terça-feira, 16 de setembro de 2008

PRÓXIMA PARADA

A comissão que escolhe o filme que vai representar o Brasil no Oscar adora dizer que não escolhe o mais "oscarizável", e sim o "melhor" filme. Tsk, tsk. Desde quando os Oscars se baseiam apenas na qualidade? Ganhar um Oscar é uma guerra, que requer estratégia, ataque e defesa. Por isto Walter Salles caiu fora este ano: ele simplesmente não tem saco de passar por tudo isto pela terceira vez. Bom, a comissão está usando a desculpa clássica para justificar a escolha de "Última Parada - 174". Pode ser que seja mesmo maravilhoso - o filme abre o Festival do Rio, e só entra em cartaz no final de outubro. O bom é que a família Barreto conhece as regras do jogo, e conseguiu a indicação toda vez que a obra de um rebento seu estava na jogada ("O Quatrilho", do Fábio, em 95, e "O Que É Isto, Companheiro?", do Bruno, em 97). Vou torcer sim, independente do "Parada" ser bom ou não. Pelo trailer parece que sim, apesar de eu saber que duas horas de sofrimento me aguardam.

3 comentários:

  1. Eu ia postar sobre a escolha, mas como eu sei que você o faria com toda sua maestria, achei melhor esperar. :)
    Um lado meu pensa: porra, filme sobre violência representando o Brasil de novo? Parece que não existe amor ou outro tipo de drama por aqui (ou existe, mas vem em formato de uma grande novela).
    Meu outro lado fica bem quieto porque, como você disse, ainda não vimos o filme (e eu pago muito a língua nessa vida). ahhaahah
    Não sei, senti uma leve vontade de "explicar o monstro", mas, outra vez, nunca tive uma vida dessas pra saber qualé.
    Aff, tantas dúvidas... :P

    ResponderExcluir
  2. independentemente, Tony... É, dá mais trabalho para escrever, todo mundo fala, mas é linguagem escrita e é tão bom escrever bem (você sabe disso) que não vale a pena ceder nessas pequenas mas tão judiadas coisinhas, você não acha? Olha, como tema de filme, não consigo entender como todos os Nelson Rodrigues que ainda não foram filmados não entusiasmam nossos diretores, pois "a vida como ela é" tem realmente outros lados, bonitos e feios, humanos, enfim.

    ResponderExcluir
  3. PARA MIM WALTER SALES CONTINUA GENIAL, ELE SE COMUNICA COM A ALMA HUMANA COMO NINGUEM ( HOJE TEMOS MEIRELES, QUE É GENIAL TB E MUITO MODESTO TB) MAS SALES TEM UM LUGAR NO MEU CORAÇAO QUE NENHUM OUTRA CONSEGUE PENETRAR.( SEM DUPLO SENTIDO, SE BEM QUE PARA ELE...)

    ResponderExcluir