terça-feira, 14 de outubro de 2008

REPHORMA HORTOGRÁFIKA

Gostaria que a ortografia do português fosse rigorosamente fonética. Ou seja: para cada som, cada fonema, uma única maneira de escrevê-lo. Isto de cara acabaria com a crase, uma inutilidade que só serve para complicar a vida das pessoas. Também seria o fim das letras duplicadas, como “rr” e “ss”. O som de “s” se escreveria com um só “s”, o som de “z” com z mesmo (e voltaríamos a escrever “Brazil”). Teríamos que criar uma letra para o som que o “r” solitário tem no meio de palavras como “agora” – nenhum problema. Quase todas as línguas que usam o alfabeto latino têm letras “particulares”, como o “ø” dos escandinavos. E diríamos adeus ao cedilha!

Tudo isto para dizer que acho uma bobagem o novo acordo ortográfico entre os Palop, os países de língua portuguesa (misteriosamente, esta sigla só é usada em Portugal – sinal que não é só um acordo que vai resolver nossas diferenças). E também para me defender de um anônimo que me acusa de não saber diferenciar as quatro formas do “porquê”. Não sei mesmo! Na dúvida, uso uma regrinha que uma revisora me ensinou há muitos anos atrás. É só traduzir o “por quê” em questão para o inglês: se der “why”, é separado, se der “because”, é tudo junto. Agora, se leva acento ou não leva acento, francamente – meu assento para essa regra estúpida.

22 comentários:

  1. Tony, não pense em "why" ou "because". Pense em causa e conseqüência. Qual a dificuldade? Ah, no final da frase, é separado e com acento grave. E é junto e com assento grave quando usado com o artigo "o" (tipo, não entendo o porquê de você, Tony, defender a direita kassabista). Além disso, achei que escrever corretamente fosse condição sine qua non para qualquer publicitário. E depois reclamam do baixo nível da publicidade brasileira. Quer dizer, você mesmo reclama. Mais uma vez, quem tem telhado de vidro...

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  2. Tony, errar é humano, não há nenhum problema em não saber diferenciar os quatro tipos de "porquês" (assim, junto e com acento grave). O que fica chato é um tucano inflado atacar um "petista ensandencido" só porque (assim, junto e sem acento) ele escreve com erros.

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  3. eu gosto de sopa de letrinhas, com caldo de feijão.

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  4. presente procê http://browseinside.harpercollins.com/index.aspx?isbn13=9780061373312
    um beijo e me liga, fio!!

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  5. You can't teach an old dog new tricks...

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  6. RÁRÁRÁ... A FOTO ME LEMBROU DAQUELE COMERCIAL DO MEC COM O PELÉ CANTANDO: "A, B, C / A, B, C / TODA CIANÇA TEM QUE LER E ESCREVER"

    Lembra?

    http://www.youtube.com/watch?v=RySRTAhe9TU

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  7. AO MESTRE COM CARINHO15 de outubro de 2008 03:15

    Tony,por que um sábio como você é atacado por um anônimo tão babaca? Será que ele não sabe os porquês e mete o malho só pelo simples prazer?Acho que é porque ele tem é muita inveja que você seja o "publicitário de sucesso"que não diferencia os "porquês" ao escrever.Pra que ter estagiários,né? Ai,como me cansa a inveja dos pobres de espírito...Beijomeligaporquetenhoquesairprotrabalho!!!

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  8. Eu agradeço a volta das letras K, W e Y.

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  9. Brazil e fazer comparativo com why e because. Admiro ainda não ter atiçado nenhum anônimo nacionalista de plantão.
    Também não concordo com as mudanças. O brasileiro ainda nem sabe utilizar as regras atuais e já estão mudando tudo.

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  10. Ei, pessoal, acento grave???? Vocês não lêem (este circunflexo vai cair) o que escrevem??? É ACENTO CIRCUNFLEXO QUE VAI (QUANDO VAI) NO POR QUÊ, tsã? Ai, que preguiça dessa falta de autocrítica! Prontofalei!!!

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  11. Para vocês, alguns nomes: LEIAM.
    Almada Negreiros
    Eça de Queiroz
    Fernando Pessoa
    Gil Vicente
    José Saramago
    Mario de Sá-Carneiro
    Rui Barbosa
    Roberto Drummond
    Raquel de Queiroz
    Manuel Bandeira
    Machado de Assis
    José Lins do Rêgo
    Gilberto Freyre
    Euclides da Cunha
    Érico Veríssimo

    ... só para começar !
    Depois voltem aqui e vamos tratar de falar ( e escrever ) o português como se deve.

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  12. A língua é viva e mutante, mas ela precisa de regras um pouco mais rígidas, senão, cada pessoa cria a sua própria variação e no final ninguém se entende.

