longe viu! E tomara que a editora abra o olho e te contrate pruma semanal, como era o destaque.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. muito legal o texto para a folha. já o filme... não gostei.

    ResponderExcluir
  15. Não sou assinante nem da Folha nem do UOL, não pude ler... que pena.

    ResponderExcluir
  16. O texto é bem escrito, como 99% de tudo que leio neste blog (exceto os textos políticos).
    -
    Pra mim o único escorregão está aqui: "...Lá pelas tantas, Brüno vai ao Oriente Médio e tenta convencer palestinos e israelenses a esquecer a cafonérrima disputa por terras." Um comentário raso e leviano que me pareceu ser (pior!)opinião do autor e não do personagem. A questão palestina não é somente "disputa" por terras e mesmo que fosse, estaria longe de ser cafonérrima.
    -
    Já encomendei minha cópia de Bruno ao meu fornecedor de DVDs piratas

    ResponderExcluir
  17. Tárcio, toda e qualquer guerra é cafona, seja ela por terras, ideais ou condicionador de cabelo.

    Ah, e DVD pirata é realmente super ético, hein?

    ResponderExcluir
  18. Late, but still here! Parabens pela nota, Tonildo! Concordo plenamente com sua opiniao sobre o filme, e devo assumir que amei, principalmente pela cara-de-pau do Sascha. Amei seu espaco na Folha! Pena que nao vai dar para acompanahr de perto... Mas tenho certeza que voce vai ar-ra-sar!!! Beijos e good luck!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela colaboração à Folha. Gostei do texto, sempre bem construído, mas não concordo. Brüno não é um super-herói nem às avessas nem dos costumes.. no afã de "combater" e "escancarar" a homofobia, enraiza tantos outros preconceitos e juízos de valores.

    ResponderExcluir