    Existe uma forma de escrever as palavras através dos fonemas. É aquela assim: /toni gois/

    Eu até agradeço o fim do trema. Nunca consegui dominar a arte de usá-lo mesmo. Os acentos circunflexos nos ditongos vão me fazer falta. Já o hífen, eu nunca soube usar mesmo e vou continar sem saber... :P

    E só esclarecendo, o "trema" dos nomes próprios permance (até porque não vai ser lei que vai mudar o nome das pessoas, conheço até um "Diêgo" com circunflexo mesmo), mas ele fica também porque aquilo não é trema de verdade, é o umlaut do alemão (ou outra coisa de outra língua), que tem uma função totalmente diferente do trema.

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  13. Por que você escreveu e assinou um atestado de burrice? Não tem medo que seus colegas publiciotários leiam?

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  14. Ao contrário do que muitos leigos imaginam, um redator publicitário não precisa necessariamente escrever bem - para isto existem os revisores. Um redator precisa ter boas idéias, só isto. Aliás, conheço inúmeros redaotres que não têm o hábito da leitura, condição sine qua non para se escrever minimamente bem. Caras que nunca pegam um livro, e não passam da página de esportes no jornal. E que mesmo assim tem prêmios e carrerias de sucesso.

    Ah, e desde quando é burrice propor uma simplificação das regras que facilitaria a vida de todo mundo?

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  15. TONY ESTOU CHOCADO POR VC ESCREVER QUE NAO SABE A REGRA DOS PORQUês, JÁ QUE SEUS TEXTOS SEMPRE SAO MUITO BONS, ARTICULADOS E VALE RESSALTAR QUE EU SEMPRE TE CRITICO, SE ESTOU ESCREVENDO ISSO É PORQUE TE ACHO COMO BLOGUEIRO INCRIVEL. ( SOU O MESMO QUE DISSE QUE TEM INVEJA BRANCA DE VC, LOGO NO POST ABAIXO, PQ COMEÇO A LER OS POST EM SEQUENCIA)

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  16. Caro Tony,
    Não se aborreça por jogar pérolas aos porcos. O cretininho ae de cima é só um burrico olhando para um Palácio.
    Bjs

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  17. Professor de Portuga em Madrid15 de outubro de 2008 18:27

    Anônimo chocado,
    Que tipo de choque vc teve pelo Tony assumir uma simples dificuldade de uma regra gramatical escrotinha???
    Foi aquele choque que vc coloca a mão no colar de pérolas e grita:-"Ai,que horror!!!Como pode uma coisa dessas??"
    Agora,será que você teve o mesmo professor que ele,que não conseguiu te ensinar pontuação numa frase?Acho muito difícil.Os problemas de por que, porque e porquê dele são seguramente um trauma deixado por um professor babaca e tedioso,de alguma puta escola paulista,que fez com que o Tonynho dormisse babando na carteira nessa aula...
    Deixa eu te ensinar(minhas correções em parênteses,ok?):
    TONY ESTOU CHOCADO(chocada,né?) POR VC ESCREVER QUE NAO SABE A REGRA DOS PORQUês, JÁ QUE SEUS TEXTOS SEMPRE SAO MUITO BONS,(E)ARTICULADOS(.) E(deselegante e desnecessário E iniciando frase) VALE RESSALTAR QUE EU SEMPRE TE CRITICO,(.) SE ESTOU ESCREVENDO ISSO(,) É PORQUE TE ACHO COMO BLOGUEIRO INCRIVEL(como assim,bee?Te acho COMO blogueiro incrível???Reescreva essa frase!!!Talvez assim:Te acho um blogueiro incrível.). ( SOU O MESMO QUE DISSE QUE TEM INVEJA BRANCA DE VC, LOGO NO POST ABAIXO,(.) PQ(Neste caso não se usa o pobre do porque no início da frase!!!) COMEÇO A LER OS POST EM SEQUENCIA)
    Enfim,me responde o tipo de choque,pois não entendi o porquê dele,já que a senhora não consegue ordenar nem um comentário em um blog.

    Beijomeligaquetôadorandoessabriga!!!

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  18. Convenhamos que português é uma língua difícil pra !@#$!@#$.

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  19. melhor post ever, xuxu. :* te amo, te missil.

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  20. O que Tony Goes e Lula têm em comum? Ambos não sabem escrever. O engraçado é que só atacam o Lula por causa disso...

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  21. PROFESSOR DE PORTUGA EM MADRID, VC ESTÁ MUITO NERVOSINHA, SERÁ QUE NINHEM ESTÁ TE F**** DE ACORDO, SÓ ESSA A EXPLICAÇAO PARA TANTOS NERVOS....

